Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cochonilha: saiba como tratar e se livrar dela

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cochonilha

A cochonilha é uma das mais tradicionais e prejudiciais pragas presentes nas plantas, sejam em vasos internos e em jardins. Esse inseto prejudica a capacidade das mudas na realização da fotossíntese e, por consequência, pode acabar com a vida das plantas se não eliminado rápido. Saiba como se livrar desse mal e garantir saúde às suas plantas!

O que é a cochonilha?

Imagine um inseto que se alastra rapidamente, suga os nutrientes e a seiva de suas plantas e ainda facilita o ataque de outros fungos prejudicando a fotossíntese das mudas? É isso que a cochonilha faz. Esse parasita possui diferentes espécies e podem chegar a medir 3,5 milímetros. Eles se alimentam da seiva da planta e, por isso, auxilia no enfraquecimento das mudas. 

A cor desse inseto pode variar muito, sendo encontrado como marrom, preto, verde e outras cores escuras que dificultam a identificação deles se olhado de longe. No entanto, é possível que a praga apareça em tom branco ou vermelho – o que é bastante vantajoso, já que é possível identificarmos mais rápido e, claro, começar o tratamento.

O que a cochonilha faz com as plantas?

Além de sugar os nutrientes das plantas, esse inseto libera um sugo adocicado que possibilita a infestação de outros fungos e insetos, por exemplo, as formigas-doceiras. Dessa forma, essa praga prejudica ainda mais às folhas, impossibilitando que elas cresçam. 

Ao ser infestada por esses insetos, é comum que a sua planta apresente:

  • Má formação nos frutos e folhas;
  • Grande concentração de formigas;
  • Amarelamento nas folhas;
  • Queda antecipada de flores e frutos;
  • Morte das plantas.

O ciclo de vida dessas pragas pode variar chegando a até 6 meses, fator que depende diretamente das condições de clima. Vale considerar que embora pareça um tempo longo, não é indicado postergar o tratamento quando se identifica a presença dos insetos na planta. Afinal, dependendo da espécie de planta, em poucas semanas a cochonilha pode causar problemas graves. Uma cochonilha fêmea, por exemplo, chega a depositar aproximadamente 500 ovos de uma só vez. 

Como se livrar de vez dessa praga?

cochonilha

Existem inúmeras receitas caseiras que podem eliminar de uma vez por todas esses insetos. No entanto, é importante considerar que ao depender do ingrediente, este também pode ser prejudicial à planta. Por isso, é indicado a utilização de inseticidas específicos, que garantem a eliminação da cochonilha e, claro, mais cuidado a planta.

Como o inseto tem três fases de vida, sendo ovo, larva e adulto. É importante que a aplicação do veneno seja realizado em partes. Por exemplo, faça a primeira aplicação, espere aproximadamente dez dias; faça a segunda aplicação e, posteriormente, aguarde mais dez dias e, por fim, aplique o inseticida pela última vez. Dessa maneira, é possível assegurar que os insetos de qualquer fase tenham sido atacados pelo repelente.

Após perceber que a planta está livre da cochonilha, que tal troca-la de vaso e dar uma repaginada nela? Não esqueça que é indispensável estar atento sobre o reaparecimento da praga. Mantenha uma rotina de análise nas suas plantas e as mantenha sempre saudável e em crescimento!

Gostou desse post? Leia mais sobre nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário