Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Confira como plantar hortelã em sua horta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar hortelã

A hortelã é uma planta herbácea perene, muito conhecida pelo seu aroma. Usada no preparo de chás e até mesmo como tempero em receitas, ela dá um toque a mais em suas refeições. Então que tal aprender a como plantar hortelã em sua casa?

Como o cultivo dessa planta é fácil, até mesmo quem é iniciante na jardinagem pode plantar ela. Basta continuar a leitura desse artigo e conferir nossas dicas sobre cultivo de hortelã.

Plantando hortelã em casa

Para quem deseja adicionar um aroma refrescante no jardim, a hortelã é uma ótima escolha. Afinal, suas folhas possuem um cheiro marcante, difícil de esquecer.

Outro benefício do cultivo de hortelã é que ele não precisa ser feito em grandes espaços. Canteiros ou até mesmo pequenos espaços, como vasos, servem para plantar ela.

Caso suas demais plantas sofram com pragas, saiba que a hortelã age como um repelente natural. Dessa forma, sua plantação ficará mais protegida.

Para realizar o cultivo do hortelã, é possível fazer de duas formas: por sementes ou pela muda

Cultivando semente de hortelã no solo e em vaso

Como plantar hortelã

O primeiro passo é adquirir as sementes do hortelã em uma loja de jardinagem. 

Você pode optar por fazer o cultivo em solo ou em vaso. No entanto, saiba que cada semente irá originar uma planta. Então, caso deseje plantar hortelã em vaso, coloque uma semente em cada recipiente.

Além disso, como as raízes do hortelão costumam se espalhar, se preocupe em selecionar um recipiente com 40 cm de diâmetro.

O vaso também precisa ter furos em sua base para ajudar na drenagem do solo.

O próximo passo é preparar o solo. Ele deve ser enriquecido com matéria orgânica e sempre estar úmido, porém não encharcado.

Com o auxílio de uma , faça pequenos buracos no solo. Insira as sementes e jogue terra acima delas. Se preocupe em deixar as sementes cobertas com uma camada de 0,5 cm de terra.

Para que a germinação das sementes ocorra bem, é necessário que elas recebam luz solar por pelo menos 4 horas ao dia. O clima para cultivo precisa ser ameno e temperado, já que a hortelã não suporta baixas temperaturas.

A rega também é importante. Ela deve ser feita duas vezes ao dia, uma na parte da manhã e outra no fim da tarde. Depois de um período de 20 a 30 dias, a germinação começa a ocorrer.

Sempre após um mês, faça a reposição dos nutrientes do solo. Quando a planta apresentar um bom tamanho, realize a poda das folhas.

Normalmente, o hortelã alcança seu tamanho máximo depois de três meses.

Como plantar hortelã pela muda

Para quem deseja acelerar o processo de cultivo de hortelã, uma boa opção é fazer o plantio pela muda. 

Comece selecionando um galho grosso e em boas condições da planta madura. Insira o galho em um copo com água e espere as raízes se desenvolverem.

Não se esqueça de manter o copo com o galho em um local com luz solar e com água.

Ao notar que as raízes aparecem, transporte o galho para o local definitivo de cultivo.

O solo ou o vaso precisam ter terra enriquecida com adubo e estar sempre úmido. Por isso, ao realizar o plantio da muda, faça a rega duas vezes ao dia.

Depois de uma semana, a planta irá apresentar muitas folhas. Retire as folhagens que estejam amareladas e secas e as descarte. Já as folhas verdes e saudáveis, utilize-as da forma que desejar.

Como resultado, sua casa terá essa planta com aroma refrescante sempre à sua disposição.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário