Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pulverizador: aliado na rega e adubação as plantas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pulverizador

Na hora da rega, o pulverizador manual pode ser um bom aliado. Diferente do simples borrifador, ele funciona sobre pressão, o que facilita a entrada da água e dos nutrientes no solo. Isso tudo ajuda na melhor irrigação e nutrição da planta.

Qual a maneira correta de usar um pulverizador?

Além ser ser ótimo para promover a rega adequada nas plantas e hortaliças, o pulverizador também é perfeito para a aplicação de adubos e pesticidas

Diferente do regador, que pode aumentar o risco de encharcamento do solo e do borrifador, que possui um jato de água mais lento e curto, o pulverizador possui um jato longo. No entanto, ele não possui força suficiente para agredir as folhas. 

O pulverizador funciona sob pressão, portanto, para que água saia do recipiente, é necessário promover o bombeamento do líquido através de uma válvula localizada no centro do dispositivo. 

Após o bombeamento concluído, é possível sentir que esta válvula está mais dura e resistente. Basta apertar o gatilho, localizado próximo ao cabo e direcionar o jato para a planta que precisa de rega ou adubo

Por que usar o acessório?

O pulverizador é um ótimo aliado na hora de regar plantas pequenas e com pouca resistência. Isso porque ele promove um jato constante, fino e delicado, que não agride. Coisa muito difícil de se conseguir utilizando outra forma de rega!

Muitas vezes ao regar a planta na própria torneira, o jato de água acaba sendo mais denso, mesmo que com pouca saída de água. 

Sem contar que o pulverizador conta com um bico regulador, ou seja, é possível controlar a maneira com que a água se espalhará pelas plantas. Com isso, é possível escolher entre um jato fino, um mais aberto ou apenas promovendo a umidade, através de pequenas e poucas gotículas de água. 

Além disso, a água da torneira possui cloro e impurezas que podem fazer mal para as folhas. Quando a água fica um tempo parada, essas impurezas e substâncias químicas são capazes de evaporar, permitindo que a água fiquei ideal para a rega. 

Ah! Quer saber mais um benefício do pulverizador? Ele permite regar a planta na medida certa, evitando acúmulos de água no prato do vaso, desta forma, ele ainda ajuda a combater a procriação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a chikungunya. 

Cuidados ao usar um pulverizador

pulverizador de plantas

Na hora de regar uma planta é necessário alguns cuidados que serão os responsáveis por manter a folhagem saudável e com qualidade de vida. 

Uma ótima dica é evitar promover regas em locais quentes ou durante os períodos de sol. Os melhores horários para regar as plantas são de manhã cedo ou ao entardecer e noite.

Desta maneira, as plantas não correm o risco de acabarem com as folhas queimadas pelo sol. Além disso, elas se mantém fresquinhas, uma vez que o calor pode acabar aquecendo a água recém colocada.  

Outra dica importante, é sempre tomar cuidado para não regar sobre as folhas, especialmente nos dias quentes e de sol intenso, porque a água acaba aquecendo e queimando as folhagens. 

Não se esqueça de controlar a saída de água do pulverizador. Algumas plantas necessitam de um solo mais endurecido, nesse caso, um jato fino e constante é o ideal para que o líquido penetre no solo. Já para as plantas que necessitam de menos água, o jato mais leve é o ideal.

Além disso, para plantas que gostam de receber umidade em suas folhas, como no caso das peperômias, uma boa dica é usar a regulagem que promove gotículas de água. Mas lembre-se, regue apenas durante a noite ou na sombra. 

Gostou desta publicação? Que tal saber mais sobre jardinagem em nosso blog?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário