Gato com olho inflamado: como prevenir e tratar?

Compartilhar:


Gato com olho inflamado: como prevenir e tratar?

Um gato com olho inflamado assusta e preocupa qualquer tutor, afinal, são muitas causas possíveis para esse problema. Elas podem ir desde uma alergia temporária a algum produto com o qual o pet teve contato e até uma conjuntivite mais séria.

Por isso, neste artigo vamos falar justamente sobre a conjuntivite felina, que requer atenção e cuidados por parte do tutor para que o pet recobre a saúde o mais rápido possível. Então fique com a gente até o final da leitura para descobrir!

Gato com olho inflamado: o que fazer?

Gato com olho inflamado: o que fazer?

A conjuntivite, como o próprio nome sugere, é uma inflamação que atinge as conjuntivas, que são membranas de coloração rosada que protegem os olhos. Esse é um problema bastante comum e uma das principais causas de olho de gato inflamado, especialmente em filhotinhos.

Assim como recomendamos com qualquer outro indício de que algo não vai bem com a saúde do pet, o melhor a fazer é procurar um médico-veterinário o quanto antes. É ele quem deve fazer uma avaliação diagnóstica e indicar o melhor tratamento para cuidar do pet.

O olho do gato inflamado por uma conjuntivite não tratada pode evoluir rapidamente e apresentar complicações mais sérias, incluindo a cegueira. Por isso, em caso de dúvidas, não espere.

Como identificar conjuntivite em gatos

Como identificar conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos pode ser de dois tipos: a infecciosa e a não infecciosa. Na conjuntivite infecciosa, o pet entra em contato com vírus, bactérias ou fungos que provocam o quadro, e que muitas vezes se aproveitam de um momento de baixa imunidade para se manifestar.

Já a conjuntivite não infecciosa se manifesta depois que o pet entra em contato com fatores externos, como poeira excessiva, produtos de limpeza não adequados para animais, plantas tóxicas e outros. Esse quadro também pode ser decorrente de fatores genéticos ou aparecer em função de outras doenças, como o câncer e problemas respiratórios.

Dentre os principais sintomas presentes em um gato com olho inflamado estão a vermelhidão, a coceira intensa, a presença de secreções volumosas, como remelas em grande quantidade, e até mesmo a alteração na forma e na cor da íris, quando o quadro já está bem avançado.

Um gato filhote com olho inflamado ou mesmo um animal adulto precisam ser avaliados pelo médico-veterinário para diagnosticar o tipo de conjuntivite e, em seguida, definir o tratamento mais apropriado.

Olho de gato inflamado: como tratar?

Olho de gato inflamado: como tratar?

A limpeza dos olhos é um dos principais cuidados para ajudar o pet a se curar da doença. Para isso, você deve utilizar uma gaze limpa, embebida em soro fisiológico, para remover as remelas e secreções dos olhos do gatinho. Não utilize a mesma gaze nos dois olhos, nem use algodão, para evitar que fiapos se soltem e fiquem presos nos cílios do animal.

O melhor remédio para olho de gato inflamado só poderá ser prescrito pelo veterinário após avaliar cada caso. Em geral, ele poderá indicar colírios e pomadas que vão ajudar a reverter o quadro. Podem ser utilizados, também, comprimidos antibióticos, caso a origem da infecção seja bacteriana.

É muito importante manter o tratamento por todo o período prescrito pelo médico-veterinário, mesmo que o pet apresente melhora após poucos dias de uso da medicação. Assim você garante que os resultados se consolidem e sejam duradouros, e evita que o problema volte ainda pior depois.

Atenção: caso seu pet receba o diagnóstico de conjuntivite infecciosa e você tenha outros animais em casa, providencie um isolamento para que não ocorra a transmissão da doença para os demais.

Como prevenir e evitar um gato com olho inflamado?

Como prevenir e evitar um gato com olho inflamado?

A conjuntivite em gatos é muito comum e pode acometer animais de todas as idades. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para prevenir que a doença chegue, e que ela retorne com frequência também. Confira a seguir!

  • Uma boa alimentação é a base para a saúde do pet. Invista em ração de qualidade, adequada à idade e fase da vida do seu pet, e ofereça o alimento em quantidades ideais para o seu peso.
  • Proporcione atividades físicas para o pet, de maneira que ele se mantenha dentro da faixa de peso recomendada.
  • Mantenha água limpa e fresca disponível para o pet a todo momento.
  • Se for necessário e recomendado pelo veterinário, faça uma suplementação vitamínica para fortalecer o organismo do pet.
  • Proteja seu gato de parasitas internos e externos.
  • Conserve a casa limpa e bem organizada, mantendo fungos, bactérias, poeira e insetos indesejáveis longe do ambiente.
  • Planeje visitas regulares ao veterinário, e não apenas quando o pet estiver doente.

Muitos problemas de saúde nos gatos, inclusive problemas oculares como a conjuntivite, podem ser provocados por vírus para os quais já existe vacina. Por isso, converse com o médico-veterinário sobre o planejamento mais indicado para o seu pet e mantenha a proteção em dia!

Onde encontrar remédio para olho de gato inflamado?

Onde encontrar remédio para olho de gato inflamado?

No site, no app e nas lojas físicas da Cobasi você encontra tudo o que precisa para cuidar da saúde do seu gatinho, bem como da sua alimentação, brincadeiras e muito mais! Conheça a grande variedade de produtos que temos disponíveis e aproveite nossas ofertas!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário