Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como fazer uma linda horta em apartamento

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Plantação caseira de morango
Saiba como ter uma horta na sua casa!

Horta em apartamento é uma maneira prática de ter hortaliças, verduras e temperos naturais sempre à mão, mesmo com o pouco espaço do ambiente. Para ajudar a ter uma hortinha em apartamento completa que vai dar mais verde e frescor à decoração da sua casa. Vem com a gente!

Tipos de horta para apartamento

Uma das grandes vantagens em cultivar uma horta em apartamento é a versatilidade. Já o apaixonado por jardinagem poderá escolher a melhor maneira de cultivá-la em casa. Os tipos de horta para apartamento mais comuns são: mini horta e a horta vertical em apartamento. Conheça melhor cada um deles.

Mini horta em apartamento

A mini horta em apartamento é uma boa opção para quem tem muito pouco espaço em casa. Elas podem ser feitas com garrafas pet, latas ou qualquer recipiente que possa ser preenchido com substrato e tenha espaço suficiente para as raízes de hortaliças possam crescer.

Horta vertical para apartamento

Para quem tem um pouco mais de espaço e deseja inovar na decoração da casa, uma sugestão é a horta vertical para apartamento. Uma das vantagens deste modelo é que ele pode se adaptar facilmente a qualquer cômodo da casa, inclusive se tornando uma linda horta na varanda.

Para o cultivo desse tipo de horta em apartamento, os cuidados começam com a escolha do tempero, hortaliça ou verdura que você deseja plantar. É essencial selecionar sementes ou plantas que sejam adequadas ao espaço e quantidade de luz que o seu lar oferece para ela. 

Horta em apartamento: muitos sabores para cultivar

horta verde no interior de uma residência
Ainda não sabe quais sementes podem ser plantadas? Vamos lá!

Antes de começar a cultivar a sua horta em apartamento, acertar na escolha da hortaliça ou tempero que terá em casa é o primeiro passo para evitar frustrações. Acompanhe algumas sugestões que vão dar um sabor diferente à sua refeição.

Salsa e cebolinha: são duas espécies que não precisam de tanta água e nem de sol direto. A rega vai de acordo com a secura do solo, no geral, acontece de 2 em 2 dias.

Manjericão: é uma erva mais delicada, isto é, deve ter um vaso individual, bastante água e sol. Para o manjericão se desenvolver, ele precisa de pelo menos 4 horas de sol direto.

Alecrim: uma erva que não precisa de muito requinte nos seus cuidados é o alecrim. Essa plantinha se dá muito bem na cozinha e cantinhos com luz indireta. Na hora do corte, sempre retire as folhas das extremidades.

Alface: a hortaliça é dona do sol, afinal, adora iluminação e deve receber 5 horas de luz direta, de preferência, pela manhã. Fácil de cuidar, vale incluir na sua horta caseira.

Orégano: é uma das ervas que mais precisa de sol, e quanto mais, melhor. O solo deve estar úmido.

Tomate cereja: o tomate cereja é um fruto que precisa de exposição constante à luz do sol. Por isso, se você deseja cultivar essa planta em casa, a melhor opção é providenciar uma horta na varanda que permita que ela fique protegida da chuva e do vento.

Hortinha em apartamento: o que não cultivar

Assim como há temperos e hortaliças que são ideais para criar a sua hortinha em apartamento, há aquelas que devem ser evitadas. Na grande maioria dos casos, elas precisam de muito mais espaço para o desenvolvimento de suas raízes corretamente. Conheça os principais tipos de hortaliças e temperos que você deve evitar:

  • cebola;
  • repolho;
  • brócolis;
  • couve-flor;
  • chuchus;
  • rabanetes;
  • beterrabas;
  • mandioquinha;
  • cenouras;
  • batatas;
  • abóboras;
  • nabo.

 Horta em apartamento: saiba como montar a sua

Um dos tipos de horta em apartamento indicado para quem está iniciando no hobby da jardinagem é a vertical. Para montá-la é possível usar pallets, grades ou até mesmo a parede para criar uma horta na varanda.

Seguindo as dicas que daremos a seguir, será muito simples montar uma hortinha no apartamento e deixar a casa mais verde. Isso sem falar nas refeições em família, que terão um sabor, aroma e colorido inesquecíveis. Acompanhe o passo a passo!

A Iluminação ideal da hortinha em apartamento

Seja hortaliça ou tempero, para ter uma linda hortinha de apartamento, você precisa escolher a iluminação ideal para a planta. O recomendado é criar a sua horta vertical de apartamento em um local bem iluminado, que receba ao menos 4 horas de sol por dia. Assim você garante o desenvolvimento de sua horta.

Os melhores vasos para sua horta

A escolha do vaso ou jardineira faz toda a diferença na hora da montagem da sua horta em apartamento. O ideal é que eles tenham de 7 a 15 centímetros de profundidade. Lembre-se que é necessário que o recipiente tenha furos em sua base para facilitar a drenagem do solo.

Substrato para mini horta em apartamento

Para garantir que suas hortaliças ou temperos cresçam corretamente, é necessário investir em terras e substratos de qualidade. Escolha um substrato rico em material orgânico como, por exemplo, húmus de minhoca e esterco de vaca. Produtos com cascalho, brita, areia ou argila expandida ajudam na manutenção da umidade do solo.

Tenha um kit de ferramenta horta

Assim como o cultivo de plantas e flores, ter uma horta em apartamento precisa de dedicação e cuidado por parte do jardineiro ou jardineira. Por isso é essencial ter em casa um kit para manutenção com luvas, pá para manipulação da terra, tesoura para aparar folhas mortas ou amareladas, entre outros equipamentos próprios de jardinagem.

O que pode atrapalhar a minha horta?

Horta vertical na parede
Plante diferentes especiarias!

Entre os cuidados para que sua horta dê os resultados esperados, é preciso atenção a alguns pontos durante o cultivo das hortaliças. Conhecer a espécie que vai plantar é fundamental para não realizar cuidados que possam prejudicar a saúde da planta, como: exagerar na rega, exposição inadequada ao sol ou não estar atento ao surgimento de pragas pode acabar com vida da sua mini horta em apartamento. 

Saiba mais sobre cada um desses tópicos:   

Excesso de água: antes de regar, veja se a terra encontra-se úmida, para isso, basta afundar seu dedo no solo. Caso positivo, aguarde mais um tempo;

Calor: a maioria das plantas para horta, precisam de luz moderada do sol. Por isso, verifique se elas não estão com aparência queimada, caso esteja tomando sol em excesso ou a luz mais forte do meio-dia e da tarde.

Pragas: com o passar do tempo, sua horta pode começar a receber visitas indesejadas, que são as temidas pragas. Os pulgões, por exemplo, são grandes os principais inimigos  já que sua proliferação pode acabar com as plantações, assim como cochonilhas. Ao notar a presença deles, use inseticidas e produtos específicos para expulsá-los de lá.

Agora que você já sabe tudo o que é necessário para ter uma horta em apartamento, diga para gente: qual tempero ou hortaliça você escolheu para cultivar? Vamos adorar saber a resposta.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Edinalva Alves Bezerra de Souza disse:

    Vou fazer um teste com o alface ,em garrafa pet depois mostro o resultado

Deixe o seu comentário