Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer muda de suculenta em casa: confira o passo a passo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer muda de suculentas no vaso
É muito simples criar um lindo vaso de suculentas a partir das mudas

Fazer mudas de suculenta, além de ser uma boa terapia para os apaixonados por jardinagem, também ajuda a dar um toque diferente à decoração.

Por isso, venha com a gente e conheça dicas simples que vão ajudar você a criar uma linda decoração no melhor estilo urban jungle em casa.

Como fazer muda de suculenta

Para fazer uma muda de suculenta corretamente, você precisa ter em mãos os seguintes itens: vaso apropriado, folhas da planta, substrato e orgânico. Conheça melhor cada item.

A escolha do vaso para suculenta

Um vaso para suculentas precisa favorecer o escoamento proveniente da rega. Por isso, o indicado são aqueles feitos com cerâmica e furos na base.

Aposte em substratos orgânicos

Uma das principais maneiras de garantir que a sua muda de suculenta se desenvolva com saúde é apostar em substratos orgânicos e drenáveis.

Assim você oferece os nutrientes necessários que  a planta precisa e, ao mesmo tempo, facilita a drenagem do solo.

De acordo com especialistas em jardinagem, a combinação mais indicada para o cultivo da suculenta é: húmus de minhoca, esterco animal, casca de ovo e cascalho.

Cuidado com a escolha das folhas da suculenta

A escolha da folha é essencial para fazer a muda da suculenta. Entre as principais indicações  está reaproveitar a folha caída da planta ou fazer a poda de uma das folhas.

Se a sua opção foi remover uma folha da planta, é importante ter cuidado. Para não afetar o desenvolvimento da suculenta, faça a poda de uma folha que esteja na base do caule.

Muda de suculenta: passo a passo

pessoa fazendo muda de suculenta em casa
Com atenção e alguns cuidados, é possível fazer muda de suculenta em casa

Agora que você já sabe o que é necessário para fazer muda de suculenta em casa, chegou a hora do passo a passo, não é mesmo? Acompanhe.

1. coloque o vaso em cima de uma superfície;

2. forre o fundo do vaso com substrato orgânico;

3. preencha o recipiente com adubo;

4. fixe a folha da suculenta do solo;

5. pulverize terra seca por cima da folha;

6. leve o vaso para uma área aberta com bastante luz solar;

7. realize a rega da muda de suculenta a cada dois dias.

Decore o vaso com pedrinhas  

Uma maneira de deixar a sua muda de suculenta ainda mais bonita é colocar pequenas pedrinhas sobre o substrato.

Além de dar mais cor ao vaso com suculentas, elas ajudam a manter a umidade do solo, favorecendo o crescimento da planta.

Entretanto, pedrinhas decorativas coloridas artificialmente devem ser evitadas, pois podem soltar substância nocivas no solo.

Plantio definitivo da muda de suculenta

Duas semanas após o plantio, as primeiras raízes da suculenta começam a nascer. A partir daí, chegou o momento de fazer a transferência da planta para um vaso definitivo.

Para realizar o plantio definitivo da suculenta, separe um vaso com substrato orgânico até a borda.

Em seguida, fixe as raízes no centro do vaso fazendo uma covinha. Nessa etapa, é importante deixar as raízes bem firmes.  

Com a raiz da suculenta fixada, mantenha o vaso em um ambiente à meia sombra. Nessa fase, o ideal é que ela fique protegida nos horários mais quentes do dia.

Para finalizar, assim que as primeiras folhas da suculenta nascerem, mude o vaso da planta para um local com exposição plena à luz do sol.

Agora que você já sabe como fazer muda de suculenta em casa, conte para gente: qual lugar da sua casa vai ser decorado com essa planta delicada?

Fique por dentro…

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

Flores de Natal 9 Flores para plantar na primavera Hortoterapia Flores de agosto para decorar a casa! Flor para presente
Flores de Natal 9 Flores para plantar na primavera Hortoterapia Flores de agosto para decorar a casa! Flor para presente
Flores de Natal 9 Flores para plantar na primavera Hortoterapia Flores de agosto para decorar a casa! Flor para presente