Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar agrião? Aprenda aqui

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar agrião

O agrião é uma planta bastante conhecida e que oferece inúmeros benefícios para quem a inclui na sua alimentação. Por este motivo, é cada vez mais comum a presença dela em hortas caseiras e jardins. Quer conhecê-la melhor e ainda quais os benefícios da sua plantação? Vamos lá! 

O que é e quais são os benefícios do agrião?

Originalmente europeu, o agrião é uma planta comestível bastante popular, que pode ser utilizada como salada, tempero de alimentos e ainda na composição de sucos. Ela também é muito utilizada na prevenção de doenças, graças aos benefícios oferecidos para quem o ingere. Entre os benefícios do agrião, por exemplo, estão:

  • Ajuda na saúde dos ossos e da pele, graças ao seu alto teor de vitamina A;
  • Por ser rico em vitaminas C e K ele pode prevenir doenças cardíacas;
  • Também graças a vitamina C, o agrião ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Rico em ácido fólico, ele é indicado na prevenção de anemia;
  • Ótima opção para alimentações saudáveis, uma vez que possui baixa quantidade de calorias;

Além disso, essa planta é conhecida graças as suas propriedades expectorantes e descongestionante

Dicas de como plantar corretamente o agrião

Assim como qualquer outra planta, é necessário contar com sementes ou mudas para iniciar o cultivo. Se já se decidiu, é chegada a hora de pensar nos próximos passos para que sua plantação se desenvolva. Vamos por partes:

  • Vasos: escolher o vaso certo é indispensável para o crescimento saudável da sua muda. Afinal, é preciso que eles tenham uma profundidade correta e ainda uma largura razoável para garantir o crescimento da planta. O agrião, por exemplo, pode alcançar até 1,2 metros de altura. Por isso, vasos mais profundos são as melhores opções;
  • Luminosidade: o agrião é uma planta que depende de aproximadamente quatro horas de luz solar para o seu crescimento. Por isso, escolha bem o local onde vai deixar o vaso;
  • Água: assim como qualquer planta, é necessário que a regagem do agrião seja feito com frequência. No entanto, por ser semiaquático, no caso dessa hortaliça, a presença da água deve ser ainda maior. Por isso, além de não economizar na rega, procure pratos para o vaso, que ajudam a manter a raiz sempre hidratada. 

Chegou a hora da colheita?

como plantar agrião

Se a sua plantação está crescendo saudável, logo vai chegar o momento de colher. Antes, é importante verificar se as folhas estão bem desenvolvidas e com boa coloração. A coleta deve ser feita em aproximadamente 80 dias após a semeadura. Caso a plantação tenha sido feita com mudas, as folhas podem ser colhidas a partir do quadragésimo dia. 

Se a intenção da colheita for consumir imediatamente as folhas de agrião, a dica é: deixe até 10 centímetros de rama na planta, assim é possível que ela possa brotar novamente. Vale considerar que a mesma planta pode ser colhidas inúmeras vezes, mas é importante respeitar o intervalo médio de três meses para isso. 

Por fim, consuma com moderação a hortaliça. O seu consumo desregulado pode trazer complicações. Além disso, que tal pensar em outras plantas para fazer companhia ao agrião? Faça uma horta vertical na sua casa! Saiba como.

Gostou desse post? Leia mais em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário