Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lantana: saiba como cultivar e cuidar dessa planta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lantana flores coloridas
A lantana é uma planta que se destaca pela variedade de cores

A Lantana é uma planta de aparência rústica e bem fácil de cuidar. Também conhecida como cambará-de-cheiro, flor-de-mel, cambará-de-jardim, cambará-miúdo, camara, cambarazinho, camarazinho e lantana-cambará, ela é perfeita para a decoração da casa. Confira!

Lantana: o que é?

Lantana é uma planta que pode ser dividida em três tipos: a lantana de Montevidéu, a lantana camará e a undulata. Apesar de serem parecidas, cada uma delas tem suas características particulares. Acompanhe.

Lantana de Montevidéu

flores roxas de lantana montevidéu
A cor roxa é a principal marca da lantana montevidéu

A lantana de Montevidéu recebe esse nome por ter sido descoberta na capital uruguaia. Nativa da América do Sul, ela tem como características marcantes medir até 80cm de altura e flores nas cores amarela ou roxa. Seu cultivo é indicado em regiões com temperatura mais amena, como na região Sul do Brasil.

Lantana camará

pétalas coloridas da camará
A camará é um tipo de planta que pode ser encontrada em diversas cores.

A lantana camará é a variedade mais encontrada no Brasil, podendo medir até 2 metros de altura. O que chama a atenção nela são as diversas tonalidades que as suas flores podem assumir, combinando cores como vermelho, laranja, amarelo e branco. Além disso, suas pétalas mudam de cor conforme a planta envelhece, criando um visual único.

Lantana undulata

borboleta em uma flor branca
A undulata é conhecida pela delicadeza de suas flores.

A lantana undulata é um tipo de planta bem brasileira, já que costuma florescer no Norte, Nordeste e Sudeste. Ela se destaca pela coloração branca e delicada de suas flores e por medir até 1,20m. Por ser uma planta pendente, ela é uma ótima sugestão para cultivo em vasos suspensos.

Para que serve a planta lantana?

Além de criar um visual paisagístico único na decoração, a lantana é uma planta com propriedades medicinais. Por exemplo, as flores de lantana camará podem ser usadas como expectorante, anti-hemorrágico, antirreumático, febrífugo e diurético. Porém, antes de iniciar qualquer tratamento com ela, é necessário procurar a ajuda de um profissional da saúde.

Lantana: dicas de cultivo e cuidado

Gostou de conhecer essa linda planta e está pensando em cultivá-la em casa? Então, acompanhe algumas dicas essenciais para cuidar da lantana corretamente e deixar a decoração da sua casa muito mais bonita.

Atenção: A Lantana Camara é um tipo de planta considerada tóxica, pois não é recomendada para quem tem animais de estimação em casa. Suas folhas podem causar irritação na pele ou erupções cutâneas e as bagas, dependendo da quantidade consumida, podem ser fatais.

1. Melhor época para o plantio da Lantana

Por ser uma planta tropical, o melhor período do ano para o cultivo da lantana é no começo da primavera, quando a temperatura ambiente está mais quente. Realizar o plantio em períodos mais frios como outono e inverno, impacta negativamente no seu desenvolvimento.

2. Qual o melhor lugar para cultivo?

jardim com flores coloridas
A lantana é uma planta que precisa de sol para crescer saudável.

As lantanas precisam de bastante luminosidade para crescer. Procure locais onde seja possível que a planta receba a luz do sol diretamente na maior parte do dia. Seja no jardim ou em vasos, o que o apaixonado por jardinagem precisa garantir é que a lantana esteja protegida contra as correntes de ventos.

3. A escolha do solo para a lantana

O substrato ideal para um bom plantio e cultivo da lantana deve ser rico em matéria orgânica e drenável. Procure solos com alta concentração de húmus de minhoca, terra vegetal, areia e com o pH ácido. É importante que a terra seja drenável, pois o acúmulo de água prejudica as raízes da planta.

4. Necessidade de adubação periódica

Para garantir o melhor desenvolvimento da sua lantana, o ideal é fazer a adubação periódica da planta. A cada 15 dias, dilua o adubo para flores em água e faça a rega do solo. Além disso, uma vez por ano é indicado o uso do fertilizante NPK 04-14-08, que deve ser colocado na região de sombra da planta ou próximo à borda do vaso para facilitar a absorção dos nutrientes.

5. Atenção à rega da planta

A rega das lantanas é dividida em duas fases. Nas primeiras três semanas de plantio, o recomendado é fazer a rega diária. A partir da quarta semana, o ideal é irrigar o solo uma vez por semana, sempre tomando cuidado para não deixar encharcado.

6. A importância da poda

Realizar a poda de galhos e folhas secas é essencial para garantir a melhor absorção dos nutrientes pela planta. Por isso, quando o inverno estiver terminando, separe as ferramentas de jardinagem adequadas e faça a poda periódica. Assim, você permite o florescimento ideal.

7. Como fazer a reprodução da planta?

O processo de reprodução da Lantana pode ser feito por meio do replantio de sementes ou por estacas. Para fazer esse processo corretamente, o ideal é realizar o cultivo sempre durante o verão.

A Lantana é uma planta considerada invasora, pois devido ao seu crescimento rápido, ela acaba se sobressaindo em relação às outras espécies. Por isso, a melhor maneira de cultivá-la e preservar a beleza do seu jardim, é por meio de vasos. Com isso, você poderá controlar o crescimento da sua lantanae ter a decoração que sempre quis.

Agora que você já conhece tudo sobre a lantana, conte para gente se ela teria ou não um espaço reservado em seu jardim.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Roseara Maxwell disse:

    Olá, gostei muito da maneira simples e prática com que vocês abordam as questões das diferentes espécies. Quero continuar seguindo este canal pois sou apaixonada por plantas de todas as espécies.

Deixe o seu comentário