Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas venenosas: 10 espécies para manter longe de animais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro derruba plantas venenosas

A falta de informação sobre plantas venenosas ainda é um grande problema, isso porque muitas pessoas não sabem reconhecê-las. Apesar de lindas e coloridas, você sabia que a cada dez casos de intoxicação por plantas tóxicas registradas no Brasil, seis ocorrem com crianças menores de 10 anos?

Para evitar essa dor de cabeça, selecionamos 10 plantas venenosas brasileiras para manter longe de crianças e pets. Conheça as peculiaridades das espécies que mais causam intoxicações no país e que estão mais presentes no dia a dia.  

Plantas venenosas: espécies belas e perigosas

As plantas venenosas para cachorro, gato e humanos são mais comuns do que você imagina. E não pense que essas espécies são encontradas exclusivamente em florestas distantes e matas exóticas. Inclusive, é possível que você já tenha encontrado algumas espécies em algum jardim. Por isso, é imprescindível conhecer e ficar de olho nas plantas e flores venenosas. Confira!

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta Schott)

A “Planta-dos-mudos”, popularmente conhecida como comigo-ninguém-pode é uma das plantas que mais causam intoxicações no mundo.

A planta comigo-ninguém-pode é venenosa e é uma das campeãs das intoxicações.  Isso acontece porque a espécie pode ser encontrada em diversos lugares, como jardins públicos, por exemplo. Tanto a ingestão quanto o contato com a planta comigo-ninguém-pode é passível de causar complicações, como: queimação, inchaço na região da boca e língua náuseas, diarréia, dificuldade de engolir e asfixia.

Azaleia (Rhododendron simsii)

Azaleia é uma planta venenosa para pets
Azaleia é uma planta venenosa para pets.

Da família de Rododendro, a Azaleia contém grayanotoxina, substância que pode afetar a função dos músculos esqueléticos e cardíacos (do coração). Considerada tóxica, a ingestão da planta em uma quantidade correspondente a 0,2% do peso do corpo de um animal pode resultar em situação de envenenamento. 

Espirradeira (Nerium oleander L.)

Espirradeira
A espirradeira (Nerium oleander) é uma planta originária da região da bacia do Mediterrâneo que é altamente tóxica para animais.

Bastante utilizada em jardins e projetos paisagísticos, a espirradeira é uma espécie oriental com belas flores coloridas, mas também altamente tóxicas. Por conta de uma substância chamada oleandrina, a sua ingestão pode desencadear distúrbios cardíacos que podem gerar inúmeras complicações graves à saúde. 

Mamona (Ricinus communis)

mamona
As mamonas são consideradas como uma das plantas mais venenosas do mundo, por conta da toxina vegetal denominada ricina.

A ricina, substância encontrada no endosperma das sementes de mamonas, é uma potente toxina, que inclusive está na lista de plantas mais venenosas do planeta. A ação da substância é tão forte que pode interferir no metabolismo celular.

Tinhorão (Caladium Bicolor Vent.) 

Tinhorão (Caladium Bicolor Vent.) 
Tinhorão ou coração-de-jesus possui oxalato de cálcio, substância que causa irritação e inchaço em todo o corpo.

A planta tinhorão é bastante cultivada em vasos para ser usada na decoração de ambientes domésticos. Também conhecido como caládio ou coração-de-jesus, o contato pode causar dor, irritação e inchaço em todo o corpo.

Espada de São Jorge (Dracaena trifasciata)

Espada de São Jorge é uma planta venenosa para pets
Espada de São Jorge é uma planta venenosa para pets

A Espada-De-São-Jorge é venenosa. Apesar de ser uma espécie famosa por sua proteção contra o mau olhado, também está presente na lista “planta mais venenosa do mundo”. Suas substâncias (glicosídeos e saponinas tóxicas) podem causar dificuldades de mobilidade e no sistema respiratório. Em animais, um dos primeiros sinais é a salivação intensa.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima Willd)

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima Willd)
O bico-de-papagaio é uma planta venenosa, pois sua seiva contém látex tóxico que em contato com a pele, pode causar inflamações.

Conhecida como a planta do Natal, a flor bico-de-papagaio é usada para a decoração natalina em casas e shoppings. Mas, a seiva leitosa da sua composição pode causar lesões na pele, mucosas e problemas que dificultam a visão, além de inchaço na região dos lábios e língua.

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

copo-de-leite plantas venenosas
 Copo-de-leite é um planta venenosa muito popular com um grau alto de toxicidade.

O copo-de-leite é uma planta venenosa com alto grau de toxicidade causada pelo ocalato de cálcio. Se ingerida, causa irritação, inchaço e inflamação. Se tiver animais e crianças em casa, deixe a planta fora do alcance deles.

Cicuta (Cicuta)

Cicuta (Cicuta) plantas venenosas
Cicuta é uma planta com neurotoxina chamada “enantetoxina”, que quando ingerida pode promover convulsões espasmódicas e vômitos.

Considerada a planta mais mortal da América do Norte, a Cicuta é venenosa e tem uma toxina capaz de provocar convulsões e inchaços no corpo. Apesar de ser mais comum no hemisfério norte do planeta, essa espécie também pode ser encontrada no Brasil. 

Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

costela-de-adao plantas venenosas
Está pensando em plantar a Costela-de-Adão na sala? Então, mantenha longe dos de cães e gatos.

A Costela-de-Adão é tóxica, sendo considerada inapropriada para casas que têm crianças e pets, pois contém ácido oxálico, que pode causar irritação.

É possível perceber que muitas das plantas listadas acima são comuns e fazem o maior sucesso na decoração das casas. No entanto, o fato delas serem venenosas não significa que você não possa tê-las embelezando o ambiente.

É possível ter planta venenosa em casa desde que se tenha cuidado para que o pet não tenha acesso a elas. No caso dos cães, basta pendurá-las em cachepôs suspensos ou colocá-las em locais altos, como armários, estantes ou prateleiras.

Já com os gatos o controle é um pouco mais difícil, por isso o indicado é evitar. Inclusive, pendurar plantas venenosas em casas com gatos pode ser um grande perigo já que as folhas pendentes podem atrair ainda mais a atenção do pet.

Sua casa pode ficar repleta de verde e seus pets seguros! Existem plantas seguras para cães e gatos, como:

  • manjericão;
  • suculentas;
  • orquídeas;
  • rosas;
  • marantas;
  • pilea;
  • bambu. 

Faz mal cachorro comer plantas?

A resposta para essa pergunta não é tão simples assim. Enquanto existem plantas venenosas para cachorro, também existem outras que não fazem mal algum.

Manjericão, hortelã, alecrim e camomila são algumas das plantas não tóxicas para cachorros, ou seja, eles podem comer e que até fazem bem para o organismo. Outras ornamentais, como a Peperomia, o Clorofito, o Amor-a-metro e as suculentas também são opções de plantas inofensivas para cães, mas que não são atrativas e nem causam nenhum benefício.

Enquanto alguns pets brincam com tudo o que avistam pela frente, inclusive as plantinhas, outros gostam simplesmente de mastigar as folhas para desgastar os dentes ou aprontar. Ainda existem cães e gatos que apenas gostam de comer plantas. Nesses casos, o mais comum é que temperos e ervas aromáticas atraiam a atenção dos pets. Esses são inofensivos e ainda podem fazer bem aos bichinhos.

plantas venenosas para cachorro
Algumas das plantas específicas para os pets são as gramíneas plantadas em pequenos vasos, que até ajudam a aumentar o consumo de fibras.

Já sabemos que existem várias flores e folhagens que os pets podem comer, mas é importante também conhecer as plantas perigosas. Vamos descobrir quais plantas venenosas para cachorro e gato que você deve evitar ou, pelo menos, colocar em locais em que eles não tenham acesso.

Animais em casa: cuidados com as plantas venenosas 

A intoxicação de animais por meio de plantas venenosas acontece porque algumas espécies possuem substâncias tóxicas. Elas causam desde irritação e queimação na boca do animal até diarreia, náusea, vômito e complicações ainda mais sérias, como convulsões, dificuldade respiratória, sangramento e problemas cardíacos.

A intoxicação por plantas acontece quando o pet come ou mastiga a plantinha. Por isso, é muito importante deixar as plantas venenosas para cães e gatos fora do alcance deles.

No geral, as flores venenosas para humanos são as mesmas que intoxicam os pets. Por isso, se você tem crianças em casa ou recebe muitas visitas dos baixinhos, tenha cuidados parecidos com os recomendados para cães e gatos.

Por exemplo, faz parte da rotina de qualquer tutor conhecer essas espécies de plantas,  isso porque os cachorros têm um comportamento mais curioso, gostando de colocar o focinho e até ingerir folhagens quando estão com o estômago ruim, por curiosidade ou brincadeira. Já os gatos são seres espertos e, mesmo sendo carnívoros, adoram ingerir plantinhas. 

Plantas tóxicas para animais: o que é bom para desintoxicar cachorro e gato?

Nem pense em arriscar a vida do seu amigo. Se o seu cachorro comeu uma planta venenosa, leve-o imediatamente ao veterinário. O mesmo vale para os gatinhos que ingerirem essas perigosas plantinhas.

Como falamos ao longo do texto, existem plantas que podem trazer grandes riscos para a saúde dos animais, então procure um profissional qualificado nestas situações. Apenas um médico-veterinário pode avaliar e indicar o tratamento adequado. Em alguns casos é até necessário realizar a internação do animal para realizar o tratamento necessário contra a ação da planta tóxica.

plantas venenosas

Aqui na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para plantas: informação e produtos. Se tiver dúvidas sobre plantas, cuidados ou estiver precisando de soluções de jardinagem, visite o site, aplicativo ou vá até uma das lojas físicas. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Ana Celina Araújo. disse:

    Foi muito bom ler o artigo de vocês,pois, fiquei conhecendo
    alguns efeitos colaterais que
    desconhecia.
    Também, gostei porque conhe-
    ci umas folhagens .
    Obrigada pelas informações .
    Ana Celina Araujo.

  2. Flávia Barros Rosa disse:

    Minha Cadelinha Comeu uma Espada de São Jorge!!
    Obrigada pelo artigo, fiquei sabendo que tenho varias dessas plantas venenosas em casa! Vou remover o mais rápido possível.

  3. Maria Aparecida Duque disse:

    Gostaria de saber se posso dar saiao para meu pet, para tosse.

  4. Rose disse:

    Por gentileza gostaria q fosse incluso na relação a planta Cyca ,foi o que ocasionou o óbito da minha cachorrinha Chanel uma Golden de 7 meses

    • Cobasi disse:

      Rose, boa tarde. Realmente a Cyca revoluta também é uma planta venenosa para pets. Agradecemos o alerta e vamos incluí-la na lista. Sentimos muito pela sua cachorrinha. A nossa intenção com o conteúdo é que acidentes como o da Chanel não se repitam.

  5. Tatiana Vasconcelos Peixoto disse:

    Gostaria de saber se a planta clorofito ou planta aranha é venenosa para calopsitas, por gentileza.
    Agradecida!

    • Cobasi disse:

      Olá, Tatiana! Tudo bem?

      Essa é uma dúvida que recebemos muito por aqui, e, por este motivo, estamos produzindo um conteúdo completo de plantas venenosas para calopsitas. Nos acompanhe por aqui, ok? 🧡

Deixe o seu comentário