Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

11 tipos de suculentas para cultivar e decorar a casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com suculentas para decorar a casa
Há muitos tipos de suculentas para você decorar a sua casa

As suculentas são plantas compactas e fáceis de cuidar, sendo ideais para a decoração de ambientes internos e externos.

Por causa disso, nós separamos 11 tipos de suculentas para ter em casa, dicas de decoração e o que você precisa saber para cultivá-las corretamente. Confira!

1.  Mãe de Milhares

folhas e brotos de suculentas
Mãe de Milhares é conhecida por seus brotinhos.

Um dos tipos de suculentas mais populares no Brasil, a Mãe de Milhares é ideal para cultivar em locais à meia-sombra, protegida do sol nos horários mais quentes.  

Ela recebe esse nome exótico devido aos pequenos brotinhos localizados em suas folhas. Com certeza, é uma planta que ajuda a criar um visual único para a decoração.

2. Coração Emaranhado

vaso com suculenta em forma de coração
A coração emaranhado é perfeita para dar um toque romântico à decoração.

Para quem está procurando um tipo de suculenta pendente para cultivar próximo às janelas ou varandas, a mais indicada é a planta Coração Emaranhado.

O grande detalhe dessa planta delicada é o formato de suas folhas em pequenos corações. O que dá um toque romântico à decoração de qualquer ambiente.

3. Kalanchoe

vasos com Kalanchoe
Kalanchoe é conhecida por atrair sorte e boas energias

A Kalanchoe é uma espécie de suculenta que faz parte da família das Crassulaceae. A principal característica dessa planta é ter folhas grossas, pequenas e carnudas.

Se você está em busca de uma suculenta que vai adorar a exposição ao sol, a Kalanchoe é perfeita. E o melhor de tudo é que ela pode ser cultivada tanto em vasos, quanto em floreiras.

4. Suculenta Jade

vaso com planta jade
A suculenta Jade precisa de locais bem iluminados para se desevolver

A suculenta Jade pode ser considerada uma planta versátil, pois pode ser cultivada tanto com exposição direta ao sol, quanto em locais à meia-sombra.

O que torna esta delicada planta uma das favoritas dos paisagistas é o seu significado associado ao Feng Shui.

De acordo com a prática chinesa, esse tipo de suculenta é capaz de equilibrar a energia do ambiente e das pessoas que circulam por ele.

5. Rosa de Pedra

Echeveria com folhas brancas
Rosa-de-pedra tem como charme as folhas parecidas com pétalas de rosasa.

A Rosa de Pedra é uma suculenta para quem deseja dar um toque discreto à decoração da casa, podendo ser cultivada em varandas ou próximo às janelas.

Com um tamanho que pode variar de 5 a 20cm, suas principais características são: a coloração esbranquiçada das folhas e o formando semelhante a uma rosa.

6. Rosinha-de-Sol

Rosinha-de-sol
A rosinha-de-sol cria um lindo contraste na decoração de qualquer ambiente

Um tipo de suculenta cheia de charme e cor é a Rosinha-de-Sol. Por se tratar de uma planta compacta, pode ser cultivada em vasos no chão ou pendentes.

Para conseguir um efeito mais vivo de suas flores roxas ou rosas, o recomendado é deixá-la em um local com exposição direta ao sol. Porém, protegida das correntes de vento.

7. Orelha de Shrek

close flores da orelha de shrek
Bordas vermelhas são a principal característica da suculenta

Como o próprio nome diz, a Orelha de Shrek é um tipo de suculenta que tem um formato semelhante às orelhas do personagem animado.

Além do formato, essa plantinha chama a atenção pelos detalhes vermelhos na ponta das folhas. Isso sem falar nas lindas flores nas cores rosa ou branco.

8. Estrelinha Gorda

vaso com suculenta estrelinha-gorda
A estrelinha-gorda é uma suculenta é um espécie compacta que combina com qualquer ambien

A Estrelinha Gorda é uma espécie de suculenta de sol pleno. Ela recebeu esse nome devido à combinação de suas flores amarelas em formato de estrela.

Uma das vantagens em cuidar dessa suculenta em casa é a praticidade. Pois, só é necessário regá-la de uma a duas vezes por mês.

9. Dedo-de-Moça

Dedo de moça
A Dedo-de-moça é uma suculenta pendente para ambientes internos

A planta Dedo de Moça é uma suculenta do tipo pendente e de sombra. Por isso, é perfeita para dar mais cor à decoração de ambientes internos.

Entretanto, quem deseja tê-la em casa, precisa de bastante espaço. Já que, no auge de sua floração, a planta pode medir até 1,2m de comprimento.

10. Babosa

Como plantar babosa: dicas para cultivar no vaso e no chão
A Babosa é famosa por suas propriedades medicinais

Uma alternativa em suculenta de sombra é a Babosa. Também conhecida pelo nome de Aloe Vera, é considerada uma das plantas medicinais mais utilizadas no mundo.

Ter uma espécie de suculenta como a Babosa é simples. O apaixonado por jardinagem precisará apenas encontrar um espaço à meia-sombra e fazer a rega semanal.

11. Colar de Pérolas

planta em forma de cascata de pérola
A colar de pérolas é uma suculenta pendente usada em decoração

Para finalizar os tipos de suculentas para ter em casa, temos a Colar de Pérolas. Ela tem esse nome devido à combinação de seus ramos de folhas, semelhantes a um colar.

Esta suculenta é indicada para quem gosta de deixar o ambiente perfumado. Pois, durante a primavera, exala um doce aroma de canela. O ideal é cultivá-la à meia sombra.

Como usar suculentas na decoração

Após conhecer os principais tipos de suculentas para ter em casa, que tal algumas sugestões para usar essa planta delicada na decoração? Confira!

Crie terrários com suculentas

terrario com suculentas coloridas
Criar terrarios com suculentas é um jeito simples de decorar a casa

Uma boa maneira de ter diversas espécies de suculentas na decoração da casa é por meio de terrários.

Em um aquário ou vaso, é possível combinar cascalhos coloridos, pedras e mais de um tipo de suculentas. Só é preciso ter atenção para escolher espécies que tenham o mesmo volume de rega. Versátil, o terrário pode compor a decoração em vários tipos de ambientes.

Arranjos com tipos de suculentas

vaso com suculentas coloridas
Criar arranjos com suculentas coloridas dá mais vida à qualquer decoração

Criar arranjos com diversos tipos de suculentas é uma tendência quando falamos em decoração.

Escolha vasos de cerâmica ou potes de vidro para criar um arranjo bem colorido. Além da criatividade, é importante combinar plantas do mesmo ambiente.

Por exemplo, mesclar suculentas de sombra com espécies de sol pleno não é recomendado. Pois, você acabará prejudicando o desenvolvimento de uma delas.

Paredes verdes com suculentas

parede verde com suculentas
Paredes verdes são ótimas opções para decorar ambientes externos

Esta sugestão é perfeita para quem é apaixonado por espécies de suculentas pendentes. Com pallets, estantes ou vasos fixados na parede, é possível criar uma linda parede verde em casa.

Como cuidar de suculentas em casa

Cultivar e cuidar de suculentas em casa é uma tarefa simples, inclusive para quem está começando no hobby da jardinagem. Confira algumas dicas.

Qual o melhor lugar para cultivar suculentas?

Para escolher o melhor lugar para cultivar a sua suculenta, é importante saber qual é a característica da planta que você deseja comprar.

Lembre-se! Há espécies de suculentas que precisam de sol pleno para se desenvolverem. E outras que preferem sombra total ou meia-sombra.

A escolha do substrato para a planta

Independente do tipo de suculenta que você planeja ter em casa, todas precisam de um substrato rico em matéria orgânica e drenável.

Assim, você oferece todos os nutrientes que ela precisa e, ao mesmo tempo, evita que o acúmulo de água das regas ou da chuva apodreça as raízes.

Atenção à rega da suculenta

A rega da suculenta é bastante tranquila. O recomendado é fazer a irrigação do solo apenas quando ele estiver completamente seco.

Além disso, é preciso cuidado para não encharcar o substrato. O excesso de água favorece o aparecimento de pragas e o apodrecimento das raízes.

Preciso adubar minha suculenta?

Sim! Por serem plantas perenes, as suculentas precisam da reposição de nutrientes do solo de tempos em tempos.

Nestes casos, vale entender qual é a periodicidade de fertilização recomendada para o seu tipo de suculenta, já que esse período pode variar. Se possível aposte em adubos orgânicos.  

Agora que você já conhece 11 tipos de suculentas para ter em casa e dicas de cultivo, conte para gente: qual espécie de suculenta terá um lugar especial na sua sala? 

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rosangela Santiago disse:

    Sou a paixonada pro flor de todo o tipo

Deixe o seu comentário

Flor para presente A flor de cada signo Flores de agosto para decorar a casa! Hortoterapia 9 Flores para plantar na primavera
Flor para presente A flor de cada signo Flores de agosto para decorar a casa! Hortoterapia 9 Flores para plantar na primavera
Flor para presente A flor de cada signo Flores de agosto para decorar a casa! Hortoterapia 9 Flores para plantar na primavera