Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Árvores para jardim: 10 espécies para cultivar em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
árvores para jardim

Quais árvores para jardim são mais indicadas para cultivo? A boa notícia é que não faltam opções. São espécies frutíferas, com flores cheirosas e até aquelas que promovem um efeito lindo na ornamentação em casa.

A seguir, confira 10 dicas de árvores para jardim, ideias para embelezar ainda mais a área externa da casa e criar um ambiente lindo, acolhedor e cheio de vida.

Árvores para jardim: sombra, frutas e flores

As árvores são essenciais para garantir um jardim bonito e saudável. Esses elementos naturais transmitem sensações de paz e acolhimento, especialmente com o alívio que a sua sombra nos dá nos dias de mais calor.

Além disso, o cultivo de árvores de jardinagem são excelentes alternativas para diminuir a poluição do ar e conectar toda a família com a natureza. 

Quer saber como garantir esses benefícios e ainda ter uma árvore bonita e frondosa em todas as estações? Continue a leitura!

10 árvores para jardim para cultivar na área externa

1. Escova-de-garrafa

Escova-de-garrafa
Escova-de-garrafa (Callistemon rigidus)

Também conhecida como penacheiro e lava-garrafas, a árvore é muito utilizada para decorar jardins externos de residências. De origem australiana,  essa árvore pode medir, em média, de três a sete metros de altura e tem copa com diâmetro de quatro metros.

Suas folhas são pequenas, verdes e aromáticas, que se tornam “bronzeadas” com o tempo. No verão, ganha frutos pequenos e belas flores vermelhas, que  são muito atrativas aos beija-flores.

2. Ipê

árvores de jardinagem Ipê
Ipê (Handroanthus)

Com uma florada, que inicia em junho, a árvore de Ipê é uma das mais belas imagens da natureza.

Existem diversas cores da espécie, mas, a com flores amarelas é o mais conhecido. O Ipê pode chegar a 10 metros de altura. Mesmo sem a necessidade de um solo fértil, a árvore demanda sol constante no seu cultivo.

3. Amoreira

amoreira
Amoreira (Morus)

Sabia que é possível cultivar árvores frutíferas em casa? Essa espécie é de porte médio alcança de 4 a 12 metros de altura. O seu fruto, a amora, é uma das mais apreciadas no mundo.

O cultivo pode ser por meio de uma muda ou através de um galho da árvore. 

4. Acácia Amarela

Acácia Amarela
Acácia Amarela (Vachellia farnesiana)

Originária da Ásia, a acácia-amarela (também conhecida como Cássia-Imperial ou Chuva-de-ouro), é uma árvore com lindos cachos amarelos. Com floração de setembro a fevereiro.

De fácil manutenção, a espécie demanda sol pleno e solo rico em matéria orgânica para o seu crescimento.

A acácia é uma das árvores de jardinagem favoritas dos apaixonados por verde. Uma curiosidade é que as suas sementes são bastante perfumadas.

A quem diga que mais do que as suas flores, o seu cheiro lembra o de alcaçuz.

5. Quaresmeira

Quaresmeira
Quaresmeira (Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn.)

Da família das Melastomataceae, a quaresmeira é nativa do Brasil, sendo encontrada principalmente nas regiões de Mata Atlântica.

Trata-se de uma planta arbustiva, de porte médio, que mede de 1 a 3 metros de altura. Suas folhas verdes, simples e ovais, que costumam florescer em março ou abril.

A quaresmeira é uma das árvores de jardinagem mais escolhidas pelos entusiastas por suas belas flores e facilidade de cuidados e manutenção.

6. Jasmim-manga

Jasmim-manga
Jasmim-manga (Plumeria rubra)

A planta jasmim-manga é famosa por ter um perfume único e por suas cores rosa, vermelho e branco. Esse tipo de árvore é ideal para criar um espaço moderno e delicado no seu jardim.

De origem do Equador, Guianas, México e Antilhas, o seu nome é uma homenagem a um famoso perfume italiano do século XII.

7. Tangerineira

árvores para jardim Tangerineira
Tangerineira (Citrus reticulata Blanco)

Pertencente à família Rutaceae, a árvore da tangerina é originária do Sudeste da Ásia. No Brasil, o seu cultivo é concentrado na região Sudeste do país, com destaque em São Paulo.

A planta gera um dos frutos mais queridos entre os brasileiros: tangerina, mexerica ou bergamota, como também são conhecidos.

A tangerineira, além de cultivar como árvore, também pode ser plantada em vasos. Mas, em ambos os locais precisa receber sol constante.

8. Extremosa

árvores para jardim Extremosa
Extremosa (Lagerstroemia indica)

A extremosa – também chamada de Resedá – é uma planta muito presente na arborização urbana de várias residências e parques.

Com flores delicadas e muito charmosas, é uma árvore de pequeno porte que se adapta melhor em ambientes ensolarados. A sua floração chama a atenção de borboletas e pássaros, como os beija-flores. 

9. Jabuticabeira

Árvores para jardim Jabuticabeira
Jabuticabeira (Lagerstroemia indica)

Você pode plantar o seu próprio pé de jabuticaba. São árvores floridas e frutíferas, gerando um fruto presente em diversas receitas: cachaça, sucos, geleias e muito mais. A boa notícia é que a jabuticabeira oferece frutos em boa parte do ano.

10. Flamboyant

árvores para jardim Flamboyant
Flamboyant (Delonix regia)

De porte médio a grande, a flamboyant pode alcançar até 12 metros de altura. Suas folhas são grandes de um verde intenso. A  floração acontece na primavera, com flores vermelhas, alaranjadas ou amarelas, formando uma combinação espetacular de cores.

Como escolher as árvores para jardim

O primeiro passo antes de fazer o plantio das árvores de jardinagem é avaliar o espaço disponível.

Além disso, as condições de luminosidade precisam ser analisadas para identificar quais espécies podem crescer mais bonitas e saudáveis na sua casa.

Pode parecer óbvio, mas as árvores são seres que vivem por muitos e muitos anos no mesmo lugar. Por isso, pense bem antes de iniciar o plantio para não ter dores de cabeça depois.

Fique atento, especialmente, ao tipo de raíz que as árvores de jardinagem escolhidas possuem.

Cuidados com as árvores de jardinagem

Confira algumas dicas importantes de cuidados para cultivar árvores de jardinagem:

  1. Antes de iniciar o plantio das árvores de jardinagem, verifique a legislação do seu município, para garantir que não esteja infringindo nenhuma lei. 
  2. Faça a rega e as podas necessárias na muda de árvore até que ela esteja grande e forte o bastante para depender somente da água das chuvas. 
  3. Não deixe de informar os órgãos públicos caso seja necessário realizar a poda com a utilização de equipamentos profissionais. 

Esses cuidados são essenciais para garantir a sua segurança e que as árvores permaneçam sempre bonitas e bem cuidadas.

jardinagem e poda de arvore

Lembre-se de utilizar produtos específicos de jardim para cultivar árvores em casa. Na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para cuidar de plantas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Asima- Praia Grande SP disse:

    Excelentes fotos parabéns. 😃🙏💕

    • Edgar Werblowsky disse:

      Vocês vendem essas mudas da mata atlântica nas lojas da Cobasi ?

      • Cobasi disse:

        Edgar, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível. O número de contato é (11) 3831-8999

Deixe o seu comentário