Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar em erva-doce no vaso e no jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta de erva-doce
A erva-doce é uma planta singela e delicada

Plantar erva-doce é um hábito bem comum, afinal de contas, além de ser uma planta que deixa o ambiente perfumado, ela contém boas propriedades para a saúde. Para explicar melhor sobre essa plantinha, nós preparamos um passo a passo que ensina como plantar erva-doce em vaso ou jardim. Venha com a gente!

Por que plantar erva-doce?

Um dos principais motivos para você plantar erva-doce em casa é poder se beneficiar das propriedades medicinais da planta. Seja por meio de chás ou óleos, a planta é usada para o alívio dos seguintes mal-estares. Entre eles:  

  • Inflamações;
  • má digestão;
  • azia; 
  • dores na região da barriga;
  • dor de cabeça;
  • cólica menstrual;
  • gripes e resfriados;
  • inchaço no abdômen.

Mesmo com propriedades medicinais bem conhecidas, não é recomendado plantar erva-doce e fazer uso da automedicação. O ideal é, em caso de algum mal-estar ou problema de saúde, procurar a orientação de um médico especializado. Só ele poderá indicar o tratamento correto.

Como consumir erva-doce?

xícara com chá de erva doce
A forma mais popular de consumir erva-doce é por meio de chá

Há diversas maneiras de consumir erva-doce, como por exemplo, para o tratamento ou alívio de dor e mal-estar. A mais comum delas é por meio de chá feito com folhas secas da planta preparadas a partir da infusão com água fervente. 

Outra maneira de usar a erva doce é aproveitando os seus óleos essenciais, feitos a partir das folhas da planta. Em lojas de produtos naturais é possível encontrar esses óleos, que são usados para:

  • redução de cólicas;
  •  massagens para relaxamento muscular;
  •  tratamento de gripes e resfriados;
  • entre outros. 

Como plantar erva-doce?

Depois de conhecer os benefícios dessa planta aromática para saúde, prepare-se e siga o passo a passo com tudo que é essencial para você plantar erva-doce hoje mesmo.

Em qual lugar fazer o plantio de erva-doce?

O melhor lugar para plantar erva-doce é aquele que seja capaz de oferecer à planta energia dos raios do sol por algumas horas por dia. Portanto, seja direto no solo ou em vaso para plantas, o ideal é cultivar a erva-doce à meia-sombra.

Qual a melhor terra para erva-doce?

Após decidir o lugar onde começar o plantio da erva-doce, o passo seguinte é fazer a escolha do melhor substrato para ela. Se for plantar direto no chão, certifique-se de analisar a qualidade da terra. Como a maioria das plantas medicinais, a erva doce gosta de solos leves, férteis e arejados.

Nesse caso, coloque adubo orgânico na terra uma semana antes de iniciar o cultivo da erva-doce. Dessa maneira, o solo estará rico em nutrientes quando você começar o plantio das sementes da planta. 

A mesma estratégia serve para quem deseja plantar erva-doce em vaso. A diferença está no cuidado com a escolha do recipiente.  Por ser uma espécie em que as raízes precisam de espaço para se desenvolver, o indicado são vasos de 30cm de diâmetro e 30cm de profundidade com furos na base para facilitar a drenagem do solo.

Escolha a semente de erva-doce adequada

Com o solo pronto, é a hora de separar as sementes que serão usadas para plantar erva-doce. O mais indicado é apostar em sementes específicas, pois elas têm uma maior taxa de germinação. Se for plantar em sementeiras, transfira a planta para o local definitivo assim que as mudas chegarem a 10cm de altura.

Preciso regar a a planta?

A planta erva-doce é uma espécie que, para crescer com saúde, precisa da rega do solo. O recomendado é deixar a terra sempre úmida para que as raízes possam absorver os nutrientes. Porém, o apaixonado por jardinagem precisa ter cuidado para que ela não fique encharcada e acabe apodrecendo as raízes da planta. Ou seja, sem exageros na rega.

Quanto tempo demora para fazer a colheita?

Após o início do plantio da erva-doce, o tempo estimado para realizar a colheita é de até 100 dias. É importante respeitar esse prazo para que ela mantenha o sabor docinho quanto for transformada em chá, óleo ou usada para a produção de doces para o lanche em família. 

Agora que você já sabe o que é necessário para plantá-la em casa, que tal começar a preparar o seu vaso ou jardim hoje mesmo? Se você ficou com alguma dúvida sobre o cultivo da planta, deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Angelica de souza amaral disse:

    Amei esse blog

Deixe o seu comentário