Aprenda como cuidar da planta Jiboia

24 de março de 2021

Jardinagem
Planta Jiboia como cuidar

Cada vez mais popular nos lares brasileiros, aprender como cuidar da planta Jiboia é importante para manter o vaso sempre cheio, verdinho e saudável. Esta trepadeira tropical com folhagem em formato de coração é muito fácil de cuidar. Basicamente, precisa de bastante água e clima quente.

A Jiboia é do gênero Epipremnum e possui uma coloração com variados tons de verde, até se aproximando do amarelo. Além disso, seus ramos são pendentes, uma planta perfeita para cercas vivas ou vasos suspensos.

Apesar de ser fácil cuidar da planta Jiboia, é necessário seguir algumas orientações.

Como regar a planta Jiboia?

A Jiboia é uma planta que adora água e é recomendável fazer a rega duas vezes por semana. Durante os dias mais quentes de verão, a frequência pode aumentar para três vezes semanais. No inverno, a rega pode diminuir para uma vez semanal ou duas vezes com menos água.

Para saber se é hora de regar ou não a sua planta, verifique se o solo está úmido. Nunca deixe a terra encharcada.

Como cuidar da planta Jiboia no vaso?

Além da rega adequada, se você quer saber como cuidar da planta Jiboia deverá investir no enriquecimento do solo. É importante adicionar composto ou húmus de minhoca periodicamente em uma frequência de cerca de três meses.

A escolha do vaso que vai abrigar a Jiboia também é muito importante. Essa planta tem ramos pendentes e, por isso, o ideal é que ela seja colocada em um vaso suspenso ou posicionada em locais altos, como sobre uma estante. Assim, suas folhas poderão crescer livremente.

Quanto à luz, a Jiboia gosta de sombra e da luz indireta. Para controlar o crescimento, é aconselhável deixa-la à sombra. Já se você quer caules longos e cheios de folhas, o recomendável é a luz indireta.

Por que as folhas da planta Jiboia ficam amareladas?

Apesar de ter uma coloração amarelada e mesclada com verde, é notável quando a planta não está saudável. A Jiboia fica amarelada quando a rega é feita em excesso! Antes de regar, sempre verifique se a terra não está úmida. Em casos extremos, o caule também pode apodrecer.

Outro problema comum que em quer saber como cuidar da planta Jiboia precisa saber é como lidar com folhas amarronzadas nas pontas. Normalmente, a causa é a falta de água, porém pode representar uma doença fúngica. Para resolver, basta retriar a parte danificada ou mesmo toda a folha.

Como realizar a poda?

As folhas da Jiboia são pendentes e são ótimas para decorar ambientes internos e externos. No entanto, pode ser que você queira controlar o tamanho e realizar a poda. Ela pode ser realizada a cada 6 meses com o corte dos ramos mais altos.

A manutenção é indicada sempre na primavera e para cuidar da planta Jiboia, o ideal é retirar as folhas amarelas e podar os galhos que não estão bem formados.

Se a sua intenção é tirar mudas, faça o corte e qualquer parte do caule que tenha raízes. Aguarde 24 horas para o corte secar e plante-o em terra úmida e nutrida.

Jiboia é uma planta tóxica

Apesar de bela, a Jiboia pode ser muito perigosa para pets e crianças. Por isso, mantenha-a longe deles! Prefira sempre pendurar a planta em vasos pendentes ou posicioná-la em locais altos para que cães e crianças não tenham acesso. No caso dos gatos, o cuidado precisa ser ainda maior, pois eles adoram os ramos pendentes para brincar.

Se você tem gatinhos em casa e quer manter a sua Jiboia, coloque o vaso em um lugar onde os ramos não fiquem pendentes e em movimento. Torne-a desinteressante para os gatos.

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar da planta Jiboia e todas as dicas para manter a planta saudável e bonita, que tal conhecer mais sobre outras plantas lindas para decorar a alegrar a sua casa?