Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Comigo-ninguém-pode: saiba como cuidar e cultivar essa planta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
comigo-ninguém-pode

A comigo-ninguém-pode é uma das plantas queridinhas dos brasileiros. Essa espécie de nome engraçadinho é bastante utilizada para decorar ambientes, devido a sua beleza, simplicidade e folhagem. Saiba tudo sobre essa espécie!

Características da planta comigo-ninguém-pode

Também conhecida em outros países como “Planta-dos-mudos”, a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) é originária da Costa Rica e Colômbia. Seu formato é de espádice, ou espiga, semelhante aos lírios e antúrios. Com folhas lustrosas e lindas variações de tons verdes e amarelos, os seus caules podem chegar a atingir 1,50m de altura.

comigo-ninguem-pode em vaso em frente a uma parede de pedras
Muitas pessoas acreditam que a planta comigo-ninguém-pode equilibrar a energia dos ambientes e afastar a inveja e o mau-olhado.

O rajado de suas folhas são bastante utilizados para decorar ambientes internos e externos. Em vasos, ela é recomendada pela técnica chinesa Feng Shui para equilibrar ambientes e remover as más energias e a inveja. Além de linda, a comigo-ninguém-pode é considerada uma planta que deixa o ambiente com alto astral.

Como cuidar da planta comigo-ninguém-pode em vaso

A seguir, confira algumas dicas sobre como cuidar dessa espécie. 

Quantas vezes devo regar a comigo-ninguém-pode?

Para saber o tempo de rega da sua comigo-ninguém-pode, é preciso observar se a terra está seca e aí sim, regar. Isso porque, essa planta gosta de umidade alta, mas não de ficar encharcada. O cronograma de rega também vai variar de acordo com cada estação do ano. No verão, por exemplo, rega-se mais. Já no inverno, o ideal é hidratá-la em quantidades moderadas.

Uma boa dica também é possuir vasos com bom sistema de drenagem para garantir que a planta não seja prejudicada pelo excesso de água e só armazene a quantidade que precisar.

Então, se você está começando a se aventurar nesse mundo da jardinagem e, vez ou outra, ainda esquece de regar as plantas , acabou de encontrar a espécie ideal. Porque ela é muito resistente e mesmo que haja um intervalo maior entre as regas é possível recuperá-la. Só não pode abusar.

Adubação

Mulher de blusa branca cuidando de uma comigo-ninguem-pode em um vaso
A planta Comigo-ninguém-pode tem características e hábitos herbáceo e pode chegar atingir até dois metros de altura.

A adubação da comigo-ninguém-pode é muito importante, já que o solo deve ser rico em matéria orgânica. Geralmente, para essa espécie o adubo é usado uma vez ao ano. Tanto o adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10, como também aplicação de húmus de minhoca na terra, são boas opções para auxiliar o crescimento saudável da planta.

Ambiente e luz

A planta comigo-ninguém-pode gosta de sol? Essa espécie prefere locais de luz difusa ou meia-sombra tanto dentro quanto fora de casa.

Mas, assim como qualquer outra planta, é fundamental que ela tenha um pouco de contato com luminosidade. O ideal é encontrar um ambiente que em algum horário do dia, ela receba um pouco de luz.

Vale lembrar que essa espécie é inimiga do frio, vive melhor em ambientes entre 20º a 30º e não reage bem a temperaturas abaixo dos 10º. Um fato interessante é que, quanto menos luminosidade menores serão as suas manchas e a sua coloração será mais uniforme. Legal, não é mesmo?

Como fazer muda de comigo-ninguém-pode?

Presentear os seus amigos e familiares com uma muda de comigo-ninguém-pode é uma ótima opção. Você pode cortar uma pequena muda, de 10 a 15 cm e plantá-la em um vaso, seguindo as regras de cuidados, principalmente com a rega e o preparo do solo.

Se preferir, coloque a muda em um recipiente com água até que comece a aparecer as raízes. Quando elas estiverem crescendo e subindo pelas paredes do recipiente escolhido, chegou a hora de colocar a muda em um vaso fixo. 

Comigo-ninguém-pode é uma planta venenosa?

Para cultivar a planta comigo-ninguém-pode é preciso ter alguns cuidados, como deixa próximo de crianças e pets.

Sim! O nome “comigo-ninguém-pode”, inclusive, é uma referência a sua toxicidade.

Suas folhas, caules e raízes possuem uma substância chamada cristais de oxalato de cálcio que, quando ingerida, perfura as mucosas, causando muito ardor e irritação na boca. Em casos mais graves, a reação alérgica pode gerar um edema da glote, dificultando a respiração.

Então, essa planta não deve ser ingerida por pessoas e animais. Caso você tenha pet e/ou criança em casa, fique atento a esse aspecto e mantenha a planta longe do alcance deles.

Comigo-ninguém-pode: precauções para proteger a sua família?

Agora que você já conhece mais sobre a comigo-ninguém-pode, anote essas dicas para deixar cães, gatos e crianças em segurança e ainda decorar a sua casa com essa linda planta. Confira!

1.    Como prevenção, o ideal é colocar a comigo-ninguém-pode em um suporte alto, fora do alcance de crianças e animais;

 2.    Na hora de cortar partes da planta, proteja as mãos com luvas para evitar o contato direto com a seiva;

3.    Depois de manusear a planta, higienize bem as mãos com água e sabão.

Com as dicas certas você pode cultivar a comigo-ninguém-pode em segurança e deixar a sua casa linda. Quer saber mais sobre essa espécie, confira o vídeo especial que fizemos na Websérie “Essa planta” da TV Cobasi. Aperte o play!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Jose Franco Teixeira disse:

    Boa catequese, gostei muito amo a espécie. Obrigado pelo ensinamento

Deixe o seu comentário