Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pimenta ornamental: como cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pimenta ornamental

Versatilidades de cores e manejo simples são algumas das características da pimenta ornamental. Uma planta, que cada vez mais, vem sendo usada na decoração de jardins, canteiros e vasos. 

A planta tornou-se um elemento de decoração de interiores muito apreciada. Pensando nisso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a espécie e como cultivá-la. Confira!

O que é pimenta ornamental?

Nativa das Américas, a pimenta ornamental (Capsicum frutescens) é um arbusto, pertencente à família Solanaceae.

Uma planta que se destaca pela versatilidade das suas cores (verde, roxa, amarela, laranja e vermelho), com a capacidade de ornamentar e dar o tom de qualquer ambiente.

Também conhecida como pimenta de vaso, trata-se de uma planta frutífera, que gera muitos frutos coloridos e compactos, que podem medir de 12 a 16cm. 

Pode comer pimenta decorativa?

Vale ressaltar que apesar de ser um fruto comestível, a pimenta ornamental não apresenta o mesmo equilíbrio que as outras pimentas da família. Pois, são muito picantes e pouco saborosas. A planta foi selecionada e é mais indicada para a decoração de ambientes.

Aprenda como cultivar pimenta ornamental em casa

A pimenta ornamental é uma planta de fácil cultivo. Com um ciclo de vida perene, a espécie pode ser plantada em áreas internas e externas, que com cuidados específicos, irá crescer saudavelmente e estar pronta para contribuir com o estilo da sua decoração.

Confira 6 dicas de como plantar pimenta ornamental em casa:

1. Clima

As pimentas, de modo geral, gostam de climas quentes. Então, mantenha a planta em ambientes onde ela receba luz direta. É uma espécie que gosta e precisa de luminosidade, pelo menos quatro horas diárias de sol.

Por exemplo, não é recomendado plantar a pimenta ornamental no inverno. Isso porque a planta não tolera temperaturas baixas, geadas e ventos.

2. Solo

O cultivo da pimenta ornamental demanda um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, leve e que seja bem drenado. Para te ajudar, pode ser usado adubo químico ou sólido na formulação NPK, produtos que podem ser encontrados na Cobasi. 

3. Cova

Seja para plantar em vaso ou jardim, o tamanho da cova costuma ser de 20 x 20 X 20 centímetros. Porém, essa é uma condição que depende do tamanho da muda. 

4. Plantio em vaso

Se você mora em apartamento ou tem um pequeno jardim em casa, é possível plantar sua pimenta em vaso

O processo se mantém simples: basta adquirir mudas de produtores especializados e evitar vasos muito pequenos. Pois, a planta precisa de um espaço confortável para o desenvolvimento das raízes.

5. Rega

O cronograma de rega da pimenta ornamental é regular, com o objetivo de manter o solo levemente úmido. Mas, atenção para não encharcar o solo. Faça a rega em horas de temperaturas mais amenas. Os melhores horários são no início da manhã e final da tarde.

Como a pimenta ornamental gosta de ficar no sol, a água tende a evaporar mais rapidamente. Então, fazer o teste do dedo no solo, pode ajudar para saber quando a rega é necessária ou não. 

6. Poda

Após a frutificação, é indicado realizar a poda para facilitar o desenvolvimento dos brotos e estimular a produção de pimentas.

A pimenta ornamental é pet friendly?

pimenta ornamental é comestível
A pimenta está na lista de alimentos proibidos para cães e gatos.

De modo geral, a pimenta e todos os seus tipos não são plantas pet friendly. Pelo contrário, são prejudiciais à saúde de cães e gatos. 

Para os jardineiros interessados em cultivar a pimenta, atenção: se consumida acidentalmente, pode provocar distúrbios gastrointestinais, como vômito e diarreia. Além disso, o pet pode sofrer com problemas abdominais, cólicas, gases e outros desconfortos. 

Gostou de saber mais sobre a pimenta ornamental? Além dos cuidados com essa planta, você pode se tornar um verdadeiro especialista em jardinagem com o nosso Guia de Plantas. 

Sempre que tiver dúvida, no Blog da Cobasi tem muitas informações sobre plantas e flores que vão te ajudar a cuidar, cultivar e decorar a sua casa. Ficou com dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário