Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calandiva: Conheça essa suculenta especial

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores amarelas de Calandiva
Calandiva amarela é sinônimo de alegria

A Calandiva é uma flor que pertence à família das suculentas. Conhecida também pelos nomes de Flor da Fortuna e Kalanchoe, ela se destaca por seu tamanho compacto e pela beleza das múltiplas flores. Conheça sobre essa linda planta, que é perfeita para alegrar qualquer ambiente da casa.

As principais características da Calandiva

Por ser uma suculenta, a Calandiva tem características bem peculiares. Tudo começa pelas folhas largas, grossas e com uma coloração puxada para o verde escuro. Em contrapartida, suas flores são bastante coloridas, encontradas geralmente em tons de lilás, amarelo, laranja, vermelho, branco e rosa.

Além de ser uma espécie de planta fácil de cuidar, a floração dessa suculenta ocorre entre o outono e o começo da primavera, durando aproximadamente três meses. Garantindo que sua casa fique colorida por muito mais tempo.

Qual é o significado da Calandiva?

Apesar de ser chamada carinhosamente de Flor da Fortuna, a Calandiva não tem nenhuma relação com dinheiro e riqueza. A fortuna a qual ela se refere tem conotação de afortunada e está relacionada à boa sorte, felicidade e amor pela pessoa presenteada. Conheça o significado de cada uma das cores da suculenta.

  • Amarela: expressa alegria e otimismo pela vida;
  • Vermelha: simboliza o amor e paixão pela pessoa presenteada;
  • Branca: significa paz e harmonia, sendo ótima para limpar as energias do ambiente;
  • Rosa: representa ternura, amor lúdico e carinho.

Há diferença entre a Calandiva e a Kalanchoe?

Sim. Existe uma pequena e sutil diferença entre a Kalanchoe e a Calandiva. Se a planta que você deseja cultivar tiver pétalas simples, ela é uma Kalanchoe. Caso sua aparência seja marcada por múltiplas flores dobradas, isso é sinal que se trata de uma Calandiva. Agora que você já sabe a diferença, aprenda a cultivá-la.

Confira como cuidar de uma Calandiva

suculenta com pétalas vermelas
Plantas com flores vermelhas simbolizam o amor

Essa planta de origem africana, encontrada principalmente em Madagascar, é considerada uma espécie que precisa de muito pouco cuidado para se desenvolver. Os principais pontos de atenção são a rega e a exposição à luz do sol. Acompanhe o passo a passo.

1. Prefira a meia-sombra

A Calandiva é uma espécie de planta que se dá melhor em ambientes iluminados, recebendo luz direta do sol pela manhã. No momento de escolher onde a sua planta vai ficar, dê preferência aos ambientes com meia-sombra, onde ela possa aproveitar o sol nos períodos mais amenos.

2. O solo ideal para a Calandiva

Por ser uma planta característica de ambientes quentes e úmidos, a melhor terra para a Calandiva são aqueles com boa drenagem. Misture terra rica em material orgânico com pedriscos, brita ou argila expandida no fundo do vaso para evitar que o solo fique encharcado e apodreça as raízes da planta.

É muito importante também que o apaixonado por jardinagem e decoração faça a adubação periódica para que ela tenha os nutrientes necessários para crescer. Você pode optar por substratos para suculentas ou o famoso adubo NPK, que é rico em fósforo.

3. Atenção com a rega

Uma das vantagens do cultivo de suculentas como a Calandiva é que elas não precisam de rega frequente. O mais indicado é molhar diretamente o substrato apenas uma vez por semana, isso se ele ainda não estiver úmido.

O principal cuidado no momento da rega da sua plantinha é evitar molhar as flores e folhas. Pois, além delas ficarem murchas, a umidade nessa região é um grande atrativo para o surgimento de fungos e parasitas nocivos.

4. Poda de flores e folhas secas

Entre o final de um período de floração e o começo de outro, é normal o surgimento de folhas e flores secas. Nesse caso, o ideal é preparar as ferramentas de jardinagem e fazer a poda dessas folhas com bastante cuidado. Assim, você evita o aparecimento de pragas e permite que a suculenta floresça novamente.

É possível fazer muda de Calandiva?

Calandiva com flores rosas
vasos com suculentas
vaso branco com Calandiva rosa
Calandiva com flores rosas
A Calandiva se destaca pelo formato de suas flores
vasos com suculentas
Vasos com Calandiva são perfeitos para a criação de jardins
vaso branco com Calandiva rosa
Ambientes internos ficam lindos com Calandiva rosas

A resposta para essa pergunta é sim, é possível criar mudas de Calandiva. E o melhor de tudo, é que é muito simples fazer a reprodução dela em casa. Confira!

  • Remova um galho da planta com aproximadamente 5 cm de comprimento;
  • Deixe apenas duas ou três folhas no galho;
  • Embrulhe o galho em um pedaço de papel e deixe secar por três dias;
  • Após esse período, faça o plantio em um vaso com solo bem drenado;
  • Por fim, regue e mantenha o substrato úmido até o crescimento das raízes.

Viu como é simples ter uma linda Calandiva decorando a casa? Se você também é apaixonada por suculentas, compartilhe com a gente qual delas você adora cultivar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário