Saiba tudo sobre plantas suculentas

Compartilhar:


plantas suculentas

As plantas suculentas se tornaram uma das espécies mais famosas entre os adoradores de plantas, e não é para menos, elas são muito fáceis de cuidar, se dão bem em quase todos os ambientes e ganham destaque nas decorações

As suculentas são espécies de plantas que retém muito líquido em suas folhas, elas são típicas das regiões mais secas e do continente africano, mas ficaram famosas em todo o mundo. 

Além disso, as plantas suculentas são muito fáceis de cuidar e se adaptam com facilidade a diversos locais, podendo ser plantadas em vasos, jardins ou jardineiras. Elas não necessitam de muita água e ainda podem ficar expostas ao sol com frequência.

No entanto, merecem alguns cuidados para que vivam com saúde. As suculentas são plantas que retém muita água, portanto, necessitam de uma boa drenagem no solo na hora do plantio. 

O ideal, é que ao plantar uma muda de suculenta, seja usado metade terra e metade areia. Além disso, se plantada em vasos, é fundamental o uso de pedras de argila e cascalhos ao fundo do vaso, para ajudar na drenagem.

No Brasil, um tipo de suculenta muito conhecido é a Babosa ou a Espada de São Jorge, no entanto, existem pelo menos 9 famílias de plantas suculentas espalhadas pelo mundo, com milhares de espécies diferentes. 

Conheça algumas espécies de plantas suculentas

Muita gente confunde os cactos com as suculentas, mas apesar delas serem plantas do mesmo gênero, os cactos possuem espinhos, já as suculentas normalmente possuem as folhas mais grossas. Conheça alguns tipos de suculentas:

Echevéria ou rosa-de-pedra

Um dos tipos mais famosos de suculentas depois da Espada de São Jorge, essa planta se assemelha a uma flor. Ela possui as folhas arredondadas com uma pequena angulação nas pontas. Quando necessita de sol abundante, ela fica com as folhas mais alongadas

Suculenta Fantasma

Apesar do nome curioso, esta planta também está entre as mais conhecidas. Com as folhas alongadas e pontiagudas, ela possui um tom levemente arroxeado, mesclando com um tom de verde esbranquiçado. Quando precisam de sol, elas tendem a mudar de cor, adquirindo uma coloração leitosa

Colar de pérolas

Esta suculenta pendente é perfeita para quem gosta das plantas que caem sobre os vasos e de jardins verticais. Ela possui longas hastes, compostas por folhas em formato de bolinhas, semelhante a ervilhas. Durante a primavera, ela pode dar florações brancas com um cheiro semelhante a canela

Zebra

Com um formato de roseta, estas plantas são de coloração verde escura com leves rajadas em tons de branco. Suas folhas possuem textura áspera, mas elas se dão bem em todas as temperaturas. 

Rabo-de-burro

Outra suculenta pendente, ela é composta por uma haste comprida, cheia de cominhos em um verde acinzentado. Suas flores costumam ser avermelhadas, ganhando destaque em meio às folhas. 

decoração com plantas suculentas

As suculentas mais raras do mundo

Se você é um adorador de plantas e até mesmo um colecionador, você sabe que algumas espécies de plantas podem ser muito difíceis de serem encontradas, se tornando verdadeiras raridades. 

Além disso, quanto mais rara for a planta, mais cara ela tende a ser. Este é o caso dessas 4 suculentas, consideradas as mais raras do mundo:

Cotyledon orbiculata variegata

Nativas da África, esta suculenta é uma raridade que necessita de muito cuidado, elas são rigorosas e se dão bem apenas em locais muito secos e com muito sol. Ela possui uma coloração verde clara acinzentada e um formato peculiar, semelhante a bolinhas acopladas em uma haste. Caríssimas, podem custar entre 50 a 300 dólares

Conophytum subglobosum

Muito pequenas, suas folhas se assemelham a pequenas pedras acopladas umas às outras. No outono, ela floresce pequenas flores brancas ou rosas. 

Adromischus maculatus

Conhecida como “gotas de chocolate” suas folhas são arredondadas, semelhantes a uma planta carnívora, no entanto, elas não são capazes de capturar e digerir os insetos. 

Moraea tortilis

Esta suculenta chama a atenção por suas folhas diferenciadas, em formato espiral, suas folhas podem ser lisas no caule, enrolando próximo da ponta

Quanto custa uma suculenta?

Muita gente se pergunta qual o valor real destas plantinhas, mas na realidade, o valor das suculentas depende de diversos fatores como o tamanho, a espécie, se ela é rara, se vem com mais de uma no mesmo vaso e assim por diante. 

De modo geral, as suculentas podem custar entre R$ 5,00 reais a mais de US$ 300,00 dólares. Neste caso, quanto mais rara a planta e mais longe você estiver, mais cara ela será. 

Gostou de conhecer sobre as suculentas? Acesse nosso blog para mais dicas e curiosidades sobre jardinagem:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário