Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como regar plantas corretamente: 5 dicas de como fazer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
saiba como regar plantas em casa

A ação de regar plantas é uma das principais etapas no processo de cultivo, como também um dos erros mais comuns cometidos por fãs de jardinagem. Nós sabemos que as flores precisam de água, isso não há dúvida. Porém, qual é a frequência ideal? Quantas vezes devo regar no dia? Existe alguma regra?  

Para manter o seu jardim, vasos e canteiros repletos com lindas flores, é necessário ter uma série de cuidados. Por isso, hoje você vai aprender como regar plantas corretamente. Detalhamos algumas estratégias e separamos informações valiosas sobre cuidados com as plantas. Pega as dicas!

Aprenda como regar corretamente as plantas

É sempre importante ressaltar que existe uma ampla variedade de plantas na natureza e para ensinar especificamente sobre como regar cada uma, precisaríamos de mais de um livro! Afinal, cada espécie tem uma indicação particular de rega, assim como é diferente para cada clima e região. 

Portanto, ao invés disso, vamos ensinar as regras práticas e recomendações gerais que certamente ajudarão a entender como funciona o processo de irrigação das plantas. 

1. Conheça as necessidades da sua planta

Para cultivar plantas dentro de casa, jardins ou até mesmo para decoração, uma ótima forma de manter suas flores saudáveis é conhecendo-as. Cada planta tem suas particularidades para se desenvolver em condições de umidade, ou seja, depende das necessidades específicas para saber qual a quantidade e frequência que deve ser regada. 

Um bom exemplo são as suculentas, elas preferem ser cultivadas em condições mais secas Portanto, conheça sua plantinha antes de regá-las.

2. A escolha do vaso é importante para a rega 

Antes de começar seu próprio jardim é importante saber que a escolha do recipiente é fundamental, principalmente em relação à  rega.

O mais indicado é escolher vasos que sejam adequados para o tamanho da planta, como também que tenham orifícios de drenagem. Esses “furinhos” permitem o escoamento da água, após a rega, o que colabora para que as raízes não fiquem encharcadas. 

3. Rega: não pode faltar, mas também não pode ser em excesso

Assim como a falta de água pode ser prejudicial e retardar o desenvolvimento das plantas, o excesso também é ruim, pois enfraquece as raízes. Além disso, pode dificultar a oxigenação e contribuir para o aparecimento de fungos e doenças. A dica é regar de forma suave e parar quando notar que a água já foi absorvida pela terra.

4. Tem um lugar certo para regar as plantas

Regue o solo, não as folhas. Essa é a nossa quarta dica. Não é necessário molhar as folhas, inclusive essa ação pode causar doenças, por conta da umidade. Então, quando estiver regando as plantas, molhe a base com a quantidade adequada para espécie. Não se esqueça: exagerar é sempre ruim. 

Para regar as plantas o ideal é fazer no solo, não nas folhas

Por falar em jogar água no lugar certo, um ponto muito interessante é a forma como regar. O mais indicado é sempre regar de maneira uniforme. Mas, por quê? Se você jogar apenas em um lado, a tendência é que o crescimento das raízes e das folhas seja em direção à água. Por isso, é importante que a rega seja feita de modo igual. 

5. Leve em consideração as estações do ano

As estações do ano influenciam como você deve regar as plantas. Por exemplo, no verão, as temperaturas tendem a ser mais quentes e algumas espécies precisam de uma frequência maior de água.

Já no frio, algumas plantas ficam em repouso, seja para retardar o seu crescimento ou para conservar energia. Portanto, acabam não precisando muito de água. Entender esse comportamento é fundamental para saber quando as plantas precisam ser regadas.

Qual a importância de regar as plantas?

Cuidar de plantas é sempre uma tarefa especial. Você dedica tempo, carinho e muito empenho. Entre essas etapas entra um quesito muito importante, a informação. 

Esse conhecimento é fundamental por diversos motivos, por exemplo, qual a espécie de planta que você tem em casa? Você sabe quais são os cuidados específicos que ela precisa?

Qual a importância de regar as plantas?

Então, para entender qual a importância de regar as plantas, precisamos compartilhar alguns dados. Primeiramente, vamos entrar um pouco no universo da biologia. A função da água está diretamente ligada às raízes, pois elas absorvem e preenchem as células da planta. 

Por isso, a rega é importante e fundamental. Ela dá as condições que a planta precisa para mostrar o seu máximo potencial de florescimento, beleza e produção.

Fotossíntese, transpiração e distribuição de nutrientes

Para exemplificar as fases da água e como ela é vital para as plantas, confira três funções da qual ela participa: 

Fotossíntese

Com o uso da água, as plantas fabricam carboidratos essenciais para o fornecimento de energia. Então, quando a água é insuficiente, pode causar incapacidade de produção alimentar, prejudicando o desenvolvimento e crescimento da planta.

Transpiração

Você sabia que as plantas também perdem água por transpiração? Sim, esse é um processo no qual elas liberam água no estado gasoso na atmosfera por meio de suas folhas. A transpiração estomática ocorre nas folhas que estejam acima do solo e acontecem em duas etapas:

  • Evaporação da água: é uma ação ligada com o ciclo da água. A evapotranspiração é definida como o processo em que a água é devolvida à atmosfera e poderá participar da formação das nuvens.
  • Vapor de água: pelos estômatos( estruturas observadas na parte aérea do vegetal) por esse orifício parte da água é devolvida para a atmosfera em estado gasoso. Ou seja, a água evapora podendo participar da formação de nuvens, como também causa um efeito de resfriamento, fundamental para manter a temperatura da planta equilibrada.

Distribuição de nutrientes

Nas plantas, a água é essencial para a saúde. Para ajudar na absorção de nutrientes, as raízes têm um papel muito importante, pois trabalham para fixar a planta no solo e são porta de entrada para água e nutrientes.

Para te ajudar ainda mais nessa etapa tão importante no cultivo das plantas. Dê o play e confira esse vídeo especial com mais dicas:






| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário