Acne felina: Saiba o que é, as causas e como tratar

Compartilhar:


acne felina

Você sabia que os gatos também sofrem de problemas de pele? É isso mesmo, um exemplo é a acne felina, que afeta felinos de todas as idades e todas as raças. Para a sorte dele, nós vamos ensinar o tutor tudo sobre o assunto: O que é, as causas e formas de tratamento. Confira!

O que é a acne felina?

A acne felina é um problema dermatológico que acontece devido ao entupimento dos poros, assim como nos humanos. Ela é uma doença comum nos gatos e costuma aparecer nas regiões próximas aos lábios e no queixo do animal.

Se ela não for tratada de maneira adequada, pode causar uma série de problemas para o seu gato. Além do acúmulo de pus, desconforto e dores, ela pode ser um ponto para a proliferação de bactérias que levam a enfermidades mais sérias.

Como as acnes felinas surgem?

As acnes felinas surgem no corpo do animal como pequenos pontinhos pretos, semelhante aos cravos, geralmente na parte interna da boca. Em seguida, elas se transformam em uma espinha em gato. Para evitar que a situação piore, o tutor deve fique atento aos seguintes sinais:

  • coceira;
  • sangramento;
  • furúnculo;
  • edema;
  • pus.

Atenção: Apesar de ser considerada uma doença simples, a acne felina, se não tratada, pode ser a porta de entrada para uma série de infecções mais graves em seu gato.

Acne de gato: Como fazer o tratamento

A melhor maneira de fazer o tratamento da acne é levar o seu pet para uma consulta com o médico-veterinário. Só ele poderá avaliar corretamente o estágio em que a doença se encontra e indicar o tratamento adequado para o seu pet. Conheça os tratamentos mais comuns.

1. Limpeza no local

Um bom tratamento é fazer a limpeza correta do local onde ela apareceu. Em casos mais simples, é possível lavar a região com um sabonete especial indicado pelo médico. Já em situações mais graves, pode ser necessário fazer a raspagem do local para facilitar a higienização.

2. Remédios para acne felina

Após a visita a um especialista, uma possibilidade é fazer o tratamento com administração de remédios. Normalmente, o recomendado é antibiótico, anti-inflamatórios e pomadas para  a acne de gato.

3. Jamais esprema a acne

Mais do que um tratamento, esse item é uma recomendação: nunca esprema a acne do seu gato. Além de machucar e causar dor ao felino, o ato pode infeccionar a região e deixá-la exposta para fungos e bactérias.

Saiba como evitar a acne felina

Agora que você já sabe quais são as melhores maneiras de tratar a acne felina assim que ela aparece, que tal descobrir como evitá-la? É muito simples, basta adotar alguns comportamentos básicos para ajudar o seu pet a ficar longe dela. Olha só.

1. Diminua o estresse

Um dos principais causadores da acne em gatos é o estresse, pois ele desperta a produção de oleosidade das glândulas sebáceas. Uma boa maneira de evitar isso é manter o pet entretido com brinquedos, arranhadores e muito carinho.

2. Atenção à imunidade do animal

O estresse é o grande vilão da saúde do pet. Pois além de aumentar a oleosidade da pele, ele também diminui a imunidade do animal, através do cortisol. Um jeito de evitar isso, é garantir uma alimentação saudável com ração rica em vitaminas e nutrientes.

3. Evite dar alimentos impróprios para gatos

Garantir uma alimentação saudável vai além de uma ração rica em nutrientes e vitaminas. Não se esqueça que alimentos de humanos, tipo aquela sobrinha do almoço, não fazem bem para os felinos.

4. Cuide da higiene do pet

acne felina

O principal foco do surgimento da acne de gato é na região da boca do gato. Por isso, fazer a limpeza bucal do pet é essencial. Separe um algodão umedecido com água e faça a higienização após as refeições. Ele vai adorar!

Os comedouros de plásticos devem ser evitados?

Evitar ou não evitar comedouros de plásticos para os gatos? Essa é uma pergunta recorrente, devido à porosidade do material.  Por causa dessa característica, acredita-se que eles podem reter gordura e restos de animais.

De acordo com especialistas, isso pode ser um problema, mas não para todas as espécies. Já a sensibilidade pode variar de organismo para organismo. Na dúvida, prefira sempre comedouros de inox ou cerâmica.

Remédios para acne felina é na Cobasi

O seu gato está com acne de gato e você precisa de medicamentos para combater a doença? Na Cobasi você encontra as melhores medicações com um preço que cabe no seu bolso. E o melhor de tudo, sem sair de casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário