Suculenta de sol: conheça 10 espécies para cultivar em casa

Compartilhar:


suculenta do sol

Estamos cada vez mais longe da natureza, principalmente para quem vive nas regiões urbanas. Isso se reflete na falta de acesso a áreas verdes. Quem mora em casas e apartamentos acabam buscando uma forma de manter uma conexão com o meio ambiente. Então, plantas, como suculenta de sol, surgem como uma ótima ideia para isso.

Seja para iniciantes em jardinagem ou para os mais experientes, as suculentas são plantas ornamentais, ou seja, que tornam qualquer ambiente atraente. Além disso, essa espécie é fácil de cuidar, resistente e deixa seu espaço mais charmoso e verde. 

Para você conhecer mais sobre as suculentas do sol, elaboramos um conteúdo completo com as principais espécies, características, como cuidar e muito mais. Confira!

Suculenta de sol: conheça 10 espécies de para ter em casa

Se você tem um cantinho especial na sua casa para plantas, quer montar um jardim, passar mais tempo na natureza ou simplesmente está querendo saber mais sobre suculentas de sol, selecionamos uma lista com 10 espécies para você ter em casa. Afinal, suculenta gosta de sol? Saiba mais!

1- Graptoveria

Graptoveria

Da família das Crassulaceaes, a Graptoveria é um cruzamento híbrido entre Graptopetalum e Echeveria do gênero das suculentas que se propagam por folhas caídas. É uma planta compacta, em forma de roseta, com folhas grossas de cor verde-rosa. Resistente, fácil de cuidar e que requer pouca manutenção. 

2- Kalanchoe

Kalanchoe

A planta Kalanchoe pertence ao grupo de suculentas de sol pleno, pois são muito resistentes à escassez de água, como também ao calor. Também conhecida como Erva-da-Costa, Flor da Fortuna e Coerana, Na natureza, a espécie pode ser encontrada nas cores rosa, lilás, branca, amarela, vermelha e laranja.

3. Suculenta de sol Senécio Azul

Suculenta Senécio Azul

Com folhas azul acinzentado, carnosas e cilíndricas, essa planta nativa da África do Sul é bastante utilizada para decoração de jardins, pois se adapta facilmente em floreiras e vasos decorativos. A Senécio Azul é uma suculenta de meia sombra, quedeve receber pelo menos oito horas de luz solar diariamente.

4. Aloe Vera

Aloe Vera

Conhecida pelas suas propriedades benéficas para a saúde, a Aloe é uma planta herbácea, que cresce em qualquer tipo de solo. Além de ser uma planta que é muito utilizada como cosméticos e soluções medicinais, é também perfeita para decoração, terrários abertos ou arranjos de suculentas.

5. Suculenta de sol Sedum

Suculenta Sedum

Formada por minúsculas e carnudas folhas, essa suculenta pode ficar no sol pois é uma planta repleta de água, que as tornam resistente a temperaturas mais secas. Inclusive, essa é uma boa opção para vasos e jardins de inspiração desértica.

6. Rosinha do sol Variegata

Rosinha do Sol Variegata

Nativa da África, a suculenta rosinha do sol é uma planta que possui grande valor ornamental e pode ser usada em arquitetura de interiores, paisagismo de espaços externos ou em um vaso para colocar na janela do seu quarto. Suas folhas ovais apresentam uma coloração verde-clara, que combina perfeitamente com o tom avermelhado de suas pequenas flores.

7. Agave

Agave

Agave é uma planta do tipo suculenta que pode ser considerada também como erva medicinal e até adoçante. De origem mexicana, pode ajudar no tratamento de problemas de digestão e possíveis lesões. No paisagismo, essa espécie é bastante resistente e se adapta muito bem em terrenos secos, como também se encaixa perfeitamente nos jardins tropicais e geométricos. 

8.  Suculenta de sol: Adromischus Maculatus

Adromischus Maculatus

Conhecidas como “gotas de chocolate”, essa planta nativa da África do Sul são consideradas raras e têm como características a cor verde-acinzentada, folhas achatadas, ovais e pontilhadas em tom marrom com manchas roxas. Essa espécie pode atingir até 20 cm de altura e são e precisam receber 6 horas de luz solar por dia. 

9. Monilaria Obconica

Monilaria Obconica

As suculentas de sol pleno da espécie Monilaria Obconica, também conhecida como corda das pérolas, é um caliciforme que tem uma estrutura folicular exótica que se parece com orelhas de coelho. Endêmicas da região árida da Namíbia, região da Namaqualand e da África do Sul, a planta tem uma aparência fofa e adorável, além de ser de fácil cultivo.

10. Suculenta de sol: Cacto margarida

Cacto margarida

O Lampranthus productus, mais conhecido como cacto-margarida, essa espécie apresenta crescimento rasteiro e bastante florido, com flores espessas, lineares, densas e vistosas, que aparecem sempre na primavera e no verão, sempre na cor rosa.

Como cuidar de suculentas de sol

Agora que já conhecemos algumas espécies, que tal saber sobre como cuidar? Se você também tem uma paixão por essas plantas, você precisa saber qual das opções é mais adequada para o espaço onde você irá cultivá-las. Afinal, cada suculenta tem suas próprias particularidades e cuidados específicos. 

Confira algumas informações sobre os cuidados básicos da suculenta do sol:

  1. Suculentas gostam de sol ou sombra, conheça qual o tipo da sua planta e veja quais são os melhores pontos para cultivar. 
  2. Nos dias mais frios, como no  inverno, mantenha o solo bem drenado para não apodrecer a raiz;
  3. Os vasos de barro ou de cimento são mais indicados.
  4. Use cascas de ovos como adubo, isso ajuda no fortalecimento da planta;
  5. Troque o vaso 1 vez ao ano, de acordo com o crescimento da suculenta;
  6. Cuidado para não deixar o solo encharcado.
suculenta do sol

E aí, gostou de saber mais sobre as suculentas do sol. Na Cobasi, você encontra tudo para cuidar da sua planta, como adubos, fertilizantes, vasos e muito mais. Então, aproveite e visite nosso setor de jardinagem e veja tudo o que é essencial para a vida. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário