Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta carnívora: conheça as principais espécies

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta carnívora para cultivar em casa
Conheça as melhores plantas carnívoras para cultivar em casa

Você sabia que é possível ter planta carnívora em casa para decorar o jardim, a varanda e outros ambientes? É isso mesmo! Confira as principais espécies de plantas carnívoras para ter em casa e os cuidados necessários!

O que é planta carnívora? 

Antes de falarmos sobre os tipos de planta carnívora, você sabe o que são essas espécies? Você deve estar se perguntando “mas como assim carnívora?”.

Para explicar sobre essa categoria de planta é preciso voltar um pouco nas aulas de ciência: vocês lembram que para viverem, as plantas precisam ser nutridas por água e sais minerais, que retiram do solo ou do ambiente em que vivem. Como também, usam a energia do Sol para produzirem tudo o que é essencial para sobreviverem, fazendo o  processo chamado de fotossíntese.

Então, assim como os outros vegetais, as plantas carnívoras Nepenthes  – gênero botânico da espécie, pertencente à família Nepenthaceae – também precisam fazer a fotossíntese. Porém, as espécies desse grupo vivem em ambientes com poucos recursos  nutricionais, então para complementar sua alimentação elas capturam insetos e pequenos animais, sendo também considerado do grupo de insetívoras.

planta carnivora gigante
As plantas carnívoras são espécies com uma beleza exótica e charme particular.

No mundo existem cerca de 600 espécies de plantas carnívoras, que possuem mecanismos que atraem e prendem suas presas dentro delas para serem digeridas. Muitas se alimentam de moscas, besouros e formigas.

De modo geral, as plantas carnívoras podem chegar a medir cerca de 15cm de altura e habitam regiões com solo mais pobre, como os brejos, por exemplo. A maioria pode ser encontrada em regiões tropicais e subtropicais. Alguns pontos com alto índice de crescimento da espécie estão no Brasil, sudeste asiático, Estados Unidos, Austrália, sul da Europa e na África.

Pronto, agora que conhecemos as características da planta carnívora, vamos conhecer cada uma delas. 

Tipos de planta carnívora 

No Brasil existem, aproximadamente, 90 espécies de plantas carnívoras representativas da nossa fauna. Isso coloca o país em segundo lugar no ranking de produtor de plantas carnívoras no mundo, só fica atrás da Austrália. Conheça as melhores sugestões para ter em casa. 

Dioneias 

close nas folhas de Dioneia
A Dioneia é famosa por suas folhas em forma de boca

As Dioneias ostentam o título de flor carnívora mais conhecida no mundo. Originária da região dos pântanos na região da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se você olhar a  foto da planta carnívora vai notar como destaque o seu visual exótico, com folhas que lembram uma boca com dentes.

Também é popularmente conhecida como vênus-papa-moscas devido à sua folhagem, a Dioneia pode medir entre 5 e 15 metros de altura, sendo uma boa opção para a decoração de ambientes externos.

Drosera

folhas de drosera
A Drosera é famosa por causa dos pelinhos das folhas

A planta carnívora Drosera é uma espécie de suculenta carnívora que tem como origem as regiões quentes e úmidas dos Estados Unidos e da África do Sul. Suas principais características são: aparência rústica, folhas semelhantes a tentáculos cobertos por pelinhos e partículas pegajosas.

Essas partículas presentes nas folhas são essenciais para a alimentação da Drosera. Pois, é por meio delas que a planta captura suas presas. Uma vez que o inseto fica preso, a sua haste se enrola e leva a presa até o seu centro, local onde ela é digerida.

Sarracenia  

folha vermelha em formato de copo
A Sarracenia e suas folhas em formato de copo.

Já essa planta carnívora tem a sua origem da América do Norte, sendo fácil encontrá-la nas regiões da Flórida, nos Estados Unidos, ou do Canadá. A Sarracenia é um tipo de flor carnívora que se adapta bem a regiões com climas extremos e rigorosos.

Essa planta carnívora se destaca em relação às outras devido ao formato de suas folhas, semelhantes a um copo, o que ajuda a armazenar água da chuva. Além disso, na primavera, o seu aroma costuma atrair insetos polinizadores, que acabam se transformando em presas fáceis.

Planta flor-cadáver

planta cadaver close
A flor cadáver é a maior planta carnívora do mundo.

A flor cadáver é uma planta carnívora gigante, sendo inclusive a maior espécie de suculenta carnívora do mundo! Ela pode medir até 6 metros de altura e pesar 75 kg, por isso, é indicado fazer o cultivo em jardins mais amplos.

Inclusive, o seu nome de plantas carnívoras tem relação com seu aroma forte que tem o poder de atrair os insetos. Resumindo, é um cheiro muito desagradável. Vale ressaltar que essa planta carnívora grande consegue viver por até 40 anos, entretanto, só florescem, em média, duas vezes durante esse período.

Como se cuida de uma planta carnívora?

Agora que você já conhece e sabe que existe planta carnívora para cultivar em casa, chegou o momento de saber como cuidar da planta. Confira algumas dicas que farão toda a diferença.

Qual melhor lugar para cultivar planta carnívora?

Tudo começa com a escolha do local. Uma dúvida comum é se pode deixar a planta carnívora no sol? Sim! Prefira ambientes abertos, pois assim a planta carnívora aproveita a luz solar para receber os nutrientes necessários. Além disso, ela também vai capturar suas presas e se alimentar com maior facilidade.

Evite cultivar a sua planta carnívora em locais com excesso de vento e baixa umidade do ar. Já que essas condições climáticas favorecem o ressecamento da planta, reduzindo o seu ciclo de vida. 

Em que tipo de solo as plantas carnívoras se desenvolvem?

tipos de planta carnívora
Na natureza, as plantas carnívoras vivem em solos pobre em nutrientes, por isso se alimentam de insetos e larvas para obter nitrogênio.

Em seguida, comece pela preparação adequada do solo. Opte sempre por um substrato rico em nutrientes que contenham musgo, areia e pó de xaxim. Assim ela terá um solo arenoso com tudo o que precisa para se desenvolver.

Como regar a planta carnívora?

A rega é outro fator importante para o crescimento saudável da espécie. O ideal é que o solo esteja úmido. Por isso, faça a rega diariamente com água destilada ou, se possível, com água de chuva para que o solo nunca fique seco. 

Pode tocar na planta carnívora?

Muitas pessoas têm curiosidade sobre o que acontece se eu colocar o dedo em uma planta carnívora? Esse é um fator bastante importante que está relacionado a não cutucar as armadilhas da planta. A prática a fará gastar energia sem necessidade e pode até matá-la. Além disso, não as alimente, de forma alguma.   

Por que ter planta carnívora em casa?

Ter uma planta ou suculenta carnívora em casa traz uma série de benefícios para os amantes de jardinagem. Além de dar um toque sofisticado à decoração, elas ajudam a proteger o ambiente de insetos indesejados. E o melhor de tudo, o bom ter planta carnívora é que nem todas são venenosas para o pet.

planta carnivora comprar

Se está procurando planta carnívora para comprar, os preços estão, em média, com valores de 35 reais. Mas, lembre-se que ser tutor dessa espécie requer diversos cuidados para que ela cresça e se desenvolva saudavelmente.

O universo das plantas carnívoras é incrível, não é mesmo? Conte para gente nos comentários qual delas você gostaria de plantar em casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Claudia Aparecida disse:

    Como adquiro uma planta carnivora.Há muitos anos atras eu comprei uma,mas morreu,e nunca mais encontrei pra compra.
    Pela materia acima, eu tinha uma dioneia.
    Quero outra plantinha dessa, como consigo outra ???

  2. Elieni disse:

    Sou louca por plntas amo. Muito trato como se fosse minhas filhinha. Coversso com elas e dou beijinhos.

  3. Albany disse:

    Dizem que as essas plantas algumas tem que ficar em um espelho de água

  4. Joana disse:

    Olá! Agradeço pelas informações. Fiquei com algumas dúvidas. Será que conseguem ajudar?
    1) Quais as plantas carnívoras que não são tóxicas para pets e crianças? Ou quais plantas carnívoras podemos ter em casa, caso tenhamos pets e crianças?
    2) Na maioria dos artigos que li sobre plantas carnívoras, a recomendação era que o solo NÃO fosse rico em
    nutrientes já que elas se desenvolveram para se alimentar de insetos por conta de solos pobres em nutrientes. Por outro lado, no artigo de vocês consta o seguinte: “Opte sempre por um substrato rico em nutrientes que contenham musgo, areia e pó de xaxim.” No final das contas, qual recomendação vale?
    Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo do retorno.
    Att.,
    Joana

    • Cobasi disse:

      Olá, Joana! Tudo bem?

      Aqui estão as melhores sugestões de plantas carnívoras para se ter em casa, e não se preocupe, pois elas não fazem mal a animais de estimação e crianças, entre elas estão:

      Dioneia, Drosera, Sarracenia e Planta flor-cadáver.

      Deixaremos aqui o link de conteúdo completo para que você conheça 18 plantas venenosas para manter longe de crianças e pets.

      https://blog.cobasi.com.br/plantas-venenosas-para-pets/

      E sim, de acordo com os especialistas da Cobasi, o indicado é uso de substratos ricos em nutrientes, pois sem ele a planta dificilmente irá se desenvolver e se manter saudável.

      Para mais informações, visite o setor de jardinagem da Cobasi mais próxima a você. 🧡

  5. Jurema Garzella disse:

    Aprendi e esclareci dúvidas importantes.
    Parabéns as pessoas dedicadas cuidar de plantas.

    • Cobasi disse:

      Olá, Jurema! Ficamos felizes em saber que nossas informações foram úteis para você. Se tiver mais dúvidas sobre plantas ou qualquer outro tema, estamos à disposição para ajudar!

Deixe o seu comentário