Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de costela-de-adão? Confira todas as dicas!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como cuidar de Costela de Adão

A Costela-de-Adão é uma planta inconfundível, charmosa e encantadora para se ter no jardim, quintal, dentro de casa ou em qualquer outro ambiente. Com sua folhagem de origem mexicana, essa espécie é bastante requisitada para decorações urban jungle e por pela sua fácil manutenção.

Mas, não é só isso! Se você está buscando mais informações sobre a planta Costela-de-Adão, neste artigo vamos falar sobre as características, tipos, como cuidar e muito mais! Vamos lá?!

Costela-de-Adão: tudo o que você precisa saber sobre a espécie 

Também conhecida por Monstera, a Costela-de-Adão é uma planta do tipo trepadeira natural do México. Sua origem justifica o seu gosto por climas mais quentes e de muita umidade, o que é natural aqui no hemisfério Sul. No Brasil, existem mais de 60 espécies da planta, que crescem em grande quantidade e variedade.

A principal característica dessas espécies é, sem dúvida, a estrutura das plantas perfuradas, que possibilitam a passagem de luz entre as plantas, garantindo uma luminosidade total para todas as folhas. 

A Costela-de-Adão possui folhas com crescimento rápido, cordiforme e nas cores verde escuro. Quando nascem no formato de coração, e quando se desenvolvem surgem os tão famosos detalhes arredondados e os buracos na planta, podendo chegar a medir até um metro de diâmetro. 

Ficha Técnica: Costela-de-Adão

Nomes populares: Abacaxi-do-reino, Banana-do-mato, Ceriman, Monstera.
Nome científico: Monstera deliciosa.
Família: Araceae.
Categoria: Trepadeiras.
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Origem: América Central e México.
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros.
Luminosidade: Meia Sombra.

Diferentes espécies da Costela-de-Adão

Embora sejam da mesma família e com características bem parecidas, algumas espécies da Costela-de-Adão trazem algumas particularidades, como formato, tamanhos, textura e muito mais. 

Conheça alguns dos tipos de Costela-de-Adão:

Costela-de-Adão: Monstera Dúbia

Costela-de-Adão: Monstera Dúbia
Monstera Dúbia

A Monstera Dúbia se diferencia das demais espécies da sua família graças ao seu caule que é mais comprido, com uma base curta e folhagem mais longa. Além disso, alguns estudiosos apontam que essa espécie tem origem em países como a Bolívia e a Costa Rica. Embora tenha as suas diferenças, as preferências dessa planta em relação ao clima, permanece igual as demais da família. 

Monstera Adansonii

costela-de-adão Monstera Adansonii
Monstera Adansonii

Essa, em algumas regiões, pode ter o apelido carinhoso de “planta queijo suíço”, por conta da sua folhagem ainda mais perfurada em formatos arredondados. Ela também tem origem na América Central e é comum que sejam vistas ao redor de árvores, onde podem alcançar mais de dez metros de altura.

Monstera Acuminata

Monstera Acuminata
Monstera Acuminata

A Acuminata tem seu crescimento espalhado desde o México até o sul da América Central. A sua característica principal são as folhas grandes e arredondadas, em formato de coração. Por isso, elas podem ser apelidadas também de “planta-telha” e tem grande semelhança com a Monstera Deliciosa, a próxima da nossa lista. 

Monstera Deliciosa

Monstera Deliciosa em vaso
Monstera Deliciosa

Aqui está a queridinha, a mais famosa e mais fácil de encontrar. Por isso, ela é uma das mais indicadas para decoração de ambientes e melhorar o ar do local onde são plantadas. As “deliciosas” tem folhas enormes e perfuradas, já os seus caules são cobertos de raízes aéreas. É comum jardineiros que moram em apartamentos procurarem pela versão mini Costela-de-Adão do tipo Deliciosa. 

Monstera Mínima

Monstera Mínima
Monstera Mínima

A Monstera Mínima, por sua vez, também é reconhecida graças ao seu rápido crescimento. E, além disso, ela é uma das mais fáceis de serem cultivadas. Por isso, são ótimas opções para quem gosta muito de jardinagem e adoram acompanhar o crescimento rápido de suas plantinhas.

Costela-de-Adão Variegata 

Costela-de-Adão branca
Costela-de-Adão branca

Com um aspecto diferente das outras, a Costela-de-Adão branca é uma espécie rara com folhas largas e manchadas de brancos. Caso esteja pensando em comprá-la, saiba que a Costela-de-Adão tem um preço superior, comparada às outras espécies. 

Como plantar Costela-de-Adão?

Pronto, você já está por dentro sobre as características e tipos das folhas Costela-de-Adão. Agora chegou a hora de saber o que é necessário para plantá-la. Para te ajudar nessa missão, separamos um pequeno tutorial. Confira!

  • encontre um local arejado;
  • corte um talo de 2 a 5 cm abaixo da raiz da muda; 
  • coloque o talo da Costela-de-Adão na água, dê preferência para um recipiente espaçoso;
  • mantenha o recipiente bem iluminado, porém não diretamente exposto ao sol (uma janela mais arejada, por exemplo);
  • depois de alguns dias, transfira a muda para o vaso, jardim ou local definitivo que deseja plantá-la. 

Posteriormente as etapas de plantio, existem os cuidados que são necessários para que a planta cresça saudável e apresente toda a sua beleza. E é isso que vamos falar a seguir. 

Guia completo: como cultivar Costela-de-Adão?

A Costela-de-Adão é uma espécie com fácil adaptação para diferentes espaços, o que é vantajoso para quem quer cultivar em casa. Mas para isso existem algumas etapas de cuidados que devem ser respeitadas, por exemplo, a planta gosta de bastante umidade e se beneficia com a passagem de luz pelas suas folhas. 

Chegou a hora de anotar as dicas especiais sobre como cultivar Costela-de-Adão. Confira!

Luminosidade

A planta Costela-de-Adão gosta de sol e bastante de luz, mas de maneira moderada, sem exageros. Portanto, essa espécie não deve ficar diretamente exposta ao sol, e sim de forma indireta ou em ambientes que recebam luz somente em determinados períodos do dia. 

Nesse sentido, um dos indícios de que ela está recebendo sol demais é caso as folhas de sua planta estejam ficando mais amarelas. Por isso, lembre-se de encontrar o local ideal para cultivá-las com carinho.

Rega

O indicado é regar a Costela-de-Adão duas vezes por semana, dependendo de onde ela estiver localizada. Contudo, nos dias mais frios, como no inverno, a dica é regá-la somente uma vez por semana ou até mesmo a cada 15 dias. 

Como cuidar de Costela de Adão

Caso você esteja em dúvida se a sua planta está recebendo a quantidade de água ideal, a melhor solução é conferir como está o solo. Quanto mais seco, maior a necessidade de hidratação, por isso, fique de olho nesse aspecto!

Aliás, uma dica bem útil para manter o solo bem drenado e facilitar o fluxo de água é colocar bolas de argila, cascalhos, entre outras opções, no fundo do vaso ou em volta da planta no jardim. 

Mas atenção! Fique sempre atento à quantidade de água durante o processo de rega. A Costela-de-Adão, apesar de gostar bastante de água, não deve recebê-la em excesso para não prejudicar o seu crescimento.

Solo

Como vimos, a Costela-de-Adão precisa de um solo que esteja bem drenado e fresco. Para mantê-lo sempre assim, é válido trocar a planta de vaso todos os anos para ajudá-la a crescer, prosperar e estar sempre saudável.

Limpeza da planta

Outro cuidado essencial é sempre manter a Costela-de-Adão limpa, livre de poeiras e qualquer outro aspecto que seja negativo para ela. Borrifar água regularmente nas folhas pode ser uma ótima solução, além de usar panos macios e úmidos para limpá-las sempre que você sentir a necessidade. É uma ótima maneira de manter a sua planta sempre linda, saudável e esbelta.

Costela-de-Adão no paisagismo 

O que justifica a procura por essa planta? Com certeza é o seu design super diferente, que combina com variados estilos de decoração e, claro, sua versatilidade e adaptabilidade aos novos ambientes. 

Como são tantas opções para decorar com a planta Costela-de-Adão, separamos algumas fotos com ideias para você. Inspire-se!

planta costela-de-adão
A Costela-de-Adão é indicada para compor a decoração da sua casa com plantas.
A planta em um ambiente integrado dá um destaque elegante e sofisticado.
Que tal cultivar a Costela-de-Adão em vaso, mas lembre de deixar em um lugar com claridade.
Costela-de-Adão: a planta perfeita para ornamentar a decoração dos cômodos da sua casa.
planta costela-de-adão
Para urban jungle ou é iniciante com plantas, a costela-de-adão é um dos tipos mais procurados pelos brasileiros.
Vasos artesanais e a planta Costela-de-Adão uma combinação perfeita!
A Costela-de-Adão Branca é uma ótima opção para diversificar e deixar a sua mesa de jantar ainda mais bonita e atrativa.

Está pensando em plantar a Costela-de-Adão na sala? Não é nenhum exagero afirmar que essa é a planta do momento. Isto é, ela está entre as mais requisitadas, seja para decorar, integrar ambientes ou somente para cultivo. Mas, lembre-se que para cultivá-la é preciso utilizar vasos, equipamentos e soluções específicas para jardinagem

Se tiver alguma dúvida sobre a planta, deixe nos comentários que vamos te auxiliar no que for necessário para garantir que sua planta cresça de forma saudável e bonita. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Mário Rogério disse:

    O texto sobre a Costela de Adão é um informe bem elaborado e que leva uma grande contribuição de conhecimento para quem quer cultivá-la.
    Parabéns!

  2. Iza pinheiro disse:

    A minha costela de Adão não desenvolve, vissosa ,o que eu preciso fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Iza! Tudo bem?

      Antes de agir, é importante entender por que sua planta não está se desenvolvendo. Recomendamos que você vá até a loja da Cobasi mais próxima e consulte nossos especialistas, levando uma foto ou a própria planta. Eles poderão fornecer orientações específicas para ajudá-la a agir de forma adequada.

  3. Rosemere nobrega disse:

    Como faço para trocar de um vaso p outro maior?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Troque o solo, coloque um substrato novo e use critérios para fazer o plantio da forma correta, ou seja, use argila expandida no fundo do vaso, manta e substrato específico para a espécie.

  4. Zilene disse:

    Cuido de um jardim e lá tem uma costela de adão plantada no chão, só que tem outras plantas ao redor dela.Ela está crescendo com o tronco torto pois está embaixo de uma escada, as folhagens estão enormes e se abrindo deixando o tronco a vista.e nesse local não tem sol as folhagens estão indo em direção ao sol .ela já tá uma planta adulta. Eu posso troca lá de lugar?

    • Cobasi disse:

      Olá Zilene,

      É possível sim realocar sua costela-de-adão para um local com melhores condições de crescimento. Ao escolher um novo local, tente encontrar um lugar com iluminação adequada.

  5. Cid Roberto Battiato disse:

    quanto tempo, em média, vive uma planta costela de adão ?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Pode variar dependendo das condições de crescimento, cuidados fornecidos e ambiente. Em condições ideais, esta planta pode viver por muitos anos e continuar a crescer.

  6. Susana disse:

    Minha costela de Adão se desenvolve em apenas um caule e as folhas vão subindo e preciso amarrar. Como faço para que as folhas se desenvolvam crescendo várias na terra?

    • Cobasi disse:

      Olá, Susana! Se sua costela de Adão está crescendo em um único caule, amarrar pode ajudar a direcionar o crescimento. Use tiras macias e ajustáveis para evitar danos à planta. Certifique-se de não amarrar muito apertado para permitir o crescimento saudável.

      Se precisar de mais ajuda ou tiver outras perguntas, estou à disposição!

  7. OLAIDE SARAIVA disse:

    As plantas são lindas, gostaria de comprar uma branca

Deixe o seu comentário