Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato cansado pode indicar problemas de saúde!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato cansado

Notar o gato cansado pode ser sinal de que algo não vai bem com a sua saúde, afinal, além do calor, existem algumas doenças que podem deixar o animal com a respiração ofegante ou o gato com a língua de fora.

Nestes casos, é importante que o tutor esteja atento e leve o animal ao veterinário o mais rápido possível. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer ao notar seu gato ofegante e fraco. 

O que deixa o gato cansado?

Ao notar o gato cansado e com a boca aberta, não hesite em levá-lo ao veterinário, especialmente se o dia não estiver tão quente. Afinal, neste caso provavelmente o gato não está inalando ar o suficiente. 

Na maioria dos casos, o gato cansado pode ser relacionado a problemas de saúde, como dificuldade de levar uma certa quantidade de ar aos seus pulmões, sendo assim, ele passa a respirar mais rapidamente, tentando suprir a necessidade de oxigênio. 

Um gato cansado não é necessariamente uma doença, mas pode estar atrelada a uma série de fatores que podem indicar que algo não vai bem com ele, desde um estresse até o desenvolvimento de algumas condições de saúde.

Os gatos são extremamente sensíveis à mudanças, uma simples mudança de um móvel ou decoração, pode deixá-los ansiosos, causando problemas respiratórios, no entanto, algumas doenças também podem causar sintomas semelhantes:

  •     Rinotraqueíte viral felina;
  •     Pneumonia;
  •     Cardiopatias;
  •     Tumor;
  •     Processos alérgicos;
  •     Anemias graves;
  •     Lesões ou hemorragias pulmonares,
  •     Cetoacidose diabética.

Outros sinais clínicos como perda de peso, apatia e cansaço demasiado podem estar relacionados a peritonite infecciosa felina (PIF), a leucemia felina (FeLV), e a imunodeficiência felina (FIV).

Além disso, é fundamental observar outros sintomas que podem deixar o gato cansado, como a coriza, tosse, perda de peso, letargia, falta de apetite, vômitos, diarréias ou febre.

Ao notar o gato com o pescoço estendido e os cotovelos recolhidos, também é importante correr com o gato para o veterinário mais próximo, afinal, isso significa que ele está com falta de ar. 

Gato cansado: diagnóstico e tratamento

gato respiração ofegante

O diagnóstico para um gato cansado ou com problema respiratório deverá ser feito a partir de uma análise clínica, além disso, é comum o veterinário também indicar uma série de exames capazes de identificar possíveis doenças. 

Afinal, há situações onde um gato respirando rapidamente pode indicar a ocorrência de parada cardiorespiratória, colocando a vida do pet em risco, por isso, a ajuda médica é essencial. 

Para avaliar o quadro do felino, o veterinário também pode solicitar informações sobre o gato, como peso, idade ou se há quadros semelhantes com outros animais da mesma família, caso o tutor tenha mais de um gato.

Em alguns casos, a inalação pode ser indicada como tratamento para auxiliar o gato com a congestão nasal, além da aplicação de antitussígeno caso o gato apresente tosses, o antitérmico pode ser recomendado quando há febres. 

São raros os casos onde o gato acaba ficando internado, mas em situações graves, pode acontecer, assim, ele será acompanhado por mais tempo pelos veterinários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maria de Lourdes disse:

    Meu gato é novo só tem seus meses mas notei ele muito ofegante por qualquer coisa que ele faça dese de brincar até mesmo de subir em um móvel ele fica ofegante notei isso no dia 08 10 e fiquei observando pois ele era sempre muito ativo e não tá mas não e gordo e magro cresceu acho que o normal pra idade dele . Será que tem algo no coração ? Eu adotei de uma gata de rua

Deixe o seu comentário