Como cuidar de costela-de-adão? Confira todas as dicas!

Compartilhar:


Como cuidar de Costela de Adão

A planta costela-de-adão é inconfundível, charmosa e encantadora para se ter no jardim, quintal, dentro de casa e em qualquer outro ambiente. Nativa da América Central, essa espécie possui folhagem grande, bem esverdeada e que ajuda na filtragem do ar. Assim, ela deixa os locais mais frescos e elegantes. Então, se você está pensando em cultivá-la, acompanhe este texto e aprenda como cuidar de costela-de-adão! Vamos lá?! 

Como cultivar costela-de-adão?

Essa planta faz parte da família Araceae e também é conhecida como Monstera. Além disso, por ter origem nas Américas Central e do Sul, ela adora temperaturas quentes, bastante umidade e se beneficia bastante com a passagem de luz pelas suas folhas, que possuem diversas aberturas. 

E então, vamos lá?! Descubra como é fácil cultivar essa planta!

Luminosidade

A planta costela-de-adão gosta bastante de luz solar, mas de maneira moderada, sem exageros. Portanto, essa espécie não deve ficar diretamente exposta ao sol, e sim de forma indireta ou em ambientes que recebam luz somente em determinados períodos do dia. 

Nesse sentido, um dos indícios de que ela está recebendo sol demais é caso as folhas de sua planta estejam ficando com mais amarelas, por exemplo. Por isso, lembre-se de encontrar o local ideal para cultivá-las com carinho.

Rega

O indicado é regar a costela-de-adão duas vezes por semana, dependendo de onde ela estiver localizada. Contudo, nos dias mais frios, como no inverno, a dica é regá-la somente uma vez por semana ou até mesmo a cada 15 dias. 

Caso você esteja em dúvida se a sua planta está recebendo a quantidade de água ideal, a melhor solução é conferir como está o solo. Quanto mais seco, maior a necessidade por hidratação, por isso, fique de olho nesse aspecto!

Aliás, uma dica bem útil para manter o solo bem drenado e facilitar o fluxo de água é colocar bolas de argila, cascalhos, entre outras opções, no fundo do vaso ou em volta da planta no jardim. 

Mas atenção! Fique sempre atento à quantidade de água durante o processo de rega. A costela-de-adão, apesar de gostar bastante de água, não deve recebê-la em excesso para não prejudicar o seu crescimento.

Como cuidar de Costela de Adão

Solo

Como vimos, a costela-de-adão precisa de um solo que esteja bem drenado e fresco. Para mantê-lo sempre assim, é válido trocar a planta de vaso todos os anos para ajudá-la a crescer, prosperar e estar sempre saudável.

Limpeza da planta

Outro cuidado essencial é sempre manter a costela-de-adão limpa, livre de poeiras e qualquer outro aspecto que seja negativo para ela. Borrifar água regularmente nas folhas pode ser uma ótima solução, além de usar panos macios e úmidos para limpá-las sempre que você sentir a necessidade. É uma ótima maneira de manter a sua planta sempre linda, saudável e esbelta.

Como plantar costela-de-adão?

E agora que tal aprender como fazer muda de costela-de-adão? Sabia que essa espécie é uma das plantas mais fáceis de serem cultivadas? Para te ajudar nessa missão de plantá-las, separamos um pequeno tutorial. Confira a seguir!

  • Escolha a muda ideal para ser plantada (corte um talo de 2 a 5 cm abaixo da raiz);
  • coloque o talo em um recipiente com água filtrada;
  • mantenha o recipiente bem iluminado, porém não diretamente exposto ao sol (uma janela mais arejada, por exemplo, pode ser a opção certa);
  • depois de alguns dias, transfira a muda para o vaso, jardim ou local deseja plantá-la;
  • agora é só regá-la duas vezes por semana para ganhar força. 

Pronto! Agora você já está por dentro de tudo o que precisa saber para começar a cuidar da planta costela-de-adão. Encontre um local arejado, que possua pouca luz solar e atente-se à qualidade do solo!

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário