Confira 10 tipos de suculentas de sol para cuidar em casa

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
suculenta do sol
Suculentas de sol são ótimas opção para a decoração de jardins externos

As suculentas de sol recebem esse nome porque são capazes de resistir a grandes temperaturas, incluindo longos períodos de estiagem. Para isso, a planta armazena a água da chuva em suas folhas e caules.

Essas duas características tornam essas espécies ideais para quem deseja iniciar na jardinagem, pois exigem poucos cuidados com manutenção. Conheça 10 tipos de suculentas de sol ideais para ter em casa.

1. Graptoveria (Graptoveria fantome)

Graptoveria
A Graptoveria é famosa pelo formato delicado e compacto de suas folhas

A Graptoveria é um tipo de suculenta híbrida que gosta de sol originária da combinação entre as espécies Graptopetalum e Echeveria.

As principais características dessa planta são o tamanho compacto e as folhas verde e rosa, o que lhe garantiu o apelido de “miragem das suculentas”.  Por ser resistente, ela pode ser usada na composição de jardins externos.

2. Flor-da-fortuna (Kalanchoe)

Kalanchoe
A kalanchoe é indicada para quem deseja atrair boa sorte para a casa

As kalanchoes são suculentas que podem ficar no sol por longos períodos e não exigem rega frequente. A irrigação do solo deve ser feita apenas quando o substrato estiver completamente seco.

Seu cultivo pode ser realizado tanto em ambientes internos quanto externos, desde que sejam expostas ao sol nos horários mais quentes. Além de beleza para a decoração, ela atrai sorte, uma vez que são conhecidas como flores-da-fortuna.

3. Senécio Azul (Curio repens)

Suculenta Senécio Azul
A senécio possuim um visual único, o que deixar qualquer decoração mais elegante

A senécio azul é uma suculenta de meia sombra, ideal para quem procura uma opção para decorar ambientes internos.

A planta se destaca por seu tamanho compacto, não maior do que 30cm de altura e a coloração de suas folhas, em tom azul acinzentado. Nativa do continente africano, ela suporta bem regiões com temperaturas elevadas.

4. Aloe Vera (Aloe arborescens)

Aloe Vera
A babosa é uma planta para locais à meia-sombra, como varandas e terraços

Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa, é uma suculenta que gosta de sol indicada para compor a decoração de varandas, jardins e terraços.

As principais características da planta são suas folhas carnudas e firmes, que são capazes de reter água por longos períodos. Além disso, a espécie é famosa por suas propriedades medicinais, entre elas a cicatrizante.

5. Bálsamo (Sedum dendroideum)

Suculenta Sedum
O bálsamo é um suculenta de sol não que mede mais de 15cm

A Sedum está na lista de suculentas de sol para cultivo em vasos, devido ao seu tamanho inferior a 15cm.

Ela chama a atenção pela combinação de suas folhas minúsculas com flores amareladas, o que dá mais vida e alegria a qualquer ambiente.

6. Rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia)

Rosinha do Sol Variegata
A rosinha é uma suculente que pode ser cultivada em floreiras ou direto no jardim

A rosinha-de-sol é uma suculenta rasteira que adora exposição plena à luz solar, que pode ser cultivada em floreiras ou diretamente no jardim. Desde que o solo seja drenável e rico em matéria orgânica.

A planta se destaca por suas folhas ovais de coloração verde-clara que contrastam com o vermelho intenso de suas flores. Por se tratar de uma espécie de regiões desérticas, ela não tolera temperaturas baixas, principalmente geadas.

7. Agave-dragão (Agave attenuata)

Agave
A agave é uma opção para dar um toque diferente à decoração da frente da casa

A Agave-dragão é uma suculenta de sol nativa das regiões tropicais do México, o que a torna sua adaptação ao clima brasileiro mais simples. Com quase 2 metros de altura, ela é uma boa opção para decorar jardins ou a frente da casa.

Apesar de resistir bem aos períodos de estiagem, a agave precisa de um solo úmido para conseguir absorver os nutrientes do solo. Suas folhas são grossas e não apresentam espinhos.

8. Chocolate-drops (Adromischus Maculatus)

Adromischus Maculatus
A folhas da suculenta lembram pequenas gotas de chocolate

A suculenta Chocolate-drops recebe esse nome devido à coloração e formato de suas folhas, que é semelhante a pequenas gotas de chocolate.

Nativa do continente africano, ela pode atingir até 20cm de altura. Como ela precisa de 6 horas diárias de sol para poder se desenvolver, seu cultivo deve ser feito em varandas, terraços ou jardins.

9. Suculenta coelhinho (Monilaria Obconica)

Monilaria Obconica
A planta é ideal para quem desejar criar um delicado terrário para decorar a casa

A suculenta coelhinho é uma espécie nativa dos desertos da Namíbia e África do Sul. Por isso, ela adora o sol pleno e suporta períodos longos sem chuva. A planta recebe esse nome porque, no início da floração, suas folhas parecem orelhas de coelho.

Com um tamanho máximo de 10cm de altura, essa suculenta de sol pode ser cultivada em vasos ou terrários. O importante é garantir a exposição do sol nos horários mais quentes.

10. Cacto-margarida (Lampranthus productus)

Cacto margarida
A cacto-margarida é a melhor opção para quem deseja criar jardins suspensos

O cacto-margarida é uma suculenta rasteira que gosta de sol. Nativa do continente africano, ela se destaca pelas flores espessas, lineares e densas.

Apesar de medir 15cm de altura, o cultivo desse tipo de planta solar é ideal para jardins e floreiras. O que a torna uma opção versátil para decorar canteiros, cercas, pergolados ou criação de jardins suspensos.  

Gostou de conhecer 10 tipos de suculentas de sol para cultivar em casa? Para saber mais sobre jardinagem, consulte o nosso Guia de Plantas

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luiza Milan disse:

    Gostei bastante me ajudou muito

Deixe o seu comentário