Begônia Maculata: conheça tudo sobre a flor da moda

Compartilhar:


planta-begonia-maculata
Begônia Maculata no vaso

Você pode até ter ouvido o nome Begônia Maculata há pouco tempo, mas certamente já viu a begônia de bolinha na sala de algum amigo ou até em uma de nossas lojas. Essa belíssima planta tem feito o maior sucesso!

Continue a leitura e aprenda tudo sobre a rega, cultivo e cuidados com a plantinha da moda!

O que é a Begônia Maculata?

A Begônia Maculata é apenas uma das mais de 1.500 espécies de begônias presentes na natureza. Em diferentes formas, cores e tamanhos, toda a família dessa planta é caracterizada por decorarem jardins, jardineiras de varandas e vasos.

Esta espécie de planta, originada no Brasil, tem como principal característica o visual exótico, marcado pelas folhas verdes e vermelhas com pequenas bolinhas brancas. Além disso, lindas flores brancas nascem em seu caule para comemorar a chegada da primavera.

As diferenças entre as Begônia Maculata e Begônia Asa de Anjo

As duas variações de begônias são muito parecidas, chegando até a confundir os amantes de jardinagem menos experientes. As principais diferenças entre a Begônia Maculata e Begônia Asa de Anjo são o tom das plantas e o formato das bolinhas. Na Maculata, a cores são mais vivas e as manchas brancas são maiores. Fique atento!

Como plantar a Begônia Maculata?

Acabou de ganhar uma muda de Begônia Maculata ou está querendo fazer o replantio em casa? Então, você precisará apenas de uma parte do caule, um pote com água e um vaso com terra rica em proteínas.

Comece fazendo um corte do caule da planta, onde estejam pele menos três flores de begônia. Encha um potinho com água e coloque o caule dentro. Coloque o vasinho improvisado em um local que receba luz indireta e espere a plantinha florescer.

Assim que perceber que os caules da planta estão crescendo, basta retirá-la da água e plantá-la em um vaso com substrato rico. Lembre-se de escolher um vaso de tamanho grande, pois as raízes da planta precisam de espaço para se desenvolverem.

Saiba como cuidar da sua Begônia Maculata

Mulher cuidando da Begônia Maculata

Além de um bom espaço para crescer e mostrar toda a sua beleza, a Begônia Maculata é uma flor que necessita de alguns cuidados para se desenvolver. Confira alguns cuidados que você precisa ter com a sua plantinha.

1. Rega constante da planta

Não apenas a Maculata, mas todas as espécies da família da begônia, são plantas que precisam de rega constante. O ideal é fazer a rega de duas a três vezes por semana. Para saber se ela precisa de água, coloque o dedo no substrato. Se estiver úmido, não há a necessidade de fazer a rega.  

2. Local bem ou mal iluminado?

begonia maculata luz natural
Begônia Maculata na luz natural

As begônias são flores que precisam de exposição intensa à luz do sol para poder crescer belas e saudáveis. Mas isso não quer dizer que elas gostam de ficar sob os raios do sol. Procure sempre locais à meia sombra ou que recebam sol em horários mais amenos, como início da manhã ou fim da tarde.

3. Deixe a sua Begônia Maculata longe de pets e crianças

Está pensando em ter um vaso de Begônia Maculata em casa? Então preste atenção! Apesar da beleza e sofisticação, essa planta contém substâncias tóxicas para pets ou crianças. Por isso, não a deixe em locais de fácil acesso aos seus bebês. Todo cuidado é pouco.

4. Ajude sua begônia a crescer

A Begônia Maculata é uma planta que pode chegar a 80 e 100 cm de altura durante a vida. Por isso, é indicado escorar a planta com ripas de madeira. Assim você garante que ela crescerá corretamente, sem ficar torta.

Já tem um lindo vaso com Begônia Maculata em casa? Conte para gente como é sua relação com essa planta exótica.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. ADEMIR Lino de Souza disse:

    Onde eu encontro Muda moro em Guarulhos

Deixe o seu comentário