Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Begônia Maculata: como cultivar e cuidar da planta em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
begonia maculata no vaso
A Begônia Maculata pode decorar ambientes internos e externos

A Begônia Maculata é uma planta que faz muito sucesso na decoração de ambientes internos e externos, devido à coloração de suas folhas.

Fique com a gente e descubra tudo o que é necessário para cultivar e cuidar da Begônia Maculata em sua casa. Confira!

Begônia Maculata: principais características.

A Begônia Maculata é uma planta que pertence à família das Begoniaceae, que conta com mais 1500 variações em todo o mundo.

Nativa das florestas brasileiras, a Begônia Maculata é famosa por seu visual exótico, o que garante um toque diferente à decoração de qualquer ambiente.

O que chama a atenção na planta é a combinação de folhas verde-escuras e vermelhas com pequenas bolinhas brancas, como se fossem feitas à mão. 

Begônia Maculata: Ficha Técnica

Nome científicoBegonia aculeata, Begonia argyrostigma, Begonia corallina, Begonia dichroa, Begonia punctata
Nome popularBegônia-maculata, Begônia-asa-de-anjo
FamíliaBegoniaceae
DivisãoNão tem
Ciclo de vidaPerene

Por que usar Begônia Maculata na decoração casa?

Além de conferir uma decoração rústica aos principais ambientes da casa, a Begônia Maculata é capaz de atrair boas energias.

De acordo com o Feng Shui, as begônias são plantas que representam sentimentos com afeto, carinho e lealdade. Quando usada na decoração, elas são capazes de estabelecer a harmonia entre os moradores da casa.

Como plantar Begônia Maculata em casa?

A maneira mais simples de plantar Begônia Maculata em casa é fazer a propagação a partir de pequenas mudas da planta.

Para isso, você precisará retirar um pequeno pedaço do caule de uma Begônia Maculata com três folhas. Em seguida, será preciso deixá-lo descansar em recipiente com água até que as raízes germinem. Assim que você perceber que as raízes começaram a aparecer, chegou a hora de transferir a muda da Begônia Maculata para um vaso definitivo. Confira como cuidar corretamente da sua planta.

Begônia Maculata: como cuidar em casa

mulher cuidando da planta
Para cultivar a planta em casa são necessários alguns cuidados

Para plantar e cuidar da Begônia Maculata em casa, o apaixonado por jardinagem precisa se atentar a detalhes como iluminação, rega, tamanho do vaso, entre outros. Conheça melhor cada um deles.

Qual a iluminação ideal para a Begônia?

A Begônia é uma planta considerada de meia-sombra. Isso significa que é necessário mantê-la protegida dos raios do sol durante os horários mais quentes do dia. Por isso, o ideal é cultivar a planta próximo a janelas ou varandas.

Vaso e substrato para a planta

A escolha do vaso e do substrato é essencial para garantir o desenvolvimento saudável da sua Begônia Maculata. O recomendado é optar por produtos que favoreçam o escoamento da água.

O vaso, por exemplo, deve ser daqueles modelos feitos com barro e furos em sua base medindo 15x20cm. Dessa maneira, você evita que a terra fique encharcada e acabe atraindo fungos e pragas.

Além disso, nada melhor do que um substrato orgânico que combina húmus de minhoca, esterco de boi, cascalho e argila expandida. Ele garante os nutrientes que a Begônia precisa para crescer e não retém a água das regas.

Quando regar a Begônia Maculata?

Por ser um tipo de planta de clima tropical, a Begônia exige um solo úmido para poder absorver os nutrientes. Para oferecer as condições ideais, o indicado é regar o solo duas vezes por semana. Sempre com cuidado para não deixá-lo encharcado.

Preciso adubar minha planta?

Sim! Por se tratar de uma espécie perene, o ideal é fazer a reposição dos nutrientes do solo de forma periódica. O recomendado por especialistas em jardinagem é fertilizar o solo uma vez por mês, sempre com adubo orgânico.

Quando podar a Begônia?

A Begônia, de maneira geral, não são espécies que precisam de poda constante. Mas, para que ela possa se manter sempre bonita, o ideal é a remoção de folhas secas e velhas.

A Begônia Maculata é pet friendly?

maculada no vaso
Atenção: essa begônia é tóxica para animais de estimação e crianças pequenas

A Begônia Maculata não é uma planta pet friendly. Suas folhas possuem substâncias consideradas tóxicas tanto para crianças quanto para animais de estimação. Por isso, se você desejar ter essa espécie em casa, o ideal é encontrar um local de difícil acesso para eles.

Gostou de conhecer tudo sobre a rústica Begônia? Então, conte para gente: há um espaço para ela na sua casa, varanda ou jardim?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. ADEMIR Lino de Souza disse:

    Onde eu encontro Muda moro em Guarulhos

  2. Ana Rahme disse:

    A minha maculata cresceu incrivelmente mas não demonstra nenhuma intenção de brotar as flores brancas. Por que será?

    • Cobasi disse:

      Ana, a Begônia Maculata é conhecida por suas folhas decorativas, mas o florescimento pode depender de vários fatores como os cuidados necessários que a planta necessita. Recomendamos que vá até a unidade Cobasi mais próxima e leve uma foto ou a espécie mencionada, assim, nossos especialistas poderão te ajudar.

  3. Valmira disse:

    Também estou interessada, moro em Nova Lima Minas Gerais, onde compro?

Deixe o seu comentário