Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar feijão no algodão do início ao fim

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Para as crianças que crescem em cidades, uma das primeiras experiências com o cultivo de plantas é aprender como plantar feijão no algodão. É uma experiência marcante, afinal de contas ver uma semente germinar é ver a vida acontecendo.

Acontece que esta técnica não é útil somente para experiências com feijões e crianças pequenas, mas é também uma excelente forma para germinar as mais diferentes sementes. Quem aprende como plantar feijão no algodão aprende a plantar muitas outras coisas. Vamos ver, então, o passo a passo para fazer essa experiência dar certo.

Primeiro passo: preparando o ambiente

Antes de mais nada é preciso escolher sementes saudáveis. Aquele feijão mais murchinho ou comido por bichos pode até dar a sorte de germinar, mas é pouco provável que a planta cresça forte. Por isso, escolha sementes novas, grandes e saudáveis.

O próximo passo é escolher onde o feijão vai crescer. A técnica de germinação no algodão funciona porque oferece um ambiente úmido e limpo para as sementes germinarem livres de pragas e possíveis doenças. E para manter essa umidade, é preciso um recipiente adequado.

Quando as crianças aprendem como plantar feijão no algodão, o mais comum é elas utilizarem potinhos de iogurte. Essa, aliás, é uma boa forma de ensinar sobre o reaproveitamento dos materiais e diminuir o lixo que jogamos no ambiente.

De qualquer maneira, a experiência pode ser feita com todo tipo de recipiente limpo e sanitizado, como copos, tupperwares ou potes de geléia. E nem pense em pular a parte da limpeza, ela deve ser feita para evitar doenças e fungos.

Segundo passo, fazendo a cama

Com a semente selecionada e o recipiente preparado, é hora de fazer a caminha de algodão onde o feijão vai dormir. Para garantir um bom ambiente para o feijão germinar, coloque a semente entre duas camadas de algodão, mas garanta algumas aberturas para a planta crescer. 

Quando for regar, utilize um borrifador. Essa é uma boa maneira de garantir que o algodão fique úmido, mas não encharcado. Se não tiver um borrifador em casa, molhe a segunda camada de algodão e deixe a água escorrer antes de cobrir a sementinha de feijão.

Último passo de como plantar feijão no algodão

Por fim, depois de colocar o feijão no algodão e garantir um ambiente úmido, mas sem excesso de água, é hora de isolar o experimento. Você pode utilizar uma tampa ou um filme plástico cobrindo a boca do pote, mas lembre-se de deixar alguns furinhos para ter uma circulação mínima de ar.

Deixe sua estufa em miniatura em um lugar com boa iluminação, mas sem receber luz solar direta. Se você não cobrir o pote, lembre-se de regar sempre que o algodão parecer seco. Cuidado para não errar na quantidade de água.

Depois de instalar o feijão em sua mini estufa, é hora de esperar o trabalho da natureza se realizar. Um grão de feijão demora em média 3 dias para germinar. A germinação vai depender da saúde da semente e da limpeza do potinho, mas quando as folhinhas aparecerem já pode aumentar a quantidade de sol.

Quando atingir cerca de 20 centímetros o feijão vai precisar ser transplantado. A essa altura, a reserva nutricional para a germinação já acabou e a plantinha precisa dos nutrientes da terra. Para quem mora em apartamento o ideal é apostar em vasos com, no mínimo, 10cm de profundidade.

Gostou de saber como plantar feijão no algodão? Veja mais dicas de jardinagem em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Gabriel disse:

    Gostei das dicas obrigada meu trabalho de feira de ciências está em suas mãos muito obrigada

Deixe o seu comentário