Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

5 dicas de como cuidar de plantas de forma fácil

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cuidar de plantas

As plantas têm se tornado cada vez mais as queridinhas de nossos lares. Elas purificam o ar e são ótimas na decoração. Para ter uma casa sempre cheia de verde é importante saber como cuidar de plantas e, por isso, separamos algumas dicas fáceis!

Além de deixarem o ambiente mais bonito e agradável, as plantas são ótimas formas de melhorar a qualidade do ar de nossos lares. Algumas plantas são capazes de remover toxinas e até liberar aromas que podem nos proporcionar maior relaxamento e melhores noites de sono. 

As plantas são seres vivos e merecem cuidados especiais para crescerem e evoluírem fortes e saudáveis. Por isso, preparamos algumas dicas simples para te ajudar a cuidar das plantas.

Como cuidar das plantas?

Se você é um apaixonado pela natureza, você já sabe que as plantas precisam de alguns cuidados. Regas em excesso, falta de adubação adequada e até o vaso errado podem dificultar sua evolução. Por isso, é importante saber os principais cuidados para que elas vivam bem. Vamos lá?!

1. Remova as folhas danificadas

As folhas secas ou danificadas das plantas precisam de mais nutrientes para que elas se curem. Portanto, ao deixar uma folha que está secando pendurada junto com as demais, você pode fazer com que a maioria dos nutrientes e minerais sejam encaminhados diretamente para ela, deixando o restante da planta com uma quantidade escassa. 

Nesses casos, é muito importante realizar a poda da folha ressacada ou danificada. Fácil e muito importante!

2. Luz solar

A luz solar é muito importante para as plantas. Por isso é fundamental que elas recebam pelo menos algumas horas de luz do sol durante o dia. No entanto, é preciso de cuidado, pois nem todas as plantas são adeptas à luz solar direta. Nesses casos é importante conhecer a planta para saber o que a espécie gosta.

Algumas plantas não podem ficar constantemente no sol forte, especialmente caso elas tenham sido regadas recentemente, uma vez que o reflexo da água pode atrair mais luz solar e queimar suas folhas. Portanto, regue as plantas sempre na sombra, ou promova as regas durante a noite.

3. Cuidado com as regas

Como cuidar de plantas

E por falar em regas…

Algumas plantas se dão muito bem no processo de hidrocultura, no entanto, nem todas gostam tanto de água assim. Por isso, na hora de regar as plantas é preciso tomar alguns cuidados. A rega em excesso pode causar o apodrecimento das raízes, porque elas acabam encharcadas e demoram muito tempo para secar. 

Mas é claro, jamais deixe as plantas por dias sem regar, isso também pode afetar seu desenvolvimento. Plantas sem regas podem secar e perder as folhas.

A melhor forma de saber o momento ideal para regar suas plantas é apertando a terra do vaso com o dedo indicador. Caso o substrato esteja muito seco, está na hora de dar água para a planta. Caso contrário, é possível esperar até o dia seguinte. 

Uma boa dica na hora de regar, é utilizar um regador ou pulverizador, estes objetos ajudam a promover uma rega mais controlada.

4. Escolha o vaso certo

Quando se compra mudas, que vêm em vasos pequenos, é importante trocar a planta de “casa”. Algumas plantas possuem raízes maiores do que suas folhas, por isso, elas necessitam de espaços maiores para se acomodarem. Mais uma vez, pesquise sobre a espécie e entenda qual o melhor vaso para ela.

Quando as plantas ficam em locais pequenos é normal que elas não cresçam tanto. Trocar de vaso é uma boa opção para estimular o crescimento.

O ideal é pesquisar sobre a planta em questão para saber se ela realmente precisa de um vaso maior. Depois disso, é só escolher um vaso ideal para a planta e realizar o plantio

5. Como cuidar de plantas com adubo

As plantas também precisam de nutrientes e sais minerais, esses componentes são extraídos a partir da adubação. Por isso, é fundamental adubar as plantas de acordo com a especificidade de cada uma. 

Os adubos prontos são ótimas opções! Eles podem ser diluídos em água e ofertados à planta de forma prática e eficaz.

Gostou de saber mais sobre como cuidar das plantas? Então aproveite para ler mais sobre jardinagem em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. ANDERSON THADEU disse:

    Parabéns pelas dicas me ajudaram muito deus abençoe vocês.

Deixe o seu comentário