Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta Jibóia: como cuidar, plantar e ideias de decoração

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Planta Jiboia como cuidar

Cada vez mais popular nos lares brasileiros, a planta Jibóia é uma trepadeira de fácil manutenção e ótima para a decoração de ambientes internos. Sua versatilidade e a folhagem em formato de coração verde, encantam e conquistam milhares de fãs mundo afora. Neste guia, saiba tudo o que é essencial para cuidar da planta Jiboia e como decorar a sua casa.

Planta jibóia: veja os cuidados, dicas e como usar na decoração

Linda e fácil de cuidar, a Epipremnum pinnatum é aquele tipo de planta que tem um pouco de tudo: planta ornamental, vistosa, resistente e, junto com a samambaia, é uma das mais usadas em projetos de Urban Jungle. Além disso, acredita-se que a planta jiboia é uma espécie sagrada que tem propriedades que garantem a proteção dos ambientes.

A folhagem de jiboia pode alcançar até 1,20m de comprimento, criando cachos polpudos que variam entre tons de verde e manchas amareladas, características e design charmosos para diversos ambientes e projetos paisagísticos. Se quiser plantar dentro de casa, na entrada, jardim ou decorar eventos,  a planta jiboia é uma boa candidata. 

Conheça alguns tipos de planta jiboia

planta jibóia jade
Epipremnum Aureum cebu blue
Epipremnum Aureum 'Neon'
Planta jibóia Marble Queen
jibóia ou hera-do-diabo
planta jibóia jade
Planta Jibóia Jade: com cores verde sólidas e sem manchas.
Epipremnum Aureum cebu blue
Planta Jibóia Cebo Blue: ou jibóia azul, que é distinta por conta das suas folhagens verde-azulada, em formato de flecha
Epipremnum Aureum 'Neon'
Planta Jibóia Neon: destaca-se por sua folhagem verde vivo e intenso
Planta jibóia Marble Queen
Marble Queen: é o tipo mais comum de plantas jiboias.
jibóia ou hera-do-diabo
Epipremnum aureum: planta ornamental de folhagem verde

Devidamente apresentada, chegou a hora de anotar as dicas que separamos para quem quer cultivar a planta. Confira!

Como plantar jiboia?

Para saber como plantar, antes você precisa saber como fazer muda de jiboia. Para quem não está familiarizado, a muda é uma planta pequena que é transferida para um vaso maior. Esse processo visa garantir e acelerar o processo de desenvolvimento de uma espécie de maneira uniforme e mais resistentes.

Veja o passo a passo de como fazer muda de jiboia:

  1. realize o corte na diagonal no caule da planta jiboia;
  2. use água ou terra para a muda;
  3. se o plantio for na terra, é necessário esperar a muda secar por 24h, somente após isso, pode plantá-la;
  4. na água, basta colocá-la em um recipiente com água limpa até cobrir as raízes.

Rápido e simples. Agora você já sabe como criar mudinhas de jiboia sem muito mistério. Agora vamos para a próxima etapa. 

Passo a passo de como plantar jiboia

  1. nas pontas do ramo da planta jiboia, faça um corte na diagonal em cerca de 5 folhas;
  2. adicione o ramo num recipiente com água e em um ambiente que receba luz indireta;
  3. ao notar que as raízes estão aparecendo, com no mínimo cerca de 5cm, chegou a hora de transferi-la.
  4. escolha um vaso para jiboia com substrato úmido e rico em matéria orgânica.

Pronto, a fase do plantio está concluída. Agora, vamos falar dos cuidados essenciais para que a sua planta cresça linda e saudável.

Planta jibóia: como cuidar passo a passo

Dúvidas sobre quando regar? Qual o melhor ambiente para deixar a planta? Luminosidade? Cuidar da planta jiboia não é uma tarefa difícil, porém é preciso estar ciente do que a espécie demanda de cuidados. Mas, já adianto que é simples, basta seguir algumas recomendações e, logo, você será um jardineiro de primeira! 

Qual o melhor lugar para colocar a planta jiboia?

A espécie jiboia gosta de sol ou sombra, então o melhor cenário é em ambientes com luz indireta. Esclarecemos. Para não queimar suas folhas, auxiliar a receber toda a claridade necessária para se desenvolver e controlar o crescimento, lugares com sombras são os mais aconselháveis.

Porém, se você quer caules longos e cheios de folhas, o ideal é a luz indireta, mas sem exageros. Vale ressaltar que a jiboia não suporta baixas temperaturas. 

Como regar a planta jibóia?

A jibóia é uma planta que adora água e é indicado fazer a rega duas vezes por semana. Durante os dias mais quentes de verão, a frequência pode aumentar para três vezes semanais. No inverno, pode diminuir para uma ou duas vezes, com menos quantidade de água. Para saber se é hora de regar ou não a sua planta, verifique se o solo está úmido. Nunca deixe a terra encharcada.

Qual o melhor solo para plantar jiboia?

Além da rega adequada, se você quer saber como cuidar da planta Jiboia deverá investir no enriquecimento do solo. É importante adicionar composto ou húmus de minhoca periodicamente em uma frequência de cerca de três meses.

Como realizar a poda da planta jibóia?

As folhas da jibóia são pendentes e são ótimas para decorar ambientes internos e externos. No entanto, pode ser que você queira controlar o tamanho e realizar a poda. Ela pode ser realizada a cada 6 meses com o corte dos ramos mais altos.

A manutenção é indicada sempre na primavera e para cuidar da planta Jiboia, o ideal é retirar as folhas amarelas e podar os galhos que não estão bem formados. Se a sua intenção é tirar mudas, faça o corte e qualquer parte do caule que tenha raízes. Aguarde 24 horas para o corte secar e plante-o em terra úmida e nutrida.

Como cuidar da planta Jiboia no vaso?

planta jiboia como cuidar
Plantar jibóia em vaso é uma ótima opção para decoração de ambientes.

A escolha do vaso que vai abrigar a planta é muito importante. A jibóia tem ramos pendentes e, por isso, o ideal é que ela seja colocada em um vaso suspenso ou posicionada em locais altos, como sobre uma estante. Assim, suas folhas poderão crescer livremente.

Cuidados com as doenças comuns em plantas jiboia

Apesar de serem plantas bastante resistentes, as jiboias podem ser acometidas por pragas e doenças, como a cochonilha, que é provocada pela falta de adubação. Então, basta ter atenção com os cuidados base e ficar atento na mudança de aspecto da planta.

Por que as folhas da planta jiboia ficam amareladas?

Apesar de ter uma coloração amarelada e mesclada com verde, é notável quando a planta não está saudável. A jibóia fica amarelada quando a rega é feita em excesso! Antes de regar, sempre verifique se a terra não está úmida. Em casos extremos, o caule também pode apodrecer.

Outro problema comum são as folhas com tonalidades marrons nas pontas. Normalmente, a causa é a falta de água, porém pode representar uma doença fúngica. Para resolver, basta retirar a parte danificada ou mesmo toda a folha.

Jiboia é uma planta tóxica?

Apesar de lindas, a jiboia pode ser muito perigosa para pets e crianças. Portanto, é preciso ter a consciência de criar um ambiente onde a planta não esteja ao alcance deles, pois são espécies tóxicas.

planta jibóia é tóxica
Assim como a planta copo de leite, a jibóia é composta por oxalato de cálcio, extremamente tóxicas para cães e gatos.

Prefira sempre pendurar a planta em vasos pendentes ou posicioná-la em locais altos para que cães e crianças não tenham acesso. No caso dos gatos, o cuidado precisa ser ainda maior, pois eles adoram os ramos pendentes para brincar.

Se você tem gatinhos em casa e quer manter a sua jibóia, coloque o vaso em um lugar onde os ramos não fiquem pendentes e em movimento. Torne-a desinteressante para os gatos.

Ideias de decoração com planta jiboia para você se inspirar

Gostou de conhecer mais sobre a planta jiboia? Realmente é uma espécie que chama muita atenção, além de ganhar muitos pontos pela praticidades dos seus cuidados. Como sabíamos que você ia adorar, separamos algumas ideias para decorar a sua casa

Selecionamos espaços decorados com a planta que vão desde salas de estar a eventos. Inspire-se!

tipos de jiboia planta
jiboia verde
planta jiboia na sala
flor jiboia
planta jibóia verde
tipos de jiboia planta
Banco na sala decorado com planta jiboia
jiboia verde
Decoração com vasos de planta jibóia, combinado com mix de folhas em casa.
planta jiboia na sala
Sala de jantar decorada com vaso de planta jiboia suspensa
flor jiboia
Estante de livros moderna decorada com planta jiboia
planta jibóia verde
Planta jiboia na sala de estar moderna

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar da planta Jiboia e todas as dicas para manter a planta saudável e bonita. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Patrícia disse:

    Boa tarde! Vcs tem a planta jibóia branca ? Pode ser no Cobasi de Carapicuíba ou Tamboré

  2. Maria da Conceição Ramos de Araújo disse:

    Ameiii saber sobre a plant

  3. Karla disse:

    Artigo bem completo, adorei! Obrigada pelas informações. ❤

  4. Terezinha disse:

    Adorei o artigo sobre a planta.

  5. Juliana disse:

    O que pode causar colchonilha na minha jiboia? Excesso de sol, de agua?

    • Cobasi disse:

      Olá, Juliana! Tudo bem?

      A existência da cochonilha pode ocorrer por diversos motivos, entre eles estão existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.

      Temos um conteúdo completo sobre cochonilha, da uma olhadinha! https://blog.cobasi.com.br/cochonilha/

Deixe o seu comentário