Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o gato está com dor? Observe estes 9 sinais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber se o gato está com dor

Os felinos costumam se esconder quando estão sofrendo, o que pode fazer os sintomas de uma doença só serem percebidos já em estado avançado. Para evitar esta situação, conheça os principais sinais de como saber se o gato está com dor.

Como saber se o gato está com dor?

Nenhum tutor gosta de ver seu animal de estimação sofrendo, certo? Por isso, fique atento aos seguintes sinais. Dessa forma ficará mais fácil descobrir se é a hora de levar o pet ao veterinário.

1.   Dificuldade de locomoção

Os gatos gostam de se movimentar, pular, correr e brincar. Se ele parar de fazer essas coisas de forma repentina, provavelmente tem algo errado.

2.   Não faz a higienização na caixa de areia

Embora este sinal seja mais usado para identificar uma mudança de comportamento no pet, ele também é uma forma de saber se o gato está com dor.

Afinal, dependendo da situação, é um indicativo de que o felino está com dificuldade para acessar a caixa de areia.

3.   Não faz os banhos diários

Os gatos são conhecidos pela sua higiene, se lambendo diariamente e retirando as impurezas do corpo.

Porém, se ele para de fazer a limpeza, não consegue atingir determinadas partes do corpo ou lambe um lugar excessivamente, pode ser um sinal de perigo.

4.   Vocalização excessiva

Existem gatos mais falantes do que outros. Contudo, se o felino está miando de maneira frequente e sem nenhum motivo aparente, é possível que ele esteja reclamando de dor.

5.   Posturas antálgicas

São posturas anormais para evitar ou diminuir a dor. Logo, uma dica de como saber se o gato está com dor é observar se ele anda com as costas curvadas ou mudou de posição para se alimentar. Caso aconteça, é importante investigar.

6.   Evita o toque ou fica agressivo quando tocado

Os gatos gostam de carinhos, ficar no colo e se esfregar nas pernas dos tutores ou nos móveis. Contudo, se ele começa a evitar o contato ou fica violento quando o tutor o acaricia, pode ser que queira se proteger de alguma dor.

7.   Falta de apetite

Mesmo que vários motivos possam justificar a ausência de fome ou a diminuição do apetite, uma das razões é a dor. Portanto, caso você perceba que o pote de ração ficou cheio o dia inteiro, fique alerta.

8.   Fica escondido ou afastado

Um dos sinais de que o gato está com um problema de saúde é a mudança de comportamento. Se ele passa a se esconder, fica o dia inteiro dentro da casinha ou se afasta dos tutores, a dor pode ser a causa.

9.   Blefaroespasmo e olhos vermelhos

Blefaroespasmo é quando o felino pisca ou fecha os olhos de forma voluntária, e aliado aos olhos avermelhados, esse pode ser sinal de conjuntivite ou de que algo entrou nos olhos do pet e está causando incômodo.

O que fazer nesta situação?

como saber se o gato esta com dor

Agora que você aprendeu como saber se o gato está com dor e reconheceu os indícios, o que é mais indicado?

A resposta é simples: procure um médico-veterinário!

Existem vários motivos que podem causar dores nos felinos, como artrite, uma torção, pata quebrada ou uma infecção. Portanto, só o veterinário saberá qual é o tratamento adequado para cada situação, então vá a uma clínica!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário