Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Folhas amareladas: saiba como recuperar a saúde das plantas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mulher segurando flores amareladas
Folhas amareladas são um sinal de que há algo errado com a planta

Plantas com folhas amareladas são um sinal de que há algo errado. Confira os motivos que deixam uma folha amarela e como recuperar a saúde da sua planta, seja ela cultivada em ambiente interno ou externo. Acompanhe!

O que deixa as folhas amareladas?

Há diversos fatores que podem fazer com que as folhas fiquem amarelas. Como por exemplo, rega inadequada, parasitas ou falta de luz solar. Conheça melhor cada um desses motivos.

Ataque de pragas

Um dos principais motivos para plantas com folhas amareladas é o ataque de pragas e parasitas. Além de assumirem um tom amarelo, folhas vítimas de fungos perdem os seus nutrientes e caem.

Déficit de nutrientes

Outro fator relacionado com a coloração das folhas é o déficit nutricional. Folhas antigas costumam ficar amareladas devido a falta de nitrogênio no solo. Se o problema for com uma folha novinha, o problema está na falta de micronutrientes.

Irrigação insuficiente

Regar a sua planta menos do que o ideal deixa as folhas amareladas. O principal sinal de que esse é o problema é se os ramos da planta também estiverem com tons amarelos.

Excesso de irrigação

Se a falta de água é um dos fatores que deixa as flores das plantas amareladas, é o excesso de irrigação também. O excesso de água acaba diminuindo a capacidade da planta absorver vitaminas e minerais, pois apodrece as raízes.

Iluminação incorreta

Optar por uma iluminação incorreta também pode afetar a saúde da planta, seja ela uma espécie de meia sombra ou de sol pleno.

A falta ou excesso de luz solar pode gerar queimaduras e deixar as folhas da planta amareladas. Por isso, antes de tudo, é importante saber qual é o ambiente ideal para a planta que você deseja cultivar.

Plantas com folhas amareladas: o que fazer?

vaso com plantas amareladas
Trocar o lugar do vaso pode fazer com que as folhas voltem a ficar verdes

Agora que você já conhece os motivos para plantas com folhas amareladas, que tal descobrir o que fazer para recuperar a saúde das folhas? Confira algumas dicas que vão ajudar você a deixar as folhas da sua planta verdinhas.

Correção dos níveis de nutricionais

A correção dos níveis nutricionais da planta é essencial para a recuperação da saúde das folhas. Invista em adubos orgânicos e ofereça a quantidade de vitaminas e minerais que ela precisa.

Ajustes na frequência das regas

Fazer o ajuste da frequência da rega é um ato simples que evita folhas amareladas. Lembre-se, para que as plantas consigam absorver os nutrientes, o solo precisa estar, no máximo, úmido.

Controle de pragas

Plantas cultivadas em jardins ou dentro de casa, não estão livres do aparecimento de pragas e parasitas. Por isso, é essencial aplicar produtos para o controle de pragas para que ela se desenvolva com saúde.

Troca de ambiente

Realizar a troca de ambiente também é uma maneira de evitar folhas amarelas. Coloque o vaso em locais protegidos do sol se ela for uma espécie de meia sombra. Caso seja uma planta de sol pleno, o indicado é buscar um local ensolarado no seu jardim ou varanda.

É importante lembrar que, além dos fatores acima, o envelhecimento natural da planta deixa as folhas amareladas. Nesse caso, não há nada que se possa fazer além de remover as folhas mortas.

Gostou de saber mais sobre o que torna as folhas amareladas e como resolver esse problema? Se restou alguma dúvida, deixa a pergunta nos comentários para que possamos te ajudar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário