Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aloe vera: benefícios e dicas para a sua plantação

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aloe vera

A aloe vera é uma planta que atende popularmente pelo nome de Babosa. Aposto que você já ouviu falar dela e dos inúmeros benefícios que ela oferece principalmente para a beleza e cuidado da sua pele. Quer saber mais vantagens em tê-las em casa e os cuidados com o seu cultivo? Vamos te contar tudo! 

O que é a aloe vera e quais são seus benefícios

Também conhecida como babosa, a Aloe vera é uma espécie de planta natural do norte africano que se apresenta como um cacto verde. Além da beleza dessa planta, ela é amplamente conhecida graças aos benefícios que oferece no segmento de saúde, sendo reconhecida como uma das plantas medicinais mais utilizadas no mundo. Isso graças aos componentes presentes na sua seiva, como:

  • Vitamina C;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Iodo 

E ainda substâncias regeneradoras ativas, como a aloína que é anti-inflamatória e a traquinona e glucomanano. 

Ou seja, é uma das espécies de planta mais rica em vitaminas, contribuindo em inúmeros fatores com as pessoas que as cultivam. É comum, por exemplo, que a Aloe Vera seja utilizada na criação de cremes para a pele, shampoos e máscaras voltadas para a hidratação capilar, uma vez que seus componentes oferecem diferentes vantagens ao ser aplicada na pele e nos cabelos.

Vale considerar ainda que a seiva presente no interior da planta também é uma ótima opção para a cicatrização de arranhões e queimaduras, graças as propriedades antibacterianas, hidratantes, anti-inflamatórias e  cicatrizantes.

Quais os cuidados necessários ao cultivar babosa?

aloe vera

Engana-se quem acredita que essa planta precisa de um cuidado mais expressivo que as demais espécies de cactos. A babosa é uma planta muito fácil de ser cuidada, precisando apenas do básico para crescer forte e saudável. Veja alguns passos:

  • Luz: a aloe vera é uma planta de meia sombra, por isso, é indicado que ela seja cultivada em casa. Essa planta não deve ficar exposta ao sol, visto que para a sua fotossíntese pode ser realizada com luz indiretas e raios solares breves. Se vale a dica, mantenha seu vaso próximo à janela.
  • Rega: a planta de babosa é bastante resistente à secura. Ao regá-la, procure uma hidratação profunda, no entanto, com pouca frequência. É importante que o seu solo esteja com bom sistema de drenagem e permeável. 
  • Fertilizantes: não é proibido utilizar fertilizantes para a criação da babosa, no entanto, caso opte por utilizá-los é indicado apenas uma aplicação por ano, mais precisamente no período da primavera.

Qual é o vaso ideal para a criação da babosa?

Caso esteja ainda pensando em qual vaso escolher para a criação da sua babosa, considere que não existe um modelo exclusivo, no entanto, pense em modelos grandes, com furos para a sua drenagem no fundo. Quanto maior for o vaso, mais espaço a planta terá para crescer, por isso, caso queira um cacto grande, escolha vasos grandes.

Por conta dos furos na base, é importante contar com pratinhos e cachepôs abaixo do vaso. Assim, a água de rega consegue ficar armazenada, possibilitando a hidratação da raiz e ainda não causa desperdício ou vazamento pelo ambiente.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário