Antúrio: uma planta exótica e exuberante

21 de julho de 2020

Jardinagem
Antúrio vermelho

Com certeza você já se deparou com um Antúrio, a planta ornamental que se parece com um coração. Sua coloração viva, seu formato inusitado e sua indiscutível beleza, a tornaram muito popular no Brasil e em toda a América do Sul. Anthurium é o nome científico dos Antúrios e eles pertencem à família das Araceae.

O que é o Antúrio

Esta planta robusta de folhas largas e cores vivas se destaca por sua beleza. Pode ser encontrado principalmente em duas colorações: o Antúrio branco e o Antúrio vermelho.

Essa parte colorida não é a flor de Antúrio e muito menos a folha. Ela se chama espata, um tipo de bráctea que parece uma pétala e atrai polinizadores. Além da bráctea, esta curiosa planta ainda possui a espádice, esta espiga que fica no centro. É nela que as flores, pequenos pontos na espádice, estão localizadas.

Como cuidar planta Antúrio?

Adaptada ao clima tropical, o Antúrio é uma planta fácil de cuidar e excelente para ambientes internos. É uma ótima opção para jardineiros de primeira viagem!

Para plantá-la, basta investir em um bom vaso, fertilizante de qualidade e mantê-la na meia-sombra, pois sol direto prejudica seu desenvolvimento. Com poucas ferramentas de jardinagem você já consegue seguir com os cuidados básicos.

O Antúrio é uma planta tóxica para animais e pessoas, então fique atento ao local onde vai deixá-la.

Quantas vezes regar o Antúrio?

Antúrio branco

Para manter sua planta saudável, é necessário deixar a terra sempre úmida. Faça regas três vezes por semana nos meses de calor e durante o inverno reduza para duas vezes.

Uma ótima dica para evitar fungos é sempre realizar a rega direto na terra. Outra opção é usar um borrifador para espalhar bem a água.

Quanto tempo dura a flor do Antúrio?

As espatas, que muitos pensam ser a flor do Antúrio, podem permanecer saudáveis e exuberantes por até dois meses. Como a planta gosta bastante de umidade, para não falhar, você pode manter um prato próprio de jardinagem embaixo do vaso com um pouco de água para que o líquido evapore e umedeça o ar.

Pode podar antúrio?

Você não precisa podar o Antúrio, caso as folhas comecem a ficar com aspecto amarelado, vale retirá-las. Aliás, considere borrifar água morna ao longo das folhagens para evitar que fiquem amarelas.

Existem Antúrios de várias cores e esta planta de beleza única e muito usada na decoração de interiores. Para enfeitar a casa e ter um pouco da natureza dentro dos cômodos, é um ótimo começo!

Cuidado com animais e crianças

O Antúrio é uma planta venenosa para animais e crianças, por isso tenha muito cuidado. Não deixe a planta em locais baixos caso tenha criança ou pets em casa. Em caso de ingestão procure um médico ou veterinário imediatamente.

Gostou do conteúdo? Confira mais posts sobre jardinagem: