
A Maria-sem-vergonha é uma planta da família Balsaminaceae, oriunda da África Tropical.
Conhecida por diversos nomes, como beijinho, avenca, venca e beijo-turco, ela se adapta em diversos locais e é bem bonita, podendo colorir a sua casa e ajudar na decoração.
As flores da maria-sem-vergonha podem ser encontradas em diversas tonalidades, como brancas, vermelhas, azuis e roxas.
Ela pode ser cultivada dentro de casa, mas é preciso que tenha contato com sol, varandas e jardins.
Conheça abaixo as características e os cuidados necessários com a maria-sem-vergonha. Não perca!
Além de ser multicolorida, e se adaptar a diversos ambientes, a maria-sem-vergonha também cresce rápido, e por isso seu nome científico é Impatiens Walleriana. A planta chega na altura máxima de 60 cm. Além disso:
Durando aproximadamente um ano, precisando ser replantada para recuperar o viço.
Apesar de ser uma planta tropical, ela também pode ser plantada em ambientes de frio. Já que se desenvolve em diferentes temperaturas.
A maria-sem-vergonha pode ser plantada em ambientes com sol direto ou meia-sombra, se encaixando assim em vários ambientes.
Sendo considerada por muitos como uma praga. Além disso, em diversas cidades o seu plantio é regulamentado, pois ela pode invadir reservas florestais e prejudicar espécies protegidas. Assim, tome cuidado com ela.
Apesar de ser uma planta resistente, que se adapta bem a diferentes ambientes e temperaturas, alguns cuidados são necessários, confira quais são eles:
Para a planta se desenvolver de forma saudável é preciso que o solo seja regado de forma abundante, ficando sempre úmido.
A rega indicada é de uma vez ao dia. Nos meses mais quentes, talvez seja necessário duas regas por dia.
Mas cuidado para não encharcar o solo, apodrecendo assim o seu caule.
Caso apareçam manchas pretas no caule ou ele comece a ficar mole, diminua a quantidade de água, pois esses são sinais de excesso de umidade.
Além disso, cuide para não deixar as folhas molhadas por muito tempo, pois pode facilitar a proliferação de fungos na sua planta.
Deve-se colocar mensalmente adubo na sua maria-sem-vergonha. Recomenda-se o fertilizante NPK 10-10-10, um adubo que possui os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da planta.
A quantidade do produto deve ser vista na embalagem, conforme recomendação da marca.
Recomenda-se que a troca de vasos seja feita na primavera. Para fazer o replantio será necessário:
Utilizando a pá, coloque a terra no vaso novo, e lembre-se de deixar um espaço para a planta. Depois disso, coloque o fertilizante na terra, respeitando a medida indicada na embalagem.
Agora, mova a planta com cuidado do vaso antigo para o novo, e em seguida molhe a terra, cuidando para não a deixar encharcada.
Gostou de saber sobre a flor maria-sem-vergonha? Veja mais artigos sobre jardinagem no nosso blog: