Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

20 espécies de planta de sombra e dicas de cultivo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Decoração com planta de sombra
Plantas de sombra são ideais para o interior de residências

A planta de sombra é aquela mais indicada para se cultivar dentro de casa. Ela se adapta totalmente ao ambiente interno e promove estilo, decoração e, claro, um ar de melhor qualidade nos locais.

Ainda não sabe quais são essas espécies e como cultivá-las? Vamos lá!

O que é uma planta de sombra?

Temos milhões espécies de plantas que ficam lindas dentro de casa, mas será que todas elas também permanecem saudáveis? Na verdade não! As plantas, são divididas em três grandes grupos, que são: planta de sombra, planta de meia sombra e pleno sol.

A planta de sombra é aquela que não deve ter luz direta do sol. Para ela, a luminosidade indireta é o bastante para fazer a fotossíntese e viver saudável. Isso significa que deve ser colocada em um local em que em nenhuma parte do dia, receba o sol direto. Prefira locais longe de janelas!

Por ter essa característica, essa planta é a mais indicada, por exemplo, para quem mora em apartamentos ou casas que não tem tanta luminosidade, ou então para quem conta um jardim de inverno em casa. Elas também são muito utilizadas em escritórios.

Por sua vez, as plantas de meia sombra podem receber luminosidade mais intensa e até alguns raios de sol durante o dia, mas não intermitentemente. Elas também são ótimas opções para dentro de casa, mas podem ficar mais próximas à janela. Já as plantas de luz plena podem ser colocadas na varanda e adoram o sol!

Sendo assim, é comum que as plantas de sombra total sejam vistos em banheiros, salas, cozinhas e corredores. Sempre em locais próximos da janela, afinal, não é por ser planta de sombra, que elas devem ficar em cômodos fechados ou com total ausência de luz.

20 principais espécies de planta de sombra

Embora o termo possa ser um pouco desconhecido, a família de plantas e flores de sombra conta com espécies bem famosas. Entre elas, por exemplo, está a samambaia que é bastante famosa e requisitada pelos “pais e mães de planta”.

Além dela, confira mais 20 sugestões de plantas de sombra e como cultivar cada uma em casa:

1) Cróton

planta de sombra cróton

A cróton é uma folhagem de sombra. Ela sobrevive em locais com meia sombra, mais frescos. O solo deve ser mantido sempre úmido, nunca encharcado. Sempre que houver folhas secas, pode para manter sua plantinha bonita e vigorosa.

2) Areca bambu

planta de sombra areca bambu

Uma bela folhagem de sombra, a areca bambu fica linda dentro de casa. O substrato deve estar sempre úmido, por isso regue de 2 a 3 vezes por semana durante dias quentes e secos, de 1 a 2 vezes em climas úmidos e frios.

3) Árvore da felicidade

planta de sombra árvore da felicidade

A árvore da felicidade é conhecida por levar sorte e felicidade para dentro e casa. A planta deve ser mantida a meia-sombra, de preferência próxima à janela. Também é necessário adubar o solo todo o ano, para manter o vigor desta árvore de sombra. As regas devem acontecer com frequência, mas sem encharcar o solo.

4) Zamioculca

planta de sombra zamioculca

A zamioculca é uma folhagem que ganha cada vez mais destaque na decoração de casa. Ela é símbolo de fortuna e prosperidade. As regas devem ser feitas com frequência, sem deixar o solo encharcado.

5) Espada de São Jorge

planta de sombra espada de são jorge

A espada de São Jorge é uma plantinha que se dá bem no sol, na meia sombra ou sombra. Conhecida por eliminar as energias negativas de casa, regue uma vez por semana. Durante o verão e uma vez a cada 10 dias no inverno.

6) Pau d’água

planta de sombra pau d'água

O pau d’água é uma planta que purifica o ar muito resistente, até mesmo em ambientes com ar-condicionado. Nos vasos dentro de casa, faça uma camada de drenagem, para evitar o acúmulo de água e mantenha o solo rico em matéria orgânica.

Regue de duas a três vezes por semana e borrife água nas folhas para limpá-las.

7) Ciclanto

Folhagem de meia sombra, o ciclanto deve ser mantido em solo rico em matéria orgânica, bem drenado e úmido. Regue apenas quando o solo estiver seco.

8) Orquídeas

planta de sombra orquídeas

As orquídeas ficam lindas na decoração do lar. Elas devem ficar em locais onde recebam, pelo menos, luminosidade indireta. Evite ambiente com incidência de vento e umidade excessiva.

Durante os meses mais quentes, regue duas vezes por semana, e nas épocas frias regue só uma vez. É muito importante usar fertilizantes mensalmente, para manter a orquídea sempre forte e nutrida.

9) Pacová

planta de sombra pacova

O pacová é uma planta de sombra que precisa de, pelo menos, iluminação indireta em casa. Regue apenas quando o substrato estiver seco, evitando o excesso de água. A adubação também é fundamental e deve ser feita duas vezes ao ano.

10) Lírio da Paz

planta de sombra lírio da paz

O lírio é uma planta de meia sombra linda. O substrato deve manter a umidade constante, para que a plantinha cresça bem. Por isso, as regas acontecem de três a quatro vezes na semana.

11) Bromélia

planta de sombra bromélia

Fácil de cuidar, a bromélia se adapta a qualquer ambiente. As plantas que tiverem folhas verdes devem ficar na sombra e receber luminosidade indireta. Regue de uma a duas vezes por semana e use um borrifador para espirrar água nas folhas.

12) Begônia

planta de sombra begônia

Outra flor de sombra, a begônia é uma ótima opção para quem quer trazer mais cores para dentro de casa. As regas só devem ser feitas quando o solo estiver seco, a cada três ou quatro dias.

13) Cacto coral

planta de sombra cacto coral

O cacto coral deve ser plantado em locais com meia sombra. Nos vasos, crie um sistema de drenagem, já que esta planta não suporta solos encharcados. Logo, regue apenas quando o solo estiver seco.

14) Imbé

imbe planta de sombra

Fácil de cuidar, deve ser regada uma vez por semana. O solo deve ser fértil, rico em húmus, bem drenado e úmido. 

15) Bambu da sorte

planta de sombra bambu da sorte

O bambu da sorte é conhecido por trazer boas energias para casa. Ele pode ser plantado dentro de vasos com água ou terra, fica a seu critério.

16) Costela de adão

planta de sombra costela de adão

A costela de adão é uma planta popular na decoração de casa. Mantenha a espécie em solo sempre úmido, regando cerca de duas vezes por semana.

17) Jiboia

planta de sombra jibóia

A jiboia é uma linda planta pendente de sombra para casa. Ela é uma ótima opção para ter em casa, porque purifica o ar. Regue duas vezes na semana e abube a cada três meses.

18) Lança de São Jorge

planta de sombra lança de são jorge

Considerada uma das plantas de sombra mais resistentes, a lança não precisa de regas frequentes. Na verdade, é preferível que o solo esteja sempre bem drenável, para evitar que o acúmulo de água apodreça a raiz.

19) Flor de cera

planta de sombra flor de cera

Apesar de ser uma flor de sombra, deve ficar em locais bem iluminados indiretamente. Mantenha o solo fértil e drenável, bem adubado de 20 em 20 dias durante primavera e verão. Regue apenas quando o solo estiver seco.

20) Antúrio

planta de sombra anturio

O antúrio é uma flor de sombra elegante. Mantenha o solo rico em matéria orgânica para seu bom desenvolvimento. O solo só deve ser regado quando estiver seco e a adubação acontece frequentemente, a cada 15 dias. Quando suas folhas estiverem secas ou amareladas, pode para manter a plantinha forte.

Como cultivar plantas na sombra?

Conte com as plantas de sombra para decoração da sua casa!

Essas plantas proporcionam um espaço harmonioso e bem decorado, além de dar mais leveza aos ambientes. Para que isso aconteça, porém, é muito importante um cultivo certo, para que elas tenham uma longa vida junto de nós. 

  • Escolha o lugar certo para colocá-las e certifique-se de que não estão em contato direto com raios solares;
  • A maioria das plantas de sombra possuem um armazenamento independente de água, sendo assim, não é necessário regas frequentes;
  • Os adubos e fertilizantes podem ser ótimas ideias, porém, saiba qual é o melhor para a sua espécie de planta;
  • Escolhas vasos de acordo com o tamanho das plantas, assim elas podem continuar crescendo saudáveis. Algumas espécies de plantas de sombra podem se enquadrar muito bem com vasos suspensos, já que elas crescem em formato de cascata. Escolha o melhor e instale em locais altos.
  • Você também pode investir em um cachepô bonito e que contribua com a decoração do seu ambiente.

Embora sejam conhecidas como mais delicadas, não é trabalhoso cuidar dessas plantas, contanto que as dicas acima sejam seguidas. 

Gostou das dicas? Saiba mais abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Vilma da Silva disse:

    Amei lindas🙏🙏🙏

  2. Valéria Rocha disse:

    Olá,

    Tem planta pacova na filial de Vismao RS
    Valor e tamanho da muda???

    • Cobasi disse:

      Valéria, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível.

Deixe o seu comentário