Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar ipê: cultivo de mudas, sementes e local ideal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar ipê

A busca por como plantar ipê é constante. Isso porque a árvore, que é nativa do Brasil, esbanja beleza, e sua floração deixa quintais, ruas e parques mais bonitos. De origem tupi-guarani, seu nome significa “árvore de casca grossa” e se dá por conta do seu tronco robusto.

Que tal descobrir como ter um exemplar no seu jardim ou até mesmo dentro de um vaso? Veja o que é possível e os principais cuidados com a espécie.

Como plantar ipê em vaso?

Se você planeja dar vida à sua árvore em um recipiente limitado, o ideal é que o vaso tenha pelo menos 50 litros para o pé de ipê se desenvolver. A base deve ser feita com argila expandida ou brita para facilitar a drenagem.

Para o substrato, o ideal é que ele seja uma mistura de adubo orgânico, como esterco ou húmus de minhoca, com terra de qualidade. Isso porque é dali que a árvore absorverá seus nutrientes para crescer.

Após incluir a muda, complete o vaso com o substrato, pressione bem para que a nova terra aos poucos vá recebendo as raízes e regue em abundância.

Como plantar semente de ipê?

O desenvolvimento da árvore a partir da semente depende da germinação. Sendo assim, você deve separar suas sementes e deixá-las na água por mais ou menos dois dias, até que elas comecem a germinar. Se necessário, cubra com papel-toalha, pois a recomendação é que não fiquem boiando.

A segunda parte consiste em utilizar um recipiente com furos na base e terra vegetal para enterrar as sementes. Experimente incluir húmus de minhoca no substrato para enriquecê-lo. Então é esperar a germinação completa, que dura cerca de duas semanas.

Como fazer muda de ipê com galho?

como plantar ipê

As mudas por estaquias são comuns, e para fazê-las, é necessário garantir um bom substrato e a umidade correta. Agora, fique de olho no passo a passo de como plantar ipê através das mudas.

  1. Retire um galho que tenha, no mínimo, 15 centímetros.
  2. Faça um corte na diagonal para aumentar a área de contato com a terra.
  3. Use um pote de água com um enraizador, produto que potencializa a criação de raízes, para deixar o galho de molho por alguns minutos.
  4. No momento de plantar, use um recipiente transparente para visualizar a formação das raízes. Afunde a estaca cerca de cinco centímetros no substrato, que deve estar bem úmido.

Agora é cuidar. São no mínimo 10 dias para a raiz adquirir forma e crescer, sendo que o vaso deve receber iluminação indireta por 12 horas e estar em um local sem fortes rajadas de vento. Você deve transplantar a muda após a raiz ficar evidente por todo o recipiente transparente.

Quanto tempo o ipê leva para crescer?

O ipê se desenvolve de acordo com as condições climáticas ideais para a espécie, mas seu crescimento e floração demoram em média quatro anos para acontecer.

Ipê gosta de água?

A rega é moderada, sendo que os cuidados são maiores até a árvore se tornar adulta. Após plantar sua muda ou semente, regue-a de dois em dois dias, sendo sempre no período da manhã ou final da tarde.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Naomy de Meneses disse:

    Muito boas as orientações.
    Estou fazendo um berçário de sementes de ipê amarelo. Vou seguir as instruções e depois quero reflorestar um parque totalmente árido perto da minha rua.

  2. Silvio Calixtro si disse:

    Gostei das instruções. Farei mudas de ipe branco. Obrigado.

Deixe o seu comentário