Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda a cuidar e a cultivar a linda mãe de milhares

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jardim com plantas mãe de milhares
A mãe de milhares é uma planta com visual sofisticado

A mãe de milhares é uma suculenta que caiu no gosto dos apaixonados por jardinagem e paisagismo. Além de seu visual exótico, ela é um tipo de planta muito fácil de cuidar e que combina com a decoração de qualquer ambiente. Descubra como cultivá-la em casa.

Mãe de milhares: por que esse nome?

A mãe de milhares tem como nome científico Kalanchoe daigremontiana e pertence à extensa família das suculentas. Ela recebeu esse apelido carinhoso devido à uma característica única de suas folhas, pois em suas pontas nascem pequenos brotinhos que se transformam em mudas e, consequentemente, ajudam na reprodução da mãe de milhares.

Suculenta mãe de milhares: características

A suculenta mãe de milhares é uma planta singela nativa do continente africano, mais precisamente de Madagascar. Seu caule, no auge da floração, pode chegar a medir até 1 metro de altura.

Já as folhas, onde os pequenos bulbos coloridos se alojam, são pontiagudas e contam com as bordas serrilhadas. Com uma coloração que pode variar em diversos tons de verde até o acinzentado, suas folhas podem chegar a até 20 centímetros de comprimento.  

Devido ao seu tamanho compacto, a mãe de mil é uma ótima alternativa para o cultivo em jardineiras ou vasos em ambientes com luz. Isso sem falar nas propriedades medicinais da planta, que ajudam no tratamento de diversas doenças e mal-estar.

Propriedades medicinais da planta mãe de mil

Além de terem um visual único e servirem para a propagação da espécie, as folhas da planta mãe de mil possuem propriedades medicinais, como antibiótica, anti-inflamatória, cicatrizante, imunossupressora e sedativa, ideais para o tratamento de:

  • ferimentos de pele;
  • gastroenterite;
  • reumatismo;
  • ansiedade;
  • problemas de estômago;
  • depressão;
  • diarreia;
  • amigdalites.

Atenção: Apesar da grande variedade de propriedades medicinais da mãe de milhares, é importante consultar um médico especializado antes de iniciar qualquer tratamento. A automedicação não é recomendada.

Suculenta mãe de milhares: como cuidar

vaso com a suculenta mãe de milhares
A mãe de milhares é uma planta super fácil de cuidar

Depois de conhecer mais sobre uma planta tão singular quanto a mãe de milhares, chegou o momento de saber como cuidar dela em casa, não é mesmo? Venha com a gente e confira as preciosas dicas a seguir.

Qual é o melhor lugar para a suculenta?

Por ser uma planta de clima quente, a mãe de milhares, assim como as demais suculentas, precisa de exposição direta ao sol, no máximo à meia sombra. Por isso, o melhor lugar para ela são jardins externos ou varandas onde possam receber as energias dos raios solares e terem o seu desenvolvimento favorecido.

Escolha o substrato adequado para a planta

Após definir onde a planta mãe de mil ficará, o passo seguinte é escolher um substrato que favoreça o pleno desenvolvimento da suculenta. O recomendado é apostar em terra rica em material orgânico e drenável. Dessa maneira você oferece os nutrientes necessários e evita que o solo fique encharcado.

Qual o intervalo das regas da mãe de milhares?

O intervalo das regas da varia de acordo com a época do ano. Em estações mais frias como outono e inverno, elas devem ser mais espaçadas para evitar o acúmulo de água. Já entre a primavera e o verão, o indicado é fazer regas mais frequentes, porém com cuidado para não deixar a terra encharcada, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Durante as estações quentes do ano, o ideal é fazer a hidratação do solo em intervalos de 15 dias. Nos períodos mais frios, o apaixonado por jardinagem pode fazer a rega de forma mensal da mãe de mil.

É preciso adubar a mãe de milhares?

Como toda a planta, a mãe de milhares precisa que seja realizada a reposição de nutrientes no solo. Entre as estações da primavera e verão, faça a fertilização com adubo orgânico específico para suculentas de acordo com a orientação do fabricante.

É possível propagar a mãe de mil?

Sim! A sua propagação pode ser feita por meio de estaquias (um método de reprodução) retiradas das folhas ou do caule ou por meio de sementes. Para isso basta cortar um pequeno pedaço da planta com as ferramentas de jardinagem adequadas e fazer o replantio em um vasinho de barro com furos na base e o substrato indicado para a planta.

Agora que você já conhece mais sobre a suculenta mãe de milhares e a melhor maneira de cuidar dela em casa, conte para gente: em qual lugar da casa você vai cultivar essa linda e delicada plantinha?  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Danyelle disse:

    Qual a altura máxima que um aranto pode chegar? O meu está com 2,5m, estou preocupada de ter que cortar.

  2. Raimundo Mendes Negrão disse:

    Muito importante conhecer um pouco desta mãe de mil

Deixe o seu comentário