Como fazer uma horta vertical em casa

13 de julho de 2020

Jardinagem
horta vertical com treliça de madeira

Impossível negar que trazer a natureza para dentro de casa tem muitas vantagens. Com os espaços cada vez menores, o jardim ou a horta vertical são perfeitos para aproveitar o espaço e deixar qualquer ambiente mais bonito.  Além disso, esses pequenos pedacinhos da natureza são parceiros na hora de produzir pratos com temperos frescos e saborosos.

Continue a leitura e confira nossas dicas para montar sua horta vertical.

Melhor lugar para a horta vertical

Também conhecida como horta suspensa, esta técnica consiste em realizar o plantio verticalmente. Para dar início nesta deliciosa atividade escolha um local que receba luz pelo menos em um momento do dia. Pode ser na sua varanda, na cozinha ou na parede que você quiser! Local escolhido? Antes de colocar as mãos na terra, fizemos uma lista de tudo o que você vai precisar:

Equipamentos em mãos? Vamos escolher quais as melhores sementes e mudas para seu jardim vertical de temperos, hortaliças e vegetais.

Quais as melhores plantas e temperos

plantas para horta vertical
Temperos, frutas e legumes.. escolha as plantas que você mais gosta para sua horta vertical

Basicamente não existem limitações de plantas e temperos para uma horta vertical em apartamento. A dica é escolher aqueles temperos e hortaliças que você mais gosta de usar na cozinha. Salsinha, cebolinha, manjericão e coentro então entre os preferidos. Você também pode plantar cenoura, tomate e até morangos. 

Dica: Apesar de lindos quando grandes, os temperos precisam ser podados periodicamente. Não tenha receio de pegar folhinhas e cortar um maço para incrementar uma receita.

Além das hortas verticais, o jardim vertical é outra grande ideia para deixar seu apartamento cheio de vida. Cactos e suculentas são plantas resistentes para apartamento e que não precisam de tanta dedicação. São boas indicações para você iniciar seu plantio.

Como fazer uma horta vertical?

A montagem da sua horta suspensa depende muito do espaço e do resultado final que você quer obter. Antes de começar, desenhe o local em um papel e coloque todas as medidas necessárias. Esse pequeno projeto vai dar segurança e facilitar todo o processo.

Fixe a treliça de madeira na parede ou em outra superfície. Certifique-se que ela está bem presa e suportará todos os vasos. Quanto mais plantas, maior deve ser a fixação da horta vertical.

Hora de montar os vasos! Forre o fundo do recipiente com pedras e adicione a terra adubada. Coloque as sementes ou transfira a muda com cuidado. Complete com terra e irrigue a plantinha com um pouco de água. Fixe o vaso na treliça com a ajuda do suporte.

Sua horta está pronta, mas a jornada na jardinagem apenas começou. 

Cuidados com a sua horta vertical

Cada planta possui uma frequência de regas diferente da outra. A dica é pesquisar para conhecer mais sobre cada uma delas. Outro cuidado muito importante é a adubação. Invista um tempo para entender todas as necessidades da sua plantinha e sempre que perceber que o solo precisa de nutrientes, faça a adubação!

Gostou das dicas? Ter a sua própria horta ou um jardim dentro do apartamento não é tão difícil e com certeza vai melhorar sua qualidade de vida, trazer harmonia para a sua casa e um conforto a mais para você relaxar pertinho da natureza.

Deixe suas dicas de como cuidar de uma horta vertical nos comentários!

Confira mais posts sobre jardinagem: