Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

17 suculentas raras para se apaixonar e ter em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

As suculentas raras atraem os olhares daqueles que adoram essas espécies, afinal, além de exuberantes, elas são exóticas para o nosso país. Com cores, tamanhos e formatos diferentes, essas pequenas plantas atraem olhares e surpreendem no quesito curiosidades

Conheça mais sobre os tipos de suculentas exóticas, como cuidar de cada uma e se é possível encontrá-las aqui pelo Brasil.

Suculentas raras: um deslumbre visual

Por mais que certas espécies sejam conhecidas, isto é, encontradas com maior facilidade, há inúmeros tipos de suculentas raras que destoam em cores e formatos. De beleza incomparável, cultivar essas variedades que são mais difíceis de encontrar agregam até charme ao seu jardim e à sua casa.

Se inspire em uma lista de fotos de suculentas raras e descubra quais delas são mais fáceis de encontrar aqui no país.

Qual é a suculenta mais rara do mundo?

No total, são mais de 6 mil tipos de suculentas raras e acredite se quiser, mas tem até variação de planta que até se parece com diamante. Confira a seguir as espécies mais bonitas, diferentes e exóticas, além das suculentas raras coloridas.

Conheça 17 tipos de suculentas raras que existem na natureza

1.Pachyphytum Compactum

suculenta diamante entre as suculentas raras
A suculenta diamante recebe esse nome pelo formato de suas folhas

De origem mexicana, suas folhas se parecem bastante com a lapidação de um diamante, por isso ela ganha o apelido de suculenta diamante. Assim como a maioria das plantas que retém água, ela não precisa de muitas regas e a iluminação deve ser constante. Aliás, caso o ambiente esteja pouco iluminado, ela perde seu formato, que é sua principal característica.

2.Lithops

espécie lithops suculentas raras
Ela é conhecida como planta pedra devido ao aspecto de suas folhas

O gênero é nativo da África do Sul e estima-se que são cerca de 300 variedades. Seu apelido, “planta pedra”, fazendo jus ao habitat natural, que é extremamente seco e rochoso.

3.Ruffles echeveria

suculentas raras de cores e formas diferentes
Suas floras chamam a atenção pela combinação de verde e rosa

Suas folhas grandes chamam a atenção, mas é impossível não notar seus tons rosados e a textura frisada. Uma curiosidade é que a sua tonalidade vai puxando para o rosa de acordo com a exposição ao sol. Encontrada no Brasil, a espécie Ruffles echeveria é uma das suculentas mais raras e que demandam alto investimento em uma muda.

4.Templo do Buda Crassula

suculentas raras templo do buda crassula
Seu nome é uma homenagem aos templos budistas

De aparência peculiar, porém beleza deslumbrante, esta suculenta é ótima opção para paisagismo, principalmente de ambientes internos. Por conta de seu formato, seu nome é uma homenagem aos templos budistas. Durante a primavera, pequenas flores brancas aparecem e alegram qualquer ambiente.

5.Euphorbia obesa

suculentas raras planta baseball
O formato de suas folhas lembra uma bola de baseball

Aqui temos outra variedade de origem sul-africana que é conhecida como “planta baseball” por conta da sua aparência. Assim como as outras suculentas, a recomendação é regar apenas quando o substrato está seco. Para estimular as flores da planta, invista em um substrato para suculentas durante a primavera.

6.Echeveria Compton Carousel

suculentas raras para ter em casa
Ela chama a atenção por ser semelhante a uma rosa

As variedades do gênero botânico Echeveria se caracterizam por seu formato de roseta, mas esta variação, em específico, chama a atenção por suas cores. Do branco nas extremidades ao verde contrastante na parte interna, a Compton Carousel é de arrancar suspiros.

7.Haworthia truncata

suculentas raras dente de cavalo
Suas folhas lembram muito os dentes de um cavalo

São cerca de 100 espécies da Haworthia, mas a variedade truncata tem o seu diferencial. Isso porque a parte superior dessa espécie é reta. Aliás, seu apelido, “dente de cavalo”, é um bom sinônimo de aparência semelhante.

8.Tephrocactus articulatus

suculentas raras espinho de papel
A suculenta possui espinhos meláveis, sendo uma boa opção para cultivar em casa

O cacto “espinho de papel”, como é chamado por aí, tem um formato clássico, ou seja, aquele longo e com pontas de onde brotam espinhos. O seu diferencial, além de ser raro, é que os espinhos são maleáveis, isto é, possuem uma textura que lembra o papel.

9.Conophytum subglobosum

suculentas raras deslumbrantes
Suas folhas lembram delicadas almofadinhas

É fácil incluir esta variedade de suculentas entre as mais bonitas do mundo! Como se fosse uma espécie de almofada, a parte mais fantástica da planta é a floração. Isso porque as flores despertam a partir do meio, rachando a superfície para florescer.

10.Ariocarpus Trigonus

suculentas raras com flores
A Ariocarpus Trigonus é considerada uma planta rara

De origem mexicana, esta planta é raríssima, sendo sua maior procura por colecionadores de cactos e suculentas. Com extremidades pontudas, as flores desta espécie brotam entre as folhas e possuem uma cor amarela.

11.Adromischus Maculatus

suculentas raras colorida
A beleza de suas folhas rajadas atrai a atenção dos admiradores de suculentas

O sol é fundamental para obter a melhor versão dessa espécie, que tem origem na África do Sul. Sua coloração se assemelha muito a um rajado, sendo que os tons se destacam ainda mais em vasos de cor clara.

12.Cotyledon Orbiculata cv. Variegata

suculentas raras e bonitas
A coloração azuladas de suas folhas a torna uma espécie rara

Na lista de espécies que um colecionador pretende ter, esta variedade de suculentas certamente ocupa as primeiras posições. Isso porque ela surpreende no desenvolvimento da sua coloração. De início, ela tende a começar em um tom de verde bem claro, mas, com a iluminação, ganha incríveis tons de rosa, azul e até amarelo.

13.Kalanchoe tomentosa

suculentas raras orelha de gato
Ela se destaca pelo formato semelhante a uma orelha de gato

Orelha-de-gato ou planta-panda, esta variação está também na categoria suculentas mais raras do mundo. Esse tipo não se destaca apenas pelos detalhes nas folhas que lembram simpáticas manchinhas, mas também pela sua textura parecida com um veludo.

14.African Milk Tree

suculentas raras e grandes
A African Milk Tree é uma planta rara muito fácil de cultivar

Nativa da África, ela se diferencia por parecer um cacto por conta do seu corpo comprido e os espinhos nas extremidades, mas na verdade ela é uma suculenta. De fácil cultivo, talvez você a conheça pelo nome de Euphorbia Trigona. Suas folhas roxas nas laterais tornam a planta singular.

15.Albuca spiralis

suculentas raras bloem afrika
O forma de caracol de suas plantas a torna um das prediletas dos paisagistas

Suas folhas lembram simpáticos caracóis que caem no melhor estilo cascata. A planta ganhou o nome de Bloem Afrika aqui no Brasil e faz sucesso no paisagismo. A suculenta-espiral, como também é chamada, se desenvolve melhor em sol constante.

16.Conophytum Bilobum

suculentas raras com formato coração
Quem não gostaria de ter uma suculenta em forma de coração?

Ao procurar por fotos de suculentas raras, você vai se deparar com esta pequena, que tem uma aparência idêntica a um coração. É realmente deslumbrante para qualquer um que gosta dessas plantas!

17.Euphorbia Lactea Cristata

suculentas raras com aparência de corais
A Euphorbia Lactea Cristata é um das mais altas, podendo medir até 1 metro de altura

Acredite se quiser, mas esta suculenta pode chegar a quase 1 metro de altura! Pouco comum para essas plantas, ela nasceu de mudanças genéticas e encanta por conta da sua semelhança com corais.

Como cuidar de suculentas raras?

Independentemente da espécie de suculentas mais raras que você tem em casa ou procura ter, os cuidados com as suculentas no geral envolvem uma boa iluminação e pouca rega. O adubo para suculentas e cactos é um complemento bacana, principalmente para aquelas que florescem.

Quer saber como a sua casa e jardim ficaria com suculentas na decoração, separamos algumas sugestões de paisagismo. Inspire-se!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Maria Fatima disse:

    Lindas as suculentas , como fazer para adquirir

  2. Ozeias disse:

    Plantas maravilhosas!!!
    Como conseguir essas plantas?

Deixe o seu comentário