Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

6 dicas de como plantar espada de São Jorge

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Prepare o seu caderninho e os equipamentos de jardinagem porque agora é hora de aprender como plantar espada de São Jorge!  Mas primeiro,vamos descobrir porque essa planta é tão popular.

Espada de São Jorge muito além da planta

Pense bem, qual o lugar onde mais encontramos a espada de São Jorge? Nas entradas da casa ou ao lado de portas, certo? Também conhecida como espada de Ogum, esta planta de nome botânico Dracaena Fasciata é considerada sagrada pelas religiões afro-americanas.

Dentre seus poderes, estaria o de proteger a casa e seus moradores de energias negativas. Plantada nas entradas das casas ou ao lado das portas principais, a espada de São Jorge manteria no ambiente somente aquilo que fosse positivo.

Curiosamente, essa planta é reconhecida por sua grande capacidade de filtrar o ar e absorver substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído, xileno e outras. Aliás, em 1989 ela foi eleita em um estudo da NASA uma das cinco plantas mais poderosas para purificar o ambiente.

Ou seja, não faltam argumentos assegurando que ter essa planta é uma excelente forma de manter o ambiente limpo e cuidar da saúde dos moradores. Assim, seja para cultivá-la na entrada da casa ou dentro dos cômodos, saiba como plantar espada de São Jorge para garantir alguns de seus benefícios.

Como plantar espada de São Jorge

Para alívio dos jardineiros amadores, nós estamos falando de uma planta bastante resistente e de fácil cultivo. Porém, para não ter chance de errar, confira as 6 dicas de como plantar espada de São Jorge:

  • Uma boa drenagem é fundamental
  • Evite o excesso de água
  • Propague por rizoma
  • Faça mudas com as folhas
  • Faça o transplante sempre que acabar o espaço
  • Cultive à meia-sombra

Vamos falar um pouco mais de cada um desses itens para entender melhor como plantar espada de São Jorge. 

Água demais mata a planta

A espada de São Jorge é uma espécie acostumada a ambientes mais secos, solos pobres e com pouca chuva. Por isso não demanda muitos cuidados quanto aos nutrientes, mas sim de uma boa drenagem.

Seja em vasos ou canteiros, o ideal é fazer uma cama de três camadas: o fundo com pedras ou carvão, o meio com areia e o topo com uma mistura de terra e areia. Dessa forma a água não fica acumulada e as raízes não apodrecem.

As regas devem ser abundantes, mas esporádicas. Só molhe a planta quando o substrato estiver bem seco e, quando for molhar, deixe correr bastante água para hidratar a planta.

Quanto mais melhor

A propagação da espada de São Jorge é feita ou pela separação dos rizomas ou por estaquias com as folhas. É importante saber que essa planta cresce muito debaixo da terra, por isso, quando já não houver espaço no vaso ou no canteiro, separe os rizomas e replante.

Aliás, sabia que tem como fazer muda de espada de São Jorge? Elas são feitas por estaquias com as folhas. Para isso, corte as folhas em pedaços de até 10 centímetros de comprimento e enterre ⅓ em areia úmida. Mantenha a planta isolada em uma estufa para facilitar o enraizamento.

Por fim, na hora de plantar, escolha lugares onde o sol apareça parcialmente. Embora seja muito resistente, ela vai se desenvolver melhor à meia-sombra. E pronto, agora que você já sabe como plantar espada de São Jorge e todos os seus benefícios, é só botar a mão na massa!

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário