Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Asplênio: Saiba tudo sobre essa samambaia

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
folhas de samambaia Asplênio
Asplênio é uma planta da família das samabaias

A Asplênio é uma planta popularmente chamada de ninho de passarinho, pois tem um de visual exótico, sendo muito usada para a decoração de ambientes internos. Por isso, conheça tudo sobre essa planta que deixará a sua casa muito mais bonita.

O que é a Asplênio?

A Asplênio (Asplenium nidus) é uma planta de origem asiática da mesma família das famosas samambaias. Além da coloração viva de suas folhas, ela é conhecida por ser uma espécie epífita, ou seja, que normalmente se desenvolve em troncos de árvores, pedras ou qualquer local que sirva como suporte.

Planta Asplênio: principais características  

A planta Asplênio, que pode ser chamada de ninho de passarinho, “samambaia ninho de aves” e outros apelidos semelhantes, têm características marcantes. Entre elas, o tamanho de suas folhas, que podem chegar a até 90 cm de comprimento. 

Com as folhas dispostas em formato de roseta e de coloração verde claro, a planta é famosa por ter um crescimento mais lento do que demais samambaias. Isso sem contar o seu poder de absorver gás carbônico e transformá-lo em oxigênio, purificando qualquer ambiente.

Samambaia asplênio: curiosidades

Também conhecido como ninho-de-passarinho, samambaia de ninho de pássaro ou asplênio-ninho-de-ave, a planta asplênio, para muitas pessoas, tem uma simbologia muito especial: absorver energias ruins e negativas do ambiente. 

Além disso, uma das suas curiosidades é para que serve a planta asplênio? Considerada também como um benefício em ter a planta em casa, a planta funciona como um purificador de ar (capturando o CO2 do ambiente e convertendo-o em oxigênio). Então, além de ajudar a manter a qualidade do ar, também colabora para a produtividade, a criatividade, o desenvolvimento da mente e a velocidade de resposta

Até por isso, a busca pela espécie aumentou, pois é um ótimo aliado para manter o ambiente de casas ou no escritório, com ar mais purificado. Vale ressaltar que a planta não oferece qualquer risco para humanos ou animais de estimação, uma vez que não é tóxica. 

Pelo contrário, alguns estudos científicos destacam a espécie como uma planta com potencial medicinal, sendo usada na medicina popular para tratar asma e feridas, ou sendo usada como emoliente, anti-inflamatório e expectorante.

Quais são os tipos de asplênio?

vaso com plantas Asplenium nidus
Asplenium nidus é a planta mais conhecida da família.

Assim como a maioria das flores e plantas, a samambaia Asplênio pode ser dividida em diversos tipos, cada uma com seus atributos. Confira as variantes mais famosas.

1. Asplenium nidus

O tipo mais famoso dessa planta é a Asplenium nidus. Ela se caracteriza por ter um caule bastante escuro, com flores que podem chegar até 150 cm de comprimento e até 20 cm de largura. O aspecto de suas flores lembra bastante as flores de bananeira.

2. Asplenium antiquum

A Asplenium antiquum é uma planta que pode ser encontrada com o nome de Asplênio crespo ou Osaka, já que suas folhas são longas, uniformes e com superfície enrugada. Podendo chegar a até 1 metro e meio de comprimento, sua marca registrada são as flores com largura uniforme.

3. Asplenium australasicum

A Asplenium australasicum ou Asplênio liso recebe esse nome científico porque a sua descoberta aconteceu na Austrália. Esse tipo de planta se destaca pelo aspecto liso e o formato de lança de suas folhas, que podem chegar a até 80 cm de comprimento.

4. Asplenium crissie

A Asplenium crissie é um tipo de samambaia que se destaca em virtude das várias ramificações que acontecem nas pontas de suas folhas. Além disso, tem aspecto liso e rígido que a tornam os seus ramos únicos. 

Como cultivar a planta asplênio?

vaso de Asplenio crespo
folhas de Asplenium australasicum
vaso com Asplenium crissie
vaso de Asplenio crespo
O Asplenium antiquum se caracteriza pelo aspecto crespo das folhas
folhas de Asplenium australasicum
O Asplenium australasicum é conhecido pelas folhas em forma de lança
vaso com Asplenium crissie
Asplenium crissie tem a ponta das folhas com ramificação

Ficou curiosa para descobrir como cuidar de um Asplênio? É muito simples, afinal de contas, essa espécie de samambaia é uma planta que necessita de poucos cuidados para crescer e se desenvolver bela e saudável. Acompanhe os itens que merecem mais atenção.

1. Atenção à iluminação do ambiente

A Asplênio, apesar de ser um tipo de planta que adora umidade e o calor, não gosta de exposição direta à luz do sol. Por isso, se você vai cultivá-la em casa, prefira locais à meia sombra como varandas, sacadas ou próximo de janelas.

2. Cuidado com a adubação

A adubação de qualquer tipo de Asplênio deve ser periódica, com um substrato rico em proteínas e matéria orgânica. Se possível, use compostos que contenham material orgânico, turfa e areia e espalhe sempre próximo à borda do vaso com as ferramentas de jardinagem adequadas.

3. Quando regar a samambaia?

Em geral, tanto a Asplênio como outras espécies de samambaia, são plantas que precisam de um solo úmido para se desenvolverem. Por isso, o ideal é fazer a rega dela em torno de 3 a 4 vezes por semana. Mas tome cuidado para não deixar o solo encharcado.

Quais os melhores ambientes para a Asplênio?

Para quem acabou de ganhar um lindo exemplar de Asplênio e não sabe qual é o melhor ambiente para deixá-la? Aqui vão algumas sugestões. Essas plantas são ótimas opções  para dar aquele toque de natureza às salas de jantar, sala de estar e até banheiros,  á que a umidade é benéfica para elas. 

Tem alguma Asplênio ou outro tipo de samambaia em casa? Conte para gente como você faz para cuidar dela, vamos adorar saber. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Cláudia Santos disse:

    Boa tarde! Excelente a matéria parabéns. Estou começando a minha florestinha e não tenho ainda essa beleza de asplenio, mais vou adquirir.

  2. Judite disse:

    Tenho 2 pés de asplenio na minha casa e gosto demais,preciso de uma sugestão. Pode pegar o sol pelo vidro escuro da janela?

    • Cobasi disse:

      Quanto à sua pergunta sobre o asplênio, é importante posicionar a planta onde ela receba a quantidade adequada de luz. Se o vidro escuro da janela não permitir luz suficiente, considere movê-la para um local mais iluminado.

Deixe o seu comentário