Margarida: uma das flores mais famosas do mundo

4 de março de 2021

Jardinagem
Margarida

Com pétalas lisas e miolo amarelo, a Margarida é uma das flores mais conhecidas do mundo. O que muita gente não sabe, é que existem várias espécies dessa florzinha tão querida e elas podem ser encontradas de várias cores diferentes. 

As Margaridas são da mesma família dos Crisântemos, das Dálias e dos Girassóis, por isso é bem comum percebermos algumas semelhanças entre elas. São flores originárias da Europa e da América do Norte, podendo também ser encontradas no Brasil. 

Algumas das espécies de Margarida, como a Olho-de-boi e a bonina, se desenvolvem facilmente em matas e jardins, já as famosas margaridas brancas, são típicas dos jardins.

A lenda da Margarida

Com certeza todo mundo já colheu uma Margarida em algum momento da vida para brincar de bem-me-quer, mal-me-quer. A Margarida é conhecida por ser a flor do amor. Segundo a mitologia nórdica, esta é a flor sagrada de Freya, a deusa do amor, da beleza e da fertilidade. 

Em compensação, de acordo com uma lenda romana, a Margarida também é símbolo de castidade e transformação. Segundo a história, Vertumnus, deus das estações, se apaixonou por uma ninfa e a perseguiu até que ela se transforma em uma Margarida para escapar de suas investidas. 

Além disso, existe outra lenda que diz que a Margarida é capaz de dizer se o pretendente é realmente afim de você, e essa, com certeza todo mundo já fez. Foi aí que surgiu o famoso: “Bem-me-quer, mal-me-quer”.

Como cultivar Margarida?

A Margarida não é uma planta que exige muitos cuidados, por isso acaba sendo ótima opção para quem está iniciando na jardinagem. Elas se dão muito bem quando cultivadas em vasos, canteiros ou jardins.

Para plantar Margarida, é necessário preparar um solo adubado organicamente, de preferência, com adição de fósforo. Além disso, é importante colocar algumas pedras no fundo do vaso para que o solo seja facilmente drenado.

Essas flores podem ser plantadas a partir de pequenas mudas compradas ou de sementes

Cuidados com a Margarida

margarida plantio

As Margaridas gostam bastante de sol e não se adaptam muito bem aos dias frios. Portanto, é muito importante deixar essas plantas no sol durante grande parte do dia. 

Caso o cultivo seja realizado em regiões mais frias e de geada, é importante que as flores fiquem protegidas. As regas devem ser feitas com frequência, ao menos uma vez ao dia, no entanto, é sempre importante se atentar ao solo.

A melhor forma de saber se a planta realmente necessita de água, é colocando o dedo no solo, caso ele esteja seco, é importante promover a rega. No entanto, caso o dedo saia sujo ou úmido, o melhor é deixar a água para outra ocasião, isso evita o apodrecimento da raiz e do caule. 

A Margarida costuma crescer bastante, portanto é necessário promover uma poda em algumas épocas do ano. O ideal, é que elas sejam feitas entre julho e agosto, com tesouras afiadas e na diagonal. 

Curtiu essa publicação? Leia mais em nosso blog!