Saiba como fazer muda de suculenta: principais cuidados

Compartilhar:


Dicas: como fazer muda de suculenta

A urban jungle, virou tendência na decoração e as suculentas são plantas que agradam todo mundo, mas você sabe como fazer muda de suculenta?

Estas plantas tem diferentes formatos e cores. Além disso, não exigem muita manutenção e são extremamente resistentes. 

Por terem tantos pontos positivos, estas pequenas plantas estão ganhando muito espaço nas casas. Se você quiser saber como fazer mudas de suculentas, continue lendo esse artigo.

Orientações sobre como fazer muda de suculenta 

Por incrível que pareça, fazer mudas de suculentas é bem fácil, basta você ter alguns cuidados. Para te ajudar a criar sua própria selva urbana, em casa, sem que você precise comprar diversas plantas novas, separamos um passo a passo para você saber como fazer uma muda de suculenta. Confira a seguir:

O primeiro passo, é escolher a suculenta que você deseja fazer a muda. Os cuidados necessários vão depender de qual espécie você irá plantar. Depois de escolher qual vai utilizar, o próximo passo é retirar uma folha da planta, para fazer a muda. 

Na remoção, o ideal é que você retire uma folha da região intermediária da suculenta. Isso porque elas são mais fáceis de serem arrancadas, quando comparadas com as da base ou do centro.

Esse processo é extremamente importante, por isso, deve ser feito com cuidado. As folhas podem quebrar antes da base que é onde as raízes se formam.

Em seguida, você precisa deixar a folha deitada em um recipiente – pode ser um prato ou uma bandeja, por exemplo. Após isso, as raízes nasceram na base da folha, esta etapa pode demorar alguns dias ou semanas, o que vai depender da espécie de suculenta que você escolher. Também é possível que em alguns casos, sujam até novas folhas ou um pequeno caule.

Orientações sobre como fazer muda de suculenta

Chegou a hora de plantar!

Chegou a hora de plantar suas mudas em vasos individuais. Esse procedimento é realizado como em outras plantas. É importante iniciar o vaso uma camada de drenagem, no fundo.

Este processo pode ser feito com argila expandida, pedrisco, isopor ou com caco de telha. 

Depois de fazer a camada de drenagem, você deve encher o recipiente escolhido com o substrato ou até mesmo, com um condicionador de solo Classe A. Agora é a hora de plantar a muda. Você precisa apertar em volta para que ela fique bem firme. 

Agora, você deve molhar em volta da muda e deixar o vaso em uma área sombreada, até que a planta cresça e novas folhas se formam depois que as novas folhas nascerem você deve colocar o vaso em um local que tenha claridade para adaptação e mudança de cor das folhas.

Agora que você já sabe como fazer muda de suculenta, tenha em mente alguns cuidados que essas plantas precisam ter. Por mais que as suculentas se adaptem bem a ambientes quentes e secos, é necessário regá-las sempre que você sinta que a terra do vaso estiver seca.

Se você se interessa por jardinagem, confira outros post que podem te ajudar a cuidar das suas plantas: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário