Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato amassando pãozinho: entenda por que eles fazem isso

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato branco e preto fazendo o movimento de amassar pãozinho
Gato amassando pãozinho

Gatos fazem muitas coisas fofas que enchem de calor o coração dos tutores. Além do ronronar e daquela passada de bigode nas mãos das pessoas, uma das atitudes mais fofas é o gato amassando pãozinho.

Para quem não sabe, o “amassar pãozinho” é quando o gato movimenta as duas patas de forma intercalada em alguma superfície, como se estivesse manuseando uma massa de pão (daí a origem da expressão).

Pãozinho do bem

Filhotes usam movimento de amassar pãozinho na hora de mamar

Quem é novato na criação desses belos animais pode achar estranha essa mania. Mas isso não é motivo de preocupação. Isso porque não há nenhuma evidência de que “amassar pãozinho” seja algo nocivo, como um comportamento que indicasse estresse.

“Existem algumas teorias para explicar a origem desse simpático comportamento. A primeira remete a uma lembrança de quando eram recém-nascidos”, explica o biólogo Luiz Roberto Lisboa, da Educação Corporativa da Cobasi.

Ou seja, segundo essa hipótese, os gatos gostam de “amassar pãozinho” porque esse movimento é similar ao que faziam enquanto sugavam as mamas de suas mães. Quando mexiam assim, acabavam estimulando ainda mais a produção de leite da gata.

Hora da soneca

Outra explicação remete a tempos pré-domesticação. “Há quem defenda que o movimento instintivo provém de seus ancestrais, que viviam em um ambiente selvagem, e que utilizavam folhas e outros elementos ‘fofinhos’ encontrados na natureza para confeccionar suas próprias ‘caminhas’”, diz Lisboa.

Segundo essa vertente, os bichanos basicamente estariam afofando o local onde pretendem dormir, deixando essa “cama” ainda mais confortável – algo similar ao que os cães fazem quando raspam as patas na área em que querem tirar uma soneca.

Amassar pãozinho evita até brigas

Gatos amassam pãozinho na natureza também

Outra hipótese é menos fofa. “Estudos indicam que esse movimento específico de ‘amassar pãozinho’ ativa glândulas especializadas desta região, que passam a liberar secreções que serão utilizadas para demarcar território”, acrescenta o biólogo.

Ou seja, o gatinho fofo que dorme horas grudado em você estaria agindo como seu primo leão, indicando para outros gatos (e demais animais com faro apurado) que aquela área é dele, e só dele. Isso seria um aviso para os bichos de que a região está dominada.

Os tutores de gatos sabem como seus bichos são verdadeiros conquistadores. Então, essa explicação não causaria tanta estranheza.

Sendo assim, seja qual for a verdadeira motivação para o “amassar pãozinho”, o fato é que isso faz parte do comportamento natural do gato. E não há nada de ruim nisso!

Portanto, não se preocupe se seu bichano amassar sua cama ou sua barriga. Ele está apenas lembrando da mamãe dele, fazendo uma caminha ou indicando que você é só dele!

Veja outras curiosidades sobre o comportamento dos gatos:

Se você, assim como nós, ama os gatos, fique por dentro dos principais cuidados com esses pets no Blog da Cobasi!

Luiz Roberto Lisboa

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Solange Lira disse:

    Boa tarde!
    Vocês tem contato com ONGs, preciso de uma ajudinha. Eu e minha vizinha cuidamos de cerca de 14 gatos incluindo filhotes, são gatos lindos, porém super ariscos, não deixam tocá-los. A casa que moro foi vendida e será um Condomínio em breve, estamos aflitas, haverá demolição, caminhões, tratores e estes gatos ficarão sem abrigo. Precisamos de ajuda por favor

    Sou cliente Cobasi, me coloco inclusive à disposição desta ONG para ajudá-los no que for possível.

    Moro no Bairro Socorro Zona Sul próximo a Av. Atlântica

  2. Joseli Gomes disse:

    Adotei um gatinho que estava jogando num barreiro,como ele ficou vários dias na lama ele ficou com problema de ouvido e agora apareceu um probleminha na bexiga ele não consegue fazer xixi , isso acontece quando minha filha sai pra trabalhar e fica muito tempo fora de casa,ele se sente só aí ele não consegue fazer xixi só com sonda, gostaria de saber qual ração eu tenho que dar pra ele porque ele vai ter que comer uma ração especial para esse problema dele, mais a ração que a veterinária passou custa 500,00 reais um quilo, não temos condições de comprar então gostaria de saber se tem outras mais em conta,desde já agradeço atenção.

Deixe o seu comentário