Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar manjericão em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar manjericão e começar sua horta em casa

Está pensando em plantar manjericão em casa e incrementar a sua hortinha? Então, venha com a gente e saiba como plantar manjericão hoje mesmo!

Por que plantar manjericão?

O manjericão é uma planta nativa da Índia, conhecida por sua versatilidade. Pertencente à família das Lamiaceae, a mesma da hortelã, a planta pode ser usada como acompanhamento em saladas, sopas, massas, bebidas e refogados.

Os benefícios do manjericão

Você sabia que o manjericão é uma espécie rica em vitaminas e minerais? É isso mesmo! Ela é uma ótima fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de potássio, cálcio, ferro, zinco, manganês e magnésio. Entre os benefícios da planta para nossa saúde, estão:

  • ajuda a aliviar os sintomas da febre;
  • melhora o sistema imunológico;
  • amenizar a enxaqueca;
  • contribui no tratamento de laringite e faringite;
  • possui efeito calmante;
  • pode ser usada para tratar cansaço e insônia.

Como plantar manjericão: passo a passo

Plantar um vasinho com manjericão é bem simples. Os principais cuidados estão relacionados com a rega, iluminação e escolha do substrato ideal. Inclusive, se você é tutor de cães e gatos, não se preocupe. O manjericão é uma planta pet friendly.

Como plantar manjericão em vaso?

Você pode escolher duas maneiras de plantar manjericão em vasos: por meio de mudas ou sementes. Cada tipo de plantio tem suas características, porém ambos são simples de fazer.

Se a sua ideia for plantar manjericão a partir das sementes, você vai precisar apenas de um substrato rico em matéria orgânica e um vaso de barro com furos na base.

Forre o fundo do vaso com o substrato até a metade do recipiente. Em seguida, coloque de duas a três sementes e cubra o restante com terra. Por fim, basta regar até deixar o solo úmido.

Como plantar muda de manjericão?

Uma alternativa ao cultivo com sementes é a partir das mudas de manjericão. O bom dessa técnica é que ela pode ser usada para a propagação da planta.

Para isso, você vai precisar do caule de uma planta adulta com algumas folhas. Após a obter o caule, deixe-o imerso em água por até 3 semanas. 

Para que as raízes possam germinar, o ideal é deixar o frasco com água próximo à janela e as folhas fora da água.

Assim que as raízes da planta de manjericão tiverem nascidas, é só realizar o plantio definitivo em um vaso com substrato orgânico. 

Cuidados com manjericão

Depois de plantar manjericão no vaso, é hora de cuidar da sua hortinha, não é mesmo? Confira tudo que ela precisa para se desenvolver corretamente.

Onde plantar manjericão?

Por ser uma espécie de clima tropical, o manjericão precisa de exposição direta ao sol na maior parte do dia. Em virtude disso, o recomendado é deixar o vaso com planta em varandas ou jardins externos.

Qual o melhor substrato para a planta?

Os substratos orgânicos são ideais para o pleno desenvolvimento da sua horta. Opte por terras que combinem húmus de minhoca, cascalho, esterco de boi ou argila expandida.

Atenção à rega do manjericão

O manjericão é uma planta que precisa de solo úmido para conseguir absorver os nutrientes. Por isso, o indicado é regar a planta 3 vezes por semana. Sempre com cuidado para não deixar o substrato encharcado.

Cuidados com a manutenção da planta

Como plantar manjericão: veja o passo a passo
manjericão gosta e precisa de muita água, como também precisa de calor para se desenvolver.

A floração do manjericão ocorre durante o verão. Por causa disso, assim que o outono chegar, o indicado é fazer a poda de folhas secas ou mortas. Dessa maneira, você garante que a planta cresça ainda mais bonita até a próxima floração.

Além da poda, especialistas em jardinagem recomendam fazer a adubação do solo a cada 40 dias. 

Ao garantir a reposição dos nutrientes periodicamente, você permite que a folha tenha tudo o que precisa para crescer saudável.

Gostou de saber como plantar manjericão em vaso e ter uma bela horta? Então,conte para gente: tem um lugar especial para ela em sua casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário