Como plantar amora? Saiba mais

Por Cobasi

Compartilhar:
como plantar amora

A amora é uma fruta muito saborosa, consumida no Brasil inteiro. Além do fruto, suas folhas possuem propriedades medicinais laxantes, cicatrizantes e calmantes. A frutificação acontece em setembro, sendo essa a época mais adequada para plantação. Mas você deve se perguntar: como plantar amora?

Se for plantada diretamente na terra, é preciso separar um espaço com média de meio metro, solo profundo e úmido. A irrigação é cuidadosa, já que a fruta gosta de umidade, mas sem exageros para não matá-la. O adubo pode vir de fosfato e húmus, portanto, compre num local confiável.

Principais características das mudas de amora

A casca da amora é rugosa e de tonalidade escura. Suas flores são pequenas, brancas e amareladas, dando frutos saborosos para comer. Você pode usar essa muda na decoração, seja amora vermelha, amora negra ou branca. É comum o cultivo das mudas, principalmente devido ao fruto.

Benefícios presentes da amora preta

A amora preta é rica em ferro, extremamente eficaz na prevenção da anemia e dos problemas derivados, graças aos seus nutrientes. Para diabéticos, ela possui a capacidade de equilibrar a quantidade de açúcar no sangue.

Como plantar amora gigante

A amora gigante tem a origem asiática, e os japoneses a trouxeram para o Brasil, conhecida também como amora miúra. O cultivo se dá no Japão e na China, usada para atividades medicinais.

O tamanho muda conforme o local que foi plantada. No vaso, é menor; já em pomares e quintais, ela pode ser maior. A muda, no mínimo, com 60 cm é normalmente produzida na estaca e tem nomes populares.

Semente de amora produzindo em casa

É preciso pegar as sementes da fruta de preferência quando estiverem secas, pois assim descarta possibilidade de fazer muita bagunça ou sujeira. Uma excelente dica é consumir a fruta após deixá-la secando por uns dias, antes do início do procedimento.

Coloque as sementes na peneira e lave bem em água corrente, até sair todos os resíduos das frutas. Utilize o papel toalha úmido no recipiente, e na sequência espalhe a outra camada do papel e tampar.

Como plantar amora em vaso

Primeiramente, utilize um vaso profundo de, no mínimo, 40 cm de diâmetro. O espaço para seu desenvolvimento de maneira saudável, o preparo da argila expandida, isopor e pedrisco são muito importantes.

A terra ideal para essa plantação deve ser rica em matéria orgânica e com ótima retenção da umidade. Não é necessário utilizar muita água, já que o clima ameno e úmido é excelente para o seu desenvolvimento. A temperatura pode variar entre 24 e 29 C, pois precisa ficar exposta ao sol e assim terá um bom crescimento.

A planta gosta de clima temperado subtropical e temperatura entre 24 °C e 28 °C. No entanto, tem um bom crescimento em todo o território nacional, até porque ela aprecia alta exposição de luz solar direta.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário