Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cortar unha de gato?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Uma unha de gato precisa estar sempre em dia com os serviços de manicure! Brincadeiras à parte, as presas são uma parte importante do corpo do felino, e para evitar acidentes como arranhões, você precisa entender como cortar as unhas de gato.

Vem descobrir quais os acessórios recomendados e dicas para realizar a tarefa sem machucar o bichano.

Por que cortar unha de gato?

Assim como em nós, humanos, as unhas dos felinos crescem dia após dia e os tutores devem ficar atentos ao tamanho delas. No geral, o recomendado é que o corte aconteça duas vezes por mês, mas o cuidado depende do tanto que as presas crescerem.

Uma unha de gato grande demais causa incômodo no animal e dor de cabeça para o tutor, visto que o felino vai começar a arranhar móveis e objetos. É por isso que arranhadores são indispensáveis na rotina do pet, pois ajudam no desgaste das unhas.

Passo a passo para cortar unha de gato

O hábito de aparar as unhas do bichinho deve começar desde a infância, especificamente após os 2 meses de idade. É dessa forma que o pet vai se acostumar com o toque e será mais fácil na fase adulta.

A primeira providência que o tutor deve tomar é investir em um cortador de unha de gato, isso porque é extremamente perigoso usar outros acessórios que não sejam próprios para felinos.

O cortador já está pronto? Então vamos lá para o passo a passo de como cortar unha de gato:

  1. Primeiramente, deixe o animal confortável, pode ser no seu colo, em cima do sofá ou no chão, por exemplo;
  2. O corte da unha deve ser feito com bastante cuidado e atenção, se o tutor atingir os vasos sanguíneos, vai sair sangue e o animal sentirá dor. Então, veja bem se está cortando apenas a parte branca da presa;
  3. O cortador deve ser colocado em uma posição de 45 graus, e se achar melhor, retire apenas a pontinha e depois o resto. Você não tem que lixar unha de gato.
  4. Após finalizar, é hora de mimar o seu amigo! Dê petiscos, faça carinho, brinque com ele, pois o animal precisa associar o momento com algo bom.

Se você não se sentir confortável, a recomendação é deixar que um profissional faça o procedimento no pet shop. Outra dica é pedir auxílio do veterinário para aprender durante uma consulta clínica.

O que fazer se o gato é arisco?

O bichinho ainda não se acostumou com o processo? Bom, temos algumas dicas bem específicas para você tentar, porém, se ele continuar resistente, é melhor levá-lo ao veterinário para cortar as unhas. 

  1. Ofereça petiscos durante o manuseio, de preferência, o que ele mais gosta;
  2. Ao invés de retirá-lo de onde está, tente chegar perto, fazer um pouco de carinho e depois começar a aparar as unhas;
  3. Use uma toalha para embrulhar o bichinho, assim você consegue controlar as movimentações dele.

Agora é com você! Uma unha de gato afiada e comprida é problema na certa, então esteja sempre de olho nas presas do seu amigo. Se você ainda tem um filhotinho em casa, aproveite para acostumá-lo desde cedo com o manuseio, temos certeza que o seu “eu do futuro” vai agradecer.

Leia mais sobre pets no blog Cobasi! Olha só os conteúdos que selecionamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. María dê Lourdes disse:

    Adorei as dicas pros gatos.tenho um,que não toma muita água e nem sachê molhado.

Deixe o seu comentário