Como plantar manjericão e começar sua horta em casa

Compartilhar:


Como plantar manjericão e começar sua horta em casa

Para descobrir como plantar manjericão e começar a utilizar essa incrível erva aromática nas mais diferentes preparações, fique com a gente até o final desse artigo!

O manjericão é muito versátil. Sua presença é marcante em molhos, saladas, sucos, sobremesas e até em bebidas, graças à sua capacidade de deixar tudo mais refrescante e saboroso.

Como cultivar manjericão em vaso é bastante simples, você pode ter essa plantinha em casa mesmo que não tenha uma grande área externa, como um quintal ou jardim. É possível plantar e manter um pequeno manjericão em apartamento sem problema!

Vamos conhecer as etapas do plantio do manjericão para que você comece hoje mesmo a cultivar o seu.

Como plantar manjericão: veja o passo a passo

Como plantar manjericão: veja o passo a passo

Você pode iniciar o cultivo do seu manjericão a partir de sementes ou de uma mudinha. O cultivo das sementes é simples: escolha um canteiro ou um vaso com furos no fundo para permitir o escape do excesso de água.

Depois, coloque uma terra de boa qualidade, revolva-a com ferramentas próprias para jardinagem para que fique bem fofinha, faça uma pequena cova e coloque algumas sementes.

Regue ao longo de sete dias, sem encharcar o substrato. Deixe o vaso em um lugar que receba bastante luz por pelo menos seis horas, todos os dias, mas que não fique exposto a correntes de ar muito fortes.

Quando as sementes germinarem, as folhinhas vão começar a surgir acima da superfície da terra. Em aproximadamente dois meses o seu manjericão deve estar pronto para que você comece a utilizá-lo na cozinha.

Para isso, utilize uma tesoura de poda e faça um corte no caule, bem rente às folhas. O manjericão tem um ciclo de desenvolvimento anual, então você poderá fazer a colheita ao longo de mais ou menos doze meses depois do plantio.

Como fazer muda de manjericão

Como fazer muda de manjericão

Como plantar manjericão em vaso é muito simples, pode ser que você queira ter mais de uma plantinha desse tipo em casa, ou mesmo que queira presentear alguém. Para isso, vamos ensinar como fazer muda de manjericão.

Se você já tem um manjericão bem desenvolvido em casa, pode extrair um caule que esteja bem forte e bonito e colocar em um copo com água limpa e filtrada.

Deixe esse raminho pegar sol por alguns dias no copo, até que a raiz comece a se desenvolver. Quando a raiz estiver bem crescida, repita o processo de transplante para o vaso, como já explicamos anteriormente.

Uma dica importante para o cultivo de manjericão é que essa plantinha se adapta bem ao espaço que tem disponível. Por isso, se o vaso escolhido for grande, o manjericão tende a se esparramar e ocupar mais espaço. Se o vaso for pequeno, a plantinha vai ficar mais contida, mas pode ser igualmente saudável e saborosa.

O manjericão não é uma planta pendente, então é preciso fazer podas regulares para estimular seu crescimento e renovação.

Agora que você já sabe como cuidar de manjericão, confira outros artigos selecionados em nosso blog e continue sua leitura:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário