18 plantas venenosas para manter longe de crianças e pets

Compartilhar:


Cachorro derruba plantas venenosas

Ter a natureza e os animais dentro de casa é tudo de bom, porém não se esqueça que existem plantas venenosas para pets e para crianças. Apesar de lindas, algumas flores e folhagens podem causar danos à saúde se ingeridas.

É imprescindível tomar cuidado para que seu amigo não acabe intoxicado ao comer uma folha ou flor. Por isso, continue a leitura e saiba quais são plantas venenosas para gatos, cachorros e humanos.

Faz mal cachorro comer plantas?

A resposta para essa pergunta não é tão simples assim. Enquanto existem plantas venenosas para cachorro, também existem outras que não fazem mal algum.

Manjericão, hortelã, alecrim e camomila são algumas das plantas não tóxicas para cachorros, ou seja, eles podem comer e que até fazem bem para o organismo. Outras ornamentais, como a Peperomia, o Clorófito, o Amor-a-metro e as suculentas também são opções de plantas inofensivas para cães, mas que não são atrativas e nem causam nenhum benefício.

Enquanto alguns pets brincam com tudo o que avistam pela frente, inclusive as plantinhas, outros gostam simplesmente de mastigar as folhas para desgastar os dentes ou aprontar! Ainda existem cães e gatos que gostam de comer plantas.

Nesses casos, o mais comum é que temperos e ervas aromáticas atraiam a atenção dos pets. Esses são inofensivos e ainda podem fazer bem aos bichinhos.

Ainda existem plantas específicas para os pets. São gramíneas plantadas em pequenos vasos, que até ajudam a aumentar o consumo de fibras. Você pode encontrar essas plantas não tóxicas nas mais de 100 lojas da Cobasi.

Já sabemos que existem várias flores e folhagens que os pets podem comer, mas é importante também conhecer as plantas perigosas. Vamos descobrir quais plantas venenosas para cachorro e gato que você deve evitar ou, pelo menos, colocar em locais em que eles não tenham acesso.

Plantas venenosas para pets

Azaleia é uma planta venenosa para pets
Azaleia é uma planta venenosa para pets

A intoxicação de animais por meio de plantas venenosas acontece porque algumas espécies possuem substâncias tóxicas. Elas causam desde irritação e queimação na boca do animal até diarreia, náusea, vômito e complicações ainda mais sérias, como convulsões, dificuldade respiratória, sangramento e problemas cardíacos.

A intoxicação por plantas acontece quando o pet come ou mastiga a plantinha. Por isso, é muito importante deixar as plantas venenosas para cães e gatos fora do alcance deles.

No geral, as plantas venenosas para humanos são as mesmas que intoxicam os pets. Por isso, se você tem crianças em casa ou recebe muitas visitas dos baixinhos, tenha cuidados parecidos com os recomendados para cães e gatos.

Quais são as plantas venenosas para cachorros e gatos?

Ficar de olho nas plantas e flores tóxicas para pets faz parte da rotina de qualquer tutor. Isso porque cachorros são acostumados a ingerir folhagens quando estão com o estômago ruim, simplesmente por curiosidade ou brincadeira.

Os gatos são seres espertos e, mesmo sendo carnívoros, adoram ingerir uma plantinha. Por isso, redobre a sua atenção e descubra também quais são as plantas venenosas para gatos.

Fizemos uma lista com as 18 plantas venenosas para pets mais comuns nos lares brasileiros.

  • Azaleia
  • Mamona
  • Lírio
  • Espada de São Jorge
  • Comigo-Ninguém-Pode
  • Antúrio
  • Costela-de-Adão
  • Samambaia
  • Jibóia
  • Begônia
  • Babosa
  • Espirradeira
  • Tulipa
  • Hera
  • Bico-de-papagaio
  • Copo-de-leite
  • Azaleia
  • Oleandro

É possível perceber que muitas das plantas listadas acima são comuns e fazem o maior sucesso na decoração das casas. No entanto, o fato delas serem venenosas não significa que você não possa tê-las embelezando o ambiente.

É possível ter plantas venenosas em casa desde que se tenha cuidado para que o pet não tenha acesso a elas. No caso dos cães, basta pendurá-las em cachepôs suspensos ou colocá-las em locais altos, como armários, estantes ou prateleiras.

Já com os gatos o controle é um pouco mais difícil, por isso o indicado mesmo é evitar. Inclusive, pendurar plantas venenosas em casas com gatos pode ser um grande perigo já que as folhas pendentes podem atrair ainda mais a atenção do pet.

Por outro lado, existem plantas seguras para cães e gatos, como a famosa catnip, o manjericão, as suculentas, as orquídeas, as rosas, as marantas, a pilea e o bambu. Sua casa pode ficar repleta de verde e seus pets seguros!

Encontre tudo para cuidar das suas plantas na Cobasi!

O que é bom para desintoxicar o cachorro e gato?

Espada de São Jorge é uma planta venenosa para pets
Espada de São Jorge é uma planta venenosa para pets

Nem pense em arriscar a vida do seu amigo. Se o seu cachorro comeu uma das plantas venenosas para pets, corra para o veterinário imediatamente. O mesmo vale para os gatinhos que ingerirem essas perigosas plantinhas.

Como falamos ao longo do texto, existem plantas que podem trazer grandes riscos para a saúde dos animais, então procure um profissional qualificado nestas situações. Apenas um médico veterinário pode avaliar e indicar o tratamento adequado. Em alguns casos é até necessário realizar a internação do animal.

Quer mais dicas para manter seus pets sempre saudáveis? Confira nossa seleção de posts:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Ana Celina Araújo. disse:

    Foi muito bom ler o artigo de vocês,pois, fiquei conhecendo
    alguns efeitos colaterais que
    desconhecia.
    Também, gostei porque conhe-
    ci umas folhagens .
    Obrigada pelas informações .
    Ana Celina Araujo.

  2. Flávia Barros Rosa disse:

    Minha Cadelinha Comeu uma Espada de São Jorge!!
    Obrigada pelo artigo, fiquei sabendo que tenho varias dessas plantas venenosas em casa! Vou remover o mais rápido possível.

  3. Maria Aparecida Duque disse:

    Gostaria de saber se posso dar saiao para meu pet, para tosse.

Deixe o seu comentário