Horta em apartamento: aprenda como cultivar uma

Compartilhar:


Plantação caseira de morango
Saiba como ter uma horta na sua casa!

A horta em apartamento vem com a finalidade de provar que não é preciso grandes terrenos para investir em uma vida saudável e, claro, próxima da natureza. Isso porque, essas estruturas são pensadas justamente para serem instaladas em ambientes com pouco espaço.

De temperinhos a verduras, hoje você vai aprender tudo sobre horta em casa e como manter seus vasos saudáveis e em constante desenvolvimento. Vem com a gente.

Como plantar horta em apartamento?

Uma das técnicas mais utilizadas para ter uma mini horta em apartamento é a verticalização dos vasos, isto é, usar paredes ou grades como estruturas de sustentação. E engana-se quem pensa que essa é uma tarefa difícil. Quando bem planejada, ter um cantinho verde em casa pode ser mais fácil do que se imagina, sem contar que vai deixar suas refeições mais coloridas e saborosas. Nós inclusive temos um espaço no site da Cobasi com tudo para a sua horta vertical.

Pensando nas principais dúvidas sobre horta para apartamento, temos abaixo um passo a passo iniciante de como fazer o seu canto de temperos.

Iluminação do local

Em primeiro lugar, escolha o ambiente certo. Por mais que a horta vertical possa ser criada em qualquer parede que esteja disponível, é fundamental escolher um local que conte com raios solares em pelo menos 4 horas diárias. Isso porque as principais espécies de hortaliças e temperos precisam de luz para sua fotossíntese

Vasos para sua horta

Iguais, diferentes, você pode se divertir escolhendo entre os tipos de vasos que existem por aí. No entanto, lembre-se de um detalhe: eles precisam de ao menos de uma profundidade média, cerca de 7 a 15 centímetros. Esse é o tamanho ideal para o crescimento da maioria de espécies de ervas e temperos para uma horta de apartamento.

Terra para seus vasos

É fato que para uma horta de sucesso, você precisa de uma terra de qualidade. Ou seja, um substrato que conte com alguns adubos e seja esponjoso, permitindo a passagem de água e oxigênio. Já em relação aos brotos, essa é uma escolha ideal para os iniciantes, já que eles crescem mais rápido. No entanto, caso prefira, conte com kits de sementes, que já vem preparados para fertilização.

Na parte da drenagem, técnica fundamental em qualquer vaso para garantir o escoamento da água, utilize argila expandida ou brita, por exemplo.

O que plantar em uma horta em apartamento?

horta verde no interior de uma residência
Ainda não sabe quais sementes podem ser plantadas? Vamos lá!

Está em dia com os primeiros passos para fazer uma horta em apartamento pequeno, seja na varanda ou em um outro espaço iluminado? Então chegou a hora de escolher o que plantar.

Saiba que muitas espécies de temperos, frutas e hortaliças crescem bem nesse formato, mas para isso é necessário também dedicação com a regagem frequente e cultivo. A verdade é que você deve reservar um tempinho diário para checar como está o crescimento dos verdinhos. Assim, unindo as duas coisas, você poderá contar com uma horta completa.

Abaixo estão os temperos e hortaliças para uma horta em apartamento. Sempre que comprar as sementes ou uma muda, a embalagem já contempla os principais cuidados com a espécie. Se quiser aprofundar, visite nosso espaço de jardinagem no blog Cobasi.

Salsa e cebolinha: são duas espécies que não precisam de tanta água e nem de sol direto. A rega vai de acordo com a secura do solo, no geral, acontece de 2 em 2 dias.

Manjericão: é uma erva mais delicada, isto é, deve ter um vaso individual, bastante água e sol. Para o seu manjericão se desenvolver, ele precisa de pelo menos 4 horas de sol direto.

Alecrim: uma erva que não precisa de muito requinte nos seus cuidados. Se dá bem na cozinha e cantinhos com luz indireta. Na hora do corte, sempre retire as folhas das extremidades.

Alface: a hortaliça é dona do sol, afinal, adora iluminação e deve receber 5 horas de luz direta, de preferência, pela manhã. Fácil de cuidar, vale incluir na sua horta caseira.

Orégano: é uma das ervas que mais precisa de sol, e quanto mais, melhor. O solo deve estar úmido.

Tomate cereja: temos um post completo sobre tomate cereja, mas já vale adiantar que é um fruto que precisa de luz constante, caso contrário, não irá se desenvolver. É uma planta para quem tem bastante sol em casa, principalmente no lugar da horta.

O que pode atrapalhar a minha horta?

Horta vertical na parede
Plante diferentes especiarias!

Entre os cuidados para que sua horta seja bastante frutífera, é fundamental compreender que cada planta precisa de um cuidado diferente, como falamos acima. Algumas podem preferir vasos mais fundos, outras, mais frequência nas regas e assim por diante de acordo com a espécie. No entanto, vamos pensar em questões em comum que pode danificar sua horta:

Excesso de água: antes de regar, veja se a terra encontra-se úmida, para isso, basta afundar seu dedo no solo. Caso positivo, aguarde mais um tempo;

Calor: a maioria das plantas para horta, precisam de luz moderada do sol. Por isso, verifique se elas não estão com aparência queimada, caso esteja tomando sol em excesso ou a luz mais forte do meio-dia e da tarde;

Pragas: com o passar do tempo, sua horta pode começar a receber visitas indesejadas, que são as temidas pragas. Os pulgões, por exemplo, são grandes inimigos das hortas, sua proliferação pode acabar com as plantações, assim como cochonilhas. Quando isso acontecer, procure inseticidas e produtos específicos para expulsá-los de lá.

Gostou das nossas dicas para criar uma horta em apartamento? Então não esqueça de manter suas plantinhas sempre saudáveis, e de tempos em tempos, aposte em fertilizantes para enriquecer a terra. Com isso, você terá frutas e especiarias sempre à mão na hora de cozinhar. Temos outros conteúdos que você pode gostar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário