Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mini cactos: Aprenda a cuidar dessa planta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close de vasos com mini cactos
Os mini cactos são plantas fáceis de cuidar.

Os mini cactos são uma das plantas mais desejadas para dar um toque diferente à qualquer decoração. Isso acontece devido ao seu visual exótico e por não precisar de muitos cuidados por parte do apaixonado por jardinagem. Se você está pensando em ter uma planta dessas em casa, confira o que nós preparamos. Aproveite!

O que é são os mini cactos?

Os mini cactos são plantas da família das Cactaceae, uma espécie de planta que conta com mais de 2 mil variações, entre elas as suculentas. Os cactos miniaturas tem como principais características o tamanho compacto e a presença de pequenos espinhos, que nada mais são que flores que não se desenvolveram. 

Mini cactos com flores: verdade ou mentira?

Uma das principais curiosidades em relação aos mini cactos é se há ou não espécies onde nascem flores no caule. A resposta para essa dúvida é sim! Porém, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a sua plantinha, pois nem todas as variações de mini cactos contam com flores. Procure sempre pelos seguintes tipos:

  • Opuntia Violácea;
  • Rebutia;
  • Mammillaria;
  • Cereus;
  • Echinopsis;
  • Sianinha;
  • Ferocactus;
  • Schlumbergera truncata (Flor de Maio);

Saiba como fazer decoração com mini cactos

jardim com plantas de cacto
Mini cactos criam uma linda decoração

O principal uso dos mini cactos é na decoração de ambientes, seja na varanda, na sala de estar, no escritório e em pequenos jardins. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber para ter lindos mini cactos em casa. Confira!

1. A escolha do vaso ideal para mini cactos

Para ter um mini cacto saudável em casa, o ideal é começar com a escolha do vaso para plantas correto. Não importa o tamanho, o melhor vasinho para mini cactos é feito em cerâmica e com furos na base, já que evitam o acúmulo de água no substrato

2. Procure um lugar do sol

Por ser uma planta do deserto e de regiões áridas, os cactos miniaturas precisam de um local arejado onde possam receber a luz solar. Janelas, mesas e varandas são locais adequados para abrigar a planta que, se possível, deve ficar exposta aos primeiros raios de sol do dia. 

3. Os cuidados com a rega do cacto miniatura

Da mesma maneira que todas as plantas, o cacto miniatura precisa de água para crescer e se desenvolver, porém em menor quantidade.  Por exemplo, o recomendado é que a rega seja feita a cada 15 ou 20 dias no inverno e por volta de 10 dias nas épocas mais quentes do ano. 

Um truque que ajuda bastante a saber a hora ideal de dar água para a sua planta é colocar o dedo na terra. Se, ao retirar o indicador do substrato ele estiver seco, é sinal de que ela precisa de água. Se o solo estiver úmido, não há a necessidade de rega. 

Dicas para cuidar do seu mini cactos

pessoa cuidado dos mini cactos
homem segurando um muni cacto
jardim com mini cactos
pessoa cuidado dos mini cactos
Simples cuidados ajudam a manter a planta bonita
homem segurando um muni cacto
A escolha do local é essencial para saúde da planta
jardim com mini cactos
Mini cactos são ótimas opções para jardim

Cuidar de mini cactos e mantê-los saudáveis é uma tarefa muito simples. O amante de jardinagem precisará apenas tomar alguns cuidados no dia a dia. Conheça os principais:

  • Mantenha o cacto em vasos pequenos, adequado ao tamanho da planta;
  • Deixe o vaso com o cacto em locais arejados e à meia sombra;
  • Evite a rega desnecessária, pois pode apodrecer a raiz.

Como cuidar de mini cactos em cachepôs?

Com certeza você já deve ter visto lindos mini cactos em cachepôs, não é mesmo? De acordo com Jailson Pereira da Silva, líder de setor de jardinagem da Cobasi, essas flores precisam de cuidado especial na hora da rega.

De acordo com ele, o melhor jeito de hidratar a planta e evitar que ela murche ou seja vítima de fungos: “Sempre que for regar o mini cacto, tire ele da vasilha, coloque em um vasinho com furos. Feito isso, regue o vaso em água corrente até que ela escorra totalmente e recoloque a planta no terrário”, disse.

Como saber se meu mini cacto está doente?

Acha que sua planta está com problemas, mas não tem certeza? Para saber se o seu mini cacto está doente, basta observar alguns sinais que ele próprio dá, conforme abaixo. 

Excesso de água

Um dos problemas mais comuns em mini cactos é o excesso de água na rega. Os principais sinais são: espinhos murchos, manchas escuras e galhos moles. A melhor solução para esse problema é trocar a sua planta de vaso, para que o novo solo possa fazer a drenagem do excesso de água.

Falta de rega

Apesar de não necessitar de rega constante, o mini cacto precisa de um mínimo de água para crescer saudável. Se a planta estiver com aparência seca e enrugada, faça uma rega urgente que em pouco tempo ela ficará saudável. Viu como é simples?

Você tem algum mini cacto em casa? Então, compartilhe com a gente essa experiência na caixa de comentários.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Vani Marroni disse:

    Amei as dicas , vai ser muito útil

  2. Osmarina Venancio Pereira disse:

    Pode colocar o vasinho todo na água corrente ou em baixo da torneira a com tanta agua não vai mata ela por favor me oriente

    • Cobasi disse:

      Olá! tudo bem?
      Os preferem um ambiente mais seco, o ideal é que a terra seja permeável, com um bom sistema de drenagem, para que não fique encharcada.

  3. Maria ap souza disse:

    adorei as dicas e cultivo ,mini cactus

  4. SILVIA HELENA SILVA disse:

    Adorei as dicas de como cuidar de cactos 😍obrigado

Deixe o seu comentário