Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como cultivar a planta jade e seus benefícios

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta jade
A planta jade é muito versátil e pode ser usada como decoração em vários espaços.

Felicidade, amizade e fortuna. São essas conquistas que os orientais acreditam que a planta jade promove para qualquer ambiente. Indicada para os jardineiros iniciantes, essa espécie demanda poucos cuidados e é uma ótima opção para decoração. A seguir, confira dicas que farão toda diferença para o cultivo da também conhecida como árvore da amizade. 

Características da planta jade

De origem africana, a suculenta jade (Crassula Ovata) é uma espécie que tem como principais características as suas folhas carnudas, arredondadas e a capacidade de adaptar-se ao sol direto ou à meia-sombra.

Da família Crassulaceae, essa planta pode ser cultivada em jardins, quintais e varandas ou até em espaços internos bem iluminados. Por sua capacidade de reter água e ser resistente, é uma espécie que necessita de pouca rega e adubação, até por isso, é uma excelente alternativa para os jardineiros de primeira viagem. 

Planta Jade – Ficha Técnica

Espécie: Crassula ovata
Nome Comum: Planta-jade, Árvore-da-amizade, Árvore-do-dinheiro, Planta-da-sorte;
Família: Crassulaceae
Categoria: Suculentas, Folhagens
Ordem: Saxifragales
Distribuição Geral: África (entre Moçambique e África do Sul);
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia-sombra, Sol Pleno

Curiosidades sobre a Planta Jade

planta jade em vaso
Você já ouviu falar sobre a planta Jade?
  1. Você sabia que muitas pessoas colocam a planta jade na entrada das casas com o objetivo de manter um fluxo de boas energias? 
  1. Essa espécie de suculenta é venenosa, com alta toxicidade. Portanto, para quem for cultivar em casa, deixe fora do alcance de animais domésticos e crianças.
  2. Por ser uma planta de meia-sombra, a Jade precisa receber diariamente pelo menos três horas de sol. 
  1. Uma ótima ideia de decoração com a planta Jade é adicioná-la em espaços internos, no estilo urban-jungle.
  2. A espécie é totalmente adaptada ao clima do Brasil, sendo cultivada em diversas regiões do país. Porém, vale ressaltar que esta planta não é fã de geadas.

Pronto! Agora você conhece mais sobre as características e algumas curiosidades da planta Jade. Agora, que tal conversarmos um pouco sobre como cultivá-las? Vamos nessa!

Como cuidar da planta jade?

planta jade
Felicidade, amizade e fortuna. São essas conquistas que os orientais acreditam serem trazidas pela planta jade.

Luminosidade 

Quando for plantar a Jade leve em consideração que ela precisa receber diariamente sol direto, durante horas. Se por acaso você for cultivá-la na sua casa ou apartamento, a boa notícia é que a espécie é adaptável a ambientes de meia-sombra, ou seja, iluminados, mas sem luz solar direta. 

Então, lembre-se: nesta etapa, o mais importante é garantir que o espaço de cultivo ofereça uma boa luminosidade e tenha uma boa circulação de ar. Dessa maneira, a planta vai crescer forte e saudável.

Rega

De modo geral, a suculenta é uma espécie que não requer um cronograma rígido de rega, pelo contrário, a planta consegue ficar um bom período sem receber água, já que tanto as suas folhas, como o caule tem a capacidade de armazenar o líquido.

Portanto, o mais indicado é que a rega seja feita apenas uma vez por semana. Porém, muita atenção com as condições do ambiente. Por exemplo, a maneira que a planta está exposta ao sol, consequentemente, o solo seca mais rápido. Sendo assim, o fluxo de rega precisa ser maior.

Se achar que ficou complexo, tenho uma outra dica: quando a planta sente a falta de água, ela começará  a dar sinais bastante evidentes, como: ter uma aparência murcha e com as folhas enrugadas. Esse é um sinal claro de que ela precisa de rega. 

Mesmo com essas orientações, o excesso de umidade é o maior problema para esta espécie. Então, quando for regar muito cuidado para não exagerar, o excesso de água pode causar fungos.

Mudas

O modo mais fácil para fazer mudas de Jade é por meio de estacas. E o processo é bem simples: com cuidado, corte pequenos ramos da planta. Posteriormente, basta plantá-la em um novo recipiente com um substrato bem drenado.

Após alguns dias, realize a primeira rega. Depois disso, basta continuar o processo uma vez por semana. Um ponto de atenção sobre a mudança de local é: se a Jade estiver instalada em vaso, procure transportá-la para outros recipientes maiores para acompanhar o crescimento da planta. 

Adubo

planta jade em casa
Para plantar a Jade em casa alguns cuidados como a luminosidade e adubo são indispensáveis.

Utilizar adubo a cada dois ou três meses só potencializa a resistência e beleza da planta. Faça a adubação na época da floração, que acontece do inverno à primavera, quando começam a aparecer as belas flores brancas e miúdas. Adubos: é indicado que a adubação seja realizada cerca de duas vezes por ano. Mas sem exageros, já que a planta cresce melhor em solos mais arenosos. 

É importante saber que a floração da Jade só acontece na fase adulta da planta e quando está exposta ao sol. É mais comum que isso ocorra em períodos de temperaturas mais amenas, como no outono.

Poda

É importante fazer podas da planta para limpeza. Ou seja, remova apenas os galhos secos e folhas amareladas do vaso.

Onde cultivar a planta Jade?

Como visto, a planta Jade é super versátil e, por isso,  é vista como uma grande aliada dos decoradores e designers de ambientes. Elas podem decorar salas, cozinhas, escritórios e até quartos, contanto que o espaço receba luz solar diariamente..

Além disso, segundo o Feng Shui, por trazer boas vibrações, a planta Jade deve estar na entrada das casas e escritórios. Ainda segundo a tradição, quando elas estão nos cantos sudoestes das salas, fortalecem a energia da casa e o fluxo de dinheiro. Muito bom, né?

A combinação com outras plantas também é uma boa opção, já que vão decorar ainda mais os ambientes. Porém, ela não deve estar nos mesmos vasos, principalmente com os cactos, uma vez que os espinhos podem machucá-la.

Outra vantagem que o cultivo dessa planta oferece é a  resistência contra rajadas de vento. Isso faz com elas sejam ótimas opções para varandas e sacadas. Vale usar a criatividade e montar ornamentações com cachepôs e pedras coloridas e outros itens de decoração, que ajudam a destacar ainda mais a beleza da planta. 

como cultivar a planta jade

Viu como a Jade é uma planta suculenta versátil e fácil de cuidar? Agora é só seguir as nossas dicas para ter uma espécie bonita e resistente na decoração da sua casa ou jardim. Não deixe de cuidar da plantinha com equipamentos adequados de jardinagem, esse é o melhor jeito dela se manter viva e saudável por muito tempo. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Guiomar disse:

    Ģostei da jade.
    Quantos metros cresce em vaso?

Deixe o seu comentário