Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

25 ervas aromáticas que você precisa ter em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ervas aromáticas

As ervas aromáticas têm o poder de realçar o aroma e o sabor do alimento, sendo o toque especial à comida e em diversas receitas. Além dos benefícios culinários, esses temperos podem ser facilmente cultivados em pequenos vasos em casa.

Você curte cozinhar e quer aprender a cultivar seus próprios temperos? A seguir, saiba tudo sobre como montar um jardim de ervas: o que são ervas de cheiro, principais tipos para cultivar em casa e muito mais. Confira!

O que são ervas aromáticas?

As ervas aromáticas são pequenas plantas, cujas folhas, talos e raízes liberam um aroma, que desde os tempos mais remotos, são utilizadas na culinária, medicina e até com funções aromatizadas.

Também conhecidas como ervas de cheiro, as propriedades que essas plantas possuem 

promovem diversos benefícios para o paladar e a saúde, como por exemplo, reduzir o sal no preparo dos pratos. 

25 tipos de ervas aromáticas

Todo mundo que adora se aventurar na cozinha, precisa conhecer essa lista. Confira abaixo, algumas das ervas aromáticas mais usadas na culinária e como combiná-las nas refeições.

1. Salsinha

coelho pode comer salsinha

Da mesma família do coentro e cheiro-verde (Apiácea), a salsinha é um dos temperos mais populares na culinária. Esta erva pode ser encontrada nas variações lisa, crespa ou alemã. Possui um aroma único, que pode ser combinado com carnes, massas, molhos, saladas e sopas.

2. Cebolinha

cebolinha no vaso

Originária do continente europeu, a cebolinha é uma das ervas aromáticas mais usadas no mundo. Tornou-se popular por levar mais sabor e aroma para as mais diversas receitas, como saladas, queijos, sopas e muito mais. 

3. Camomila

vaso com flores de camomila

As flores secas de camomila tem um sabor que remete ao mel, sendo muito utilizada como ingrediente principal em chás. Além disso, as suas propriedades aromáticas podem ser usadas para combater os sintomas da ansiedade, insônia e até sinusite, por exemplo. 

4. Lavanda

erva aromática lavanda

Muito querida na aromaterapia, por apresentar propriedades terapêuticas, a lavanda é uma planta que conquista pela beleza, sabor, cheiro e até para fins medicinais. 

5. Aranto 

aranto para que serve

Arantes é um tipo suculenta, originária da ilha de Madagascar, na África, a Kalanchoe daigremontiana – popularmente chamada de aranto ou mãe-de-milhares – é uma planta de sabor “amargo” e aroma “agradável”. 

6. Hortelã-pimenta

ervas aromáticas hortelã-pimenta

Com propriedades medicinais e aromáticas, a ingestão do chá de hortelã-pimenta é indicado para aliviar desconfortos estomacais e dores de cabeça. Já o seu aroma tem propriedades calmantes que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade

7. Erva-doce

planta de erva-doce

A erva-doce é uma especiaria de sabor e aroma doce. A planta é muito apreciada como  aromatizante em molhos, peixes, bolos, pães e até alimentos salgados. 

8. Menta

ervas aromáticas menta

A menta é perfeita para temperos, sucos, chás e drinques. Mas, as suas principais propriedades – tanto aromáticas como medicinais – se encontram no óleo, extraído das folhas. O aroma da planta é bastante indicado para quem tem problemas respiratórios.

9. Ora-pro-nóbis

ora-pro-nobis

A ora-pro-nóbis é uma espécie conhecida como “carne vegetal”, por causa do seu alto índice proteico e riqueza em vitaminas. Com um aroma idêntico ao natural do limão, a planta é muito utilizada em diversas receitas, como sopas, omeletes, tortas e refogados. 

Ervas Aromáticas: plantas para cultivar em casa

Confira mais alguns tipos de ervas aromáticas:

  • Penicilina; 
  • Cânfora;
  • Curry;
  • Bálsamo;
  • Sálvia;
  • Salvia peixinho;
  • Guaco;
  • Estragão; 
  • Tomilho; 
  • Anador;
  • Hortelã variegata;
  • Erva-cidreira; 
  • Manjericão basilicão verde;
  • Manjericão grecco;
  • Manjericão ruby;
  • Manjericão alfabaca;
  • Citronela.

Saiba como montar um jardim de ervas aromáticas

Quer saber tudo sobre como cultivar um jardim de ervas aromáticas? Tenha uma maior variedade de sabores, aromas e ingredientes frescos sempre à mão na hora de cozinhar. Confira algumas dicas de plantio. 

Qual o melhor local para plantar ervas aromáticas?

Na primeira fase de plantio, a missão é escolher o ambiente de cultivo das ervas, ou seja, onde o jardim será montado. Algumas opções são canteiros no chão ou vasos. 

Se você tem quintal em casa, a primeira opção é a mais indicada. Mas, se você mora em ambientes menores, como apartamentos, os vasos são o que você precisa.

As ervas aromáticas gostam de luz

Para esse tipo de planta, quanto mais luz, melhor. São, no mínimo, quatro horas de luminosidade por dia, para que consigam se desenvolver saudavelmente. 

Existem algumas plantas, como o manjericão, que demandam de mais tempo de luminosidade diária. Portanto, a dica é: conheça a espécie que está cultivando e as suas necessidades. 

Então, em casa, procure um lugar iluminado para garantir as horas de sol que as ervas aromáticas precisam. Mas, lembre-se: cuidado com as temperaturas extremas, não pode ser um ambiente muito frio e nem com calor exagerado. 

Qual é o solo ideal para cultivar ervas aromáticas?

erva-cidreira
Com os cuidados necessário você pode ter na sua casa um jardim com muitas ervas, cheias de sabores e aromas aguçados.

O solo deve ser leve e rico em nutrientes ou matéria orgânica, para fornecer todos os nutrientes que as ervas aromáticas precisam. Acrescentar húmus de minhoca é uma ótima sugestão para melhorar as condições de plantio.

Vale ressaltar: as ervas aromáticas, assim como a maioria das plantas, são sensíveis ao excesso de água. Portanto, assegure-se que o substrato vai ter uma boa drenagem. Inclusive, algumas espécies se beneficiam de uma seca moderada, para que o seu sabor fique mais intenso. 

Além disso, no preparo do solo, retirar os torrões, pedras ou pedaços de madeira para não prejudicar o desenvolvimento das raízes e, consequentemente, o crescimento da planta.

Como fazer a rega das ervas aromáticas?

A frequência de regas é de acordo com a fase de crescimento da planta. Por exemplo, quando ainda são mudas, as ervas e temperos pedem rega diária.

Mas, sempre manter a atenção em relação à quantidade de água depositada. Como mencionamos, tanto o excesso quanto a falta de água podem ser prejudiciais às plantas.

Existem ervas aromáticas pet friendly?

Muitas das saborosas ervas aromáticas podem ser cultivadas dentro de casas com pets. Porém, para efeitos seguros e benéficos, é importante saber quais plantas são boas e indicadas para cães e gatos. 

Por exemplo, manjericão, salsinha, hortelã, coentro e alecrim são opções consideradas seguras para os cachorros, mas, em teoria, não são indicadas para gatos. Então, antes de cultivar ou oferecer ervas para pets, consulte um médico-veterinário. 

ervas para cozinha
Cultivar ervas é uma boa ideia para energizar diferentes ambientes da casa.

Gostou de saber mais sobre ervas aromáticas? Além dos cuidados com essas plantas, você pode se tornar um verdadeiro especialista em jardinagem com o nosso Guia de Plantas. 

Sempre que tiver dúvida, no Blog da Cobasi tem muitas informações sobre plantas e flores que vão te ajudar a cuidar, cultivar e decorar a sua casa. Ficou com dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário