Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

20 plantas não tóxicas para gatos e cães

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas não tóxicas para gatos

Se você gosta de ter muito verde em casa e ama animais, é importante saber quais as plantas não tóxicas para gatos e cachorros. Conhecer quais plantas que cachorros podem comer e aquelas que não fazem mal para gatos é fundamental para evitar acidentes.

Apesar de parecerem inofensivas, algumas flores e folhagens podem intoxicar e até envenenar os nossos pets. Por isso, preparamos um material com as 20 plantas não tóxicas para pets! Continue a leitura e confira quais plantinhas você pode ter em casa sem risco!

Plantas não tóxicas para gatos e cachorros

Ao longo do processo evolutivo das plantas, algumas delas foram adquirindo cores como forma de alertar aos animais que elas poderiam ser tóxicas. Assim como em muitos insetos e outros animais, as cores vibrantes indicam que os predadores devem manter distância.

Contudo, para os humanos, o colorido das plantas as tornou ainda mais desejadas, um sinônimo de beleza! Ao invés de alimentos, essas espécies se tornaram plantas ornamentais e são usadas até hoje para decoração.

O grande problema é que as plantas ornamentais em geral, possuem algum grau de toxidade oferecendo risco aos pets e até às crianças.

Mas calma, não é por isso que você não pode ter plantas e animais na mesma casa! Existem algumas plantas não tóxicas para gatos e para cachorros. Vamos conhecer algumas delas?

Amor Perfeito

Embora elas sejam muito coloridas, suas flores não são tóxicas e até são comestíveis. É possível encontrar chefs de cozinha que usam a Viola tricolor, nome científico da Amor Perfeito, em saladas e sobremesas. Um toque de beleza não só na decoração, mas também nas receitas. E o mais legal é que não tem problema se seu gatinho resolver atacar elas!

Está aí um ótimo exemplo de que existem sim plantas não tóxicas para gatos e cães muito bonitas!

Capuchinha é uma das plantas não tóxicas para gatos

Mais uma planta comestível para os humanos que pode embelezar o seu lar! A Capuchinha, ou Tropaeolum majus, é uma planta rasteira que se espalha com facilidade. Elas devem ser cultivadas em sol pleno e ficam lindas em quintais e jardineiras. Todas as suas partes são comestíveis, desde as folhas até as sementes e podem ser usadas em saladas e sobremesas.

Bromélia

A Bromélia não é uma planta comestível, mas ela também não é tóxica para cães e gatos. As lindas flores da Bromeliaceae Juss também são fáceis de cultivar. Elas não precisam de muita luz e são ideais para dentro de casa.

Lavanda

A Lavanda é uma espécie muito conhecida por seu delicioso aroma. Muito usada para perfumes, sabonetes e produtos de limpeza, ela também é ótima por ser uma das plantas não tóxicas para gatos e cachorros.

A Lavanda pode ser consumida em forma de chá e suas flores podem ser colocadas em saladas, sobremesas e bolos. Por isso, não se preocupe se seu pet comer uma delas.

Malva-branca

A Sida cordifolia, ou Malva-Branca, é mais uma planta ornamental não tóxica para gatos e cães. Apesar do seu nome científico um pouco estranho, ela é uma plantinha que se dá muito bem em ambientes pequenos, como vasos e jardineiras. Ela pode ser deixada sob o sol constante e se dá muito bem em ambientes quentes. O mais importante: não é uma planta tóxica para cães e gatos.

Planta não tóxica para gatos: Rabo de galo

Esta belíssima flor é muito usada para a confecção de buquês, arranjos e decoração. Além disso, as folhas e flores da Celosia argentea podem ser consumidas, bem como suas sementes. Se você quer ter esta linda planta ornamental não tóxica em casa, saiba que ela gosta de bastante sol, mas também se dá bem em ambientes com sombra.

Violeta perfumada

Seu nome é sugestivo. A Viola odorata, nome científico da Violeta Perfumada, é uma plantinha que exala um rico aroma. É uma flor muito utilizada para ornamentar jardins e canteiros. Suas folhas são muito utilizadas em saladas, mas também podem ser servidas em receitas doces, como mousses, gelatinas ou cheesecakes. O único problema de cães e gatos atacarem essa plantinha é que vão destruí-la, pois ela é delicada.

Mas tenha atenção! A Viola odorata é diferente daquela Violeta comum, que é extremamente tóxica para cães e gatos.

Orquídea

Isso mesmo! As Orquídeas estão entre as plantas preferidas dos brasileiros e elas não são venenosas para gatos e cães! Se você também adora essa linda flor, veja nosso post sobre os tipos de Orquídea.

Bambu

O Bambu é uma das plantas não tóxicas para gatos que está em alta. Eles ficam incríveis em arranjos, vasos e jardineiras. Podem ser cultivados na terra ou até na água. Em geral, essa planta prefere a sombra, desde que a região não seja muito fria.

Use o cupom JARDIM5OFF e ganhe desconto em itens para jardinagem.

Camomila

CamomilaAs lindas e delicadas flores da Camomila também podem ser apreciadas por tutores e seus pets. Além da beleza, a Matricaria chamomilla é ótima para chás e infusões. Alguns pets gostam de comer a plantinha e não existe risco nenhum nisso. Fique tranquilo!

Bônus plantas não tóxicas para gatos e cães: ervas e hortaliças

Entre as principais plantas não tóxicas para pets, estão as ervas aromáticas. Pode cultivar sua hortinha com tranquilidade, pois seus pets estão seguros. O único risco é que seus pratos fiquem ainda mais deliciosos!

Preparamos uma lista com algumas das ervas que não são tóxicas e também de hortaliças que podem ser cultivadas dentro de casa:

  • Alecrim
  • Manjericão
  • Hortelã
  • Capim-limão
  • Tomilho
  • Erva-do-gato
  • Manjerona
  • Sálvia
  • Coentro
  • Salsa

Como saber se é uma das plantas não tóxicas para gatos?

Cachorro deitado na poltrona cercado de plantas

Encontrou uma planta linda e quer levar ela para casa, mas não sabe se é venenosa? Separamos algumas dicas para você saber avaliar se uma das não tóxicas para gatos e cães ou não.

A primeira dica é verificar se ela é comestível para humanos. No geral, plantas que não são tóxicas para humanos, também não oferecem riscos para os pets. Porém, tome muito cuidado, pois algumas plantas, apesar de não serem tóxicas, também não são comestíveis. Por isso, podem causar dores de barriga e desconforto, mas sem toxicidade.

Se ainda assim estiver em dúvida, uma forma de manter plantas em casa sem oferecer riscos é colocá-las em locais altos. Isso funciona muito bem para cães, que não conseguem alcançar a parte superior de armários ou em vasos pendentes, por exemplo. Porém, com gatos isso já não é efetivo.

Os felinos adoram escalar e colocar as plantas no alto não é uma boa estratégia. O mesmo vale para quem opta por deixar as plantas tóxicas pendentes, pois as folhas atraem muito a atenção dos gatos.

Na dúvida, converse com seu médico veterinário de confiança e tenha um lindo jardim sem riscos.

Encontre tudo para jardinagem com preços incríveis.

Agora que você já sabe quais são as plantas não tóxicas para gatos e cães. Aproveite para deixar a casa ainda mais decorada com espécies lindas e seguras!

Quer saber mais dicas de jardinagem? Acesse nosso blog e leia mais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Francilene Duarte trigueiro disse:

    Grata!

  2. Elizete Matias disse:

    Amei as dicas sobre plantas toxicas para animais.

  3. Dione disse:

    Amei as informações, pois tenho 2 gatos. Ganhei uma bromélia e atacaram kkkk

  4. Maria disse:

    Eu gostaria de saber quais suculentas não tóxicas para Gatos?

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria Tudo bem?
      Algumas suculentas bem populares no Brasil, da família Crassulaceae, não apresentam registros oficiais de toxicidade, segundo o ASPCA. São elas: o rabo-de-burro (Sedum morganianum), as echeverias (Echeveria glauca e Echeveria gilva) e também a suculenta zebra (Haworthia fasciata)

Deixe o seu comentário