Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas suculentas: aprenda tudo sobre essa planta especial

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas suculentas

As plantas suculentas fazem muito sucesso entre os apaixonados por jardinagem e decoração. Isso acontece por elas serem fáceis de cuidar e terem um tamanho compacto, que se adapta a qualquer tipo de decoração.

O que são as plantas suculentas?

As suculentas são plantas originárias de regiões de clima árido, como os desertos e partes do continente africano. Por isso, a sua principal característica é armazenar água nas folhas para enfrentar longos períodos de estiagem ou falta de chuvas. 

No mundo, segundo estimativas, há mais de 9 mil tipos diferentes de plantas suculentas, entre elas, o mais famoso é o cacto. Entretanto, vale ressaltar que nem todas as suculentas são cacto, já que a espécie abriga um universo muito maior de tipos de plantas.

Conheça os tipos de plantas suculentas mais famosas

O cacto é, sem dúvidas, o tipo de planta suculenta mais famosa que existe, inclusive se tornando quase um símbolo dessa espécie. Porém, há uma grande diferença entre elas. Os cactos possuem pequenos espinhos em suas folhas, já as suculentas têm folhas mais grossas e lisas. Conheça outros tipos comuns dessa planta.

Echeveria ou rosa-de-pedra

Echeveria com folhas brancas
Rosa-de-pedra tem como charme as folhas parecidas com pétalas de rosasa.

Entre todos os tipos de plantas suculentas, uma das mais famosas é a Echeveria ou rosa-de-pedra. Ela recebe esse apelido devido à aparência de suas folhas que são arredondadas com uma pequena ondulação nas pontas, o que lembra muito a flor dos românticos.

Suculenta Fantasma

suculenta fantasma na natureza
A beleza da planta está no contraste de cores

Apesar do nome curioso, este tipo de planta suculenta faz bastante sucesso. Suas folhas alongadas e pontiagudas possuem tons levemente arroxeados mesclados com uma tonalidade verde esbranquiçada.

Colar de pérolas

planta em forma de cascata de pérola
A colar de pérolas é uma suculenta pendente usada em decoração

Com o nome científico de Senecio rowleyanus, a colar de pérolas é uma planta suculenta do tipo pendente, ou seja, suas folhas formam uma pequena cascata em forma de bolinhas. Durante a primavera, nascem pequenas flores brancas com um doce aroma de canela.  

Planta Jade

planta jade perto da janela
A planta jade é uma espécie de tamanho delicado e fácil de cuidar.

A planta suculenta Jade é popularmente conhecida como a planta-da-amizade. De origem africana, a floração acontece entre o inverno e a primavera com o surgimento de pequenas e delicadas flores brancas.

Flor-da-fortuna

Kalanchoe é conhecida por atrair sorte e boas energias

Outro tipo de planta suculenta famosa é a flor-da-fortuna. A Kalanchoe, bastante usada em decoração para atrair prosperidade, esse tipo de suculenta pode ser encontrada com flores nas flores branco, amarelo, rosa, lilás, vermelho e laranja.

Babosa

Como plantar babosa: dicas para cultivar no vaso e no chão
A Babosa é uma suculenta medicinal

A Babosa, também conhecida por Aloe e Vera, é uma planta suculenta bastante usada para a produção de medicamentos naturais e cosméticos. Para que ela se desenvolva adequadamente, nada melhor do que exposição direta à luz do sol.

As suculentas mais raras do mundo

Quem é apaixonado por plantas e jardinagem sabe que, no mundo, há algumas espécies que são muito difíceis de serem encontradas, transformando-se em verdadeiras relíquias. Confira as 4 plantas suculentas mais raras do mundo.

Cotyledon orbiculata variegata

folhas de cotyledon orbiculata
A Cotyledon Orbiculata só cresce em condições bem especificas

Nativa da África, esta suculenta é uma rara planta que necessita de muito cuidado, já que ela precisa das condições perfeitas para crescer. Com uma coloração verde clara acinzentada e um formato peculiar, semelhante à bolinha, a planta precisa de exposição direta ao sol e clima extremamente seco.

Conophytum subglobosum

vaso com Conophytum subglobosum
Conophytum subglobosum é uma suculenta que nasce as rochas

A Conophytum subglobosum é um tipo de planta suculenta rara de tamanho compacto. Formada por pequenos corpos carnosos, ela tem como característica crescer em colinas rochosas e flores nas cores amarelo, rosa, vermelho e violeta.

Adromischus maculatus

vaso com gostas de chocolate
A gotas de chocolate lembram muito as plantas carnívoras

Conhecida como “gotas de chocolate,” esse tipo de suculenta tem um aspecto semelhante às plantas carnívoras, mas sem a capacidade de capturar e digerir insetos. Suas folhas possuem coloração marrom e formato de cunha. O que cria um visual todo especial.

Moraea tortilis

Moraea tortilis na terra
Essa planta africana se destaca pelas folhas em forma de espiral.

A Moraea tortilis é um tipo de planta suculenta que chama a atenção pelo formato nada convencional de suas folhas, que tem aspecto semelhante a um espiral. Nativa do sul do continente africano, ela pode medir até 10cm de altura.

Aprenda a cuidar de suculentas

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o universo das plantas suculentas, deu vontade de levar uma para casa e cuidar? Então, confira como fazer para ter uma planta linda e saudável decorando o seu espaço predileto da casa.

O melhor lugar para a suculenta

De maneira geral, as suculentas são plantas que adoram ambientes quentes e exposição direta ao sol. Entretanto, há tipos de plantas dessa família que preferem crescer à meia sombra, protegida do raio do sol nas horas mais quentes.

É essencial saber qual dessas variações você vai escolher para decorar o ambiente. Afinal de contas, a falta ou excesso de luz natural faz toda a diferença no desenvolvimento saudável para a planta, que é perfeita para decorar e alegrar varandas, jardins ou mesmo a sala de estar.

Use substratos drenáveis

O substrato para cultivo das suculentas deve ser drenável e preferencialmente composto por material orgânico. Um solo com brita, pedriscos e areia é suficiente para evitar que a terra fique encharcada e apodreça as raízes da planta.

Quando regar a planta suculenta?

Uma das vantagens em se cultivar uma planta suculenta é a pouca necessidade de rega. Em estações mais quentes do ano como o verão, o recomendado é fazer a rega uma vez por semana.

Já durante o outono e o inverno, a rega a cada 15 dias é suficiente para que ela permaneça hidratada. E não se esqueça, a rega deve ser feita diretamente no solo, nunca molhe as folhas, pois, devido ao acúmulo de água elas podem apodrecer.

Adubação das suculentas

A adubação periódica é necessária para que a suculenta tenha os nutrientes necessários para um bom crescimento. Uma boa dica é optar por fertilizantes naturais, pois eles liberam as vitaminas aos poucos, tornando o intervalo entre a adubação maior.

Agora que você já conhece tudo sobre as plantas suculentas, está preparada para ter uma dessas em casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário