Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar amora? Saiba mais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar amora

A amora é uma fruta doce e muito saborosa, consumida no Brasil inteiro, para fazer geleia, calda, chá, polpa de sorvete, sucos e muitas outras delícias. Geralmente encontrada em feiras, supermercados ou lojas de hortifruti, você sabia que você pode cultivar essa fruta em casa? Esse artigo especial é para quem quer saber como plantar amora. Confira!

Amora: conheça tudo sobre a fruta, seus benefícios e indicações

Fruto da Amoreira e parente próximo da framboesa, a amora faz parte do grupo de plantas do gênero Rubus, sendo cultivada em diversas partes do mundo, como na Ásia norte ocidental, Europa, América do Norte, América do Sul e outras regiões de clima temperado. Suas exigências climáticas são bastante semelhantes às do morangueiro.

Formada por grupos de pequenos frutos redondos, existem 3 tipos de amora: 

  • Amora-branca (Morus alba): nativa do Brasil, também conhecida como taiúva. 
  • Amora-preta (Amora morus nigra): originária da China e do Japão. 
  • Amora-vermelha (Rubus rosifolius): conhecida como morango silvestre, é nativa da Ásia.

Para não deixar passar a curiosidade, uma questão comum é: qual amora que tem espinhos? É a amora-preta, mas não assuste,  não é no fruto. A planta apresenta numerosos espinhos firmes e curvos para trás ao longo do caule.

As espécies mencionadas, desde que foram introduzidas no Brasil, tornaram-se frutas comuns, seja para o consumo, para fins medicinais e na criação de bicho-da-seda.

As principais características das mudas de amora são a casca rugosa e as suas flores pequenas. Considerada um fruto múltiplo – resultado da geração de vários ovários – a amora é uma espécie do tipo infrutescência.

como fazer muda de amora
Existem diferentes tipos da fruta: amora preta (Morus nigra L.), amora branca (Morus alba L.) e amora vermelha (Rubus rosifolius Sm).

Ou seja,  são plantas originária de uma inflorescência, que em sumo é: quando muitas “bolinhas”, conhecidas como frutícolas, acabam se fundindo, formando uma estrutura única. Alguns exemplos de frutas infrutescência são: o abacaxi, a jaca, a amora e o figo.

Falando dos frutos da amorosa, são gomos com cerca de 2 a 3 cm, sendo um conjunto de pequenas drupas, cada uma com uma semente. Sua qualidade média é a seguinte, para cada 100 g de polpa do fruto:

  • 60 kcal;
  • 12 % de açúcares;
  • 1 g de proteína;
  • 0,2 g de gorduras;
  • 2 g de fibras.

Quais os benefícios da amora?

Será que a amora é saudável de verdade? Se você tem essa dúvida, saiba que a resposta é sim! Sendo consumida de forma natural ou em bebidas, o fruto é rico em vitaminas C, A e L e minerais, fibras, magnésio e ainda é pobre em calorias. Tudo isso sem perder o seu sabor incrível.

Uma curiosidade sobre as amoras é que são cultivadas pelos chineses há mais de 3 milênios usando-a para fabricar papel, alimentos e por conta das suas propriedades medicinais, que é o nosso próximo assunto. Inclusive, se você tem pet em casa, saiba que pode dar amora para cães.

Como plantar amora gigante

Amora apresenta flavonóides, antocianinas e ácidos fenólicos, substâncias que podem atuar no tratamento e prevenção de diversas doenças, como diabetes, infarto e pressão alta. 

Então, sim, a amora tem propriedades medicinais. Como são compostos por antioxidantes e antimicrobianos, a fruta é indicada para casos de gengivite, dor de garganta e aftas, por exemplo. Dentre alguns outros benefícios da amora para a saúde estão:

  • Facilitar a perda de peso;
  • Evitar doenças cardiovasculares;
  • Prevenir a diabetes e osteoporose;
  • Combater o envelhecimento precoce;
  • Ajudar no tratamento da diarreia e prisão de ventre;
  • entre outros. 

Entre as formas de consumo está o chá de amora, bastante recomendado para casos de desconfortos intestinais e resfriados. Além disso, as folhas do fruto também contém propriedades medicinais: laxantes, cicatrizantes e calmantes.

Como plantar amora: guia completo

como plantar amora
O plantio de amora vai facilitar a vida dos fãs da fruta para fazer receitas culinárias, corante natural e até insumo para a criação do bicho-da-seda

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o fruto e seus benefícios, vamos saber como plantar amora. Para isso, selecionamos dicas especiais sobre as etapas de cultivo e cuidados específicos que a espécie demanda. Confira!

Como é uma planta de manejo fácil e pouco exigência no uso de defensivos agrícolas, amora pode ser cultivada em casa, com certos tipos de cuidados. Então, vamos colocar a mão na massa? Anote tudo o que você precisa saber sobre como plantar amora. 

Qual o melhor solo para plantar amora?

Mesmo com boa adaptação a diversos tipos de solo, se for plantada diretamente na terra, é preciso separar um espaço com média de meio metro, solo profundo e úmido. A irrigação é cuidadosa, já que a fruta gosta de umidade, mas sem exageros para não apodrecer a raiz e os frutos.

A amoreira é uma planta rústica que não demanda uma adubação muito elaborada. Então, opções ricas em fosfato e húmus de minhoca atendem perfeitamente essa etapa. Caso as mudas não sejam plantadas em locais definitivos, o transplante só pode ser realizado quando atingirem uma altura de até 30 centímetros. Ah, para plantar em vaso é diferente. 

Quando plantar a semente de amora?  

Amoreira
Se não houver podas, a árvore de amora pode chegar facilmente a 12 metros de altura.

É preciso plantar as sementes da fruta de preferência quando estiverem secas, pois assim descarta a possibilidade de fazer muita bagunça ou sujeira. Uma excelente dica é consumir a fruta e deixar as sementes secando por uns dias, antes do início do procedimento.

Também é recomendado colocá-las em uma peneira e lavar bem em água corrente, até sair todos os resíduos das frutas. Utilize o papel toalha úmido no recipiente, e na sequência espalhe a outra camada do papel e tampar.

Como plantar amora em vaso

Primeiramente, utilize um vaso profundo de, no mínimo, 40 cm de diâmetro. O espaço para seu desenvolvimento de maneira saudável, o preparo da argila expandida, isopor e pedrisco são muito importantes. A terra ideal para essa plantação deve ser rica em matéria orgânica e com ótima retenção da umidade.

Inclusive, se você quer saber como plantar amora gigante, a grande diferença é: o tamanho da fruta muda conforme o local que foi plantada. No vaso, é menor; já em pomares e quintais, ela pode ser maior. Portanto,  muda, no mínimo, com 60 cm é normalmente produzida na estaca e tem nomes populares.

Qual a temperatura ideal para plantar amora?

A planta de amora se adapta em clima temperado subtropical e temperatura entre 24 °C e 28 °C, com preferência para ambiente frio e úmido. No entanto, a planta tem um bom crescimento em todo o território nacional, até porque ela aprecia alta exposição de luz solar direta. 

Quando a amoreira começa a gerar frutos? 

Geralmente, os primeiros frutos e plantas amora começam a surgir a partir de um ano e meio após o plantio, claro que todos os cuidados precisam ser aplicados. O mais comum é que o período de frutificação ocorra entre setembro e novembro, também dependendo do fator região onde a amoreira estiver plantada.

Como cultivar amora – Resumo

Solo: precisa ter profundidade e com boa retenção de umidade, porém, sem exageros
Clima: temperado subtropical, com média entre 24 ºC e 28 ºC
Área mínima: amora pode ser plantada e cultivada em vasos
Colheita: a partir de 18 meses após iniciar o cultivo.

tipos de amora

Gostou de saber mais sobre como cuidar do pé de amora e quer ler mais artigos sobre o cultivo e plantio de plantas? Continue a visita no setor de jardinagem do Blog da Cobasi, lá você encontra conteúdo exclusivo com dicas e muita informação.

Além disso, no site, aplicativo ou nas lojas físicas há tudo o que é essencial para plantar amora em casa: vasos, terra, adubo e acessórios. Aproveite nossas ofertas para cuidar do seu jardim.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Valdemir Romo Trindade disse:

    Gostei da dica sobre amora
    Mande dicas sobre plantar limão cravo em vaso

Deixe o seu comentário