

A planta aglaonema é uma representante incrível dos climas tropicais. Também conhecida como café-de-salão, é caracterizada por folhas verdes que podem ter manchinhas vermelhas ou cor de rosa.
Além de ser linda, a aglaonema também é muito resistente: fácil de cuidar e muito versátil no que diz respeito à necessidade de iluminação e até mesmo de água, é uma ótima opção para quem quer dar início a um cantinho verde em casa mas não tem muita experiência no cultivo de plantas.
A única exigência que ela faz é com a ventilação: os ambientes precisam ser bem arejados, com constante renovação de ar natural.
Vem com a gente conhecer melhor os tipos de aglaonema e se apaixonar por essa plantinha.
O que difere um tipo de aglaonema do outro é, basicamente, as características das folhas. A mais comum tem as folhas totalmente verdes, mas é possível encontrar aglaonema vermelha, aglaonema rosa e a chamada aglaonema lawan, que se parece bastante com a rosa mas tem tons mais suaves da cor.
A verdade é que todas são lindas! Você pode escolher vasos de diferentes tamanhos, uma terra de boa qualidade e iniciar o cultivo em casa. Mesmo que você more em apartamento e que não haja uma grande incidência de luz solar, é possível ter essa plantinha em casa sem maiores dificuldades. Que tal uma de cada cor?
Inclusive, a aglaonema vermelha é praticamente um símbolo natalino. Você pode dispor algumas na sua casa como parte da decoração para as festas de fim de ano!
A aglaonema precisa de pouca coisa para se desenvolver bem. Um ambiente com luz indireta é ideal, além de regas cerca de duas vezes por semana. Você pode utilizar um pequeno spray para pulverizar água sobre as folhas, mas tome cuidado para não deixar a terra encharcada demais.
Outra dica importante é ficar de olho para remover folhas secas ou quebradas com auxílio de uma tesoura de jardinagem. Assim você permite que a plantinha tenha força para continuar crescendo sem competir pelo espaço disponível no vaso.
Caso você more em casa, também é possível cultivar a aglaonema diretamente no solo, em um cantinho do seu quintal ou jardim. Apenas lembre-se de escolher o local com cuidado para que não haja incidência direta do sol, especialmente nas horas mais quentes do dia.
Se você já tem uma plantinha dessa em casa e quer fazer o transplante para outro vaso, para si mesmo ou para presentear, o processo é bem simples.
Pegue a sua aglaonema e observe cuidadosamente qual é o caule principal e quais são os adjacentes. Quando encontrar esses filhotes, faça um corte bem rente e coloque em um copo com água limpa.
Ao longo de alguns dias, vá observando o crescimento da raiz. Troque a água para evitar mau cheiro e insetos. Quando a raiz estiver grande e forte, chegou a hora de plantar em terra firme.
Escolha o vaso da sua mudinha e abra uma pequena cova com o auxílio de ferramentas de jardinagem. Coloque a muda e cerque bem com a terra, para que fique firme. Regue e pronto! Agora é só curtir a beleza que a aglaonema traz para a sua casa.
Quer descobrir outras plantas que você pode ter em casa? Confira o Blog da Cobasi! Lá está cheio de dicas para você começar hoje mesmo um jardim ou uma horta em casa. Veja algumas opções de flores para ter em vaso.