Saiba como cultivar a planta jade e seus benefícios

Compartilhar:


planta jade
A planta jade é muito versátil e pode ser usada como decoração em vários espaços.

Felicidade, amizade e fortuna. São essas conquistas que os orientais acreditam que planta jade traz. De nome científico Crássula Ovata, essa planta é um tipo de suculenta e também chamada como árvore da fortuna ou árvore da felicidade. Elas tem origem na África do Sul e Moçambique e possui folhas bem carnudas e arredondadas, sempre na cor verde, assim como a pedra jade. Por isso o nome. 

Características da planta jade

Embora seja bastante resistente, a planta jade precisa de alguns cuidados para ela crescer e siga linda durante muitos anos. Por isso, veja algumas características da planta para garantir um espaço especial para ela.

  • Podem ficar em áreas internas e externas;
  • Adoram a luz do sol;
  • Não gostam de solo encharcado;
  • A falta de água pode causar o ressecamento e a queda das folhas;
  • A primavera e o verão sãos os melhores períodos para a fertilização;
  • Os meses do inverno são os momentos mais felizes da planta, quando elas florescem;
  • Elas são super fáceis de cuidar e podem alcançar até 50 anos de existência.

Onde cultiva-las?

planta jade
Felicidade, amizade e fortuna. São essas conquistas que os orientais acreditam serem trazidas pela planta jade.

Como visto, a planta jade é super versátil e, por isso, ela é vista como uma grande aliada dos decoradores e design de ambientes. Elas podem decorar salas, cozinhas, escritórios e até quartos, contanto que o espaço seja visitado diariamente pela luz solar.

Além disso, segundo a cultura do Feng Shui, por trazer boas vibrações, a planta jade deve estar na entrada das casas e em escritórios. Ainda segundo a tradição, quando elas estão nos cantos sudoestes das salas, elas fortalecem a energia da casa e o fluxo de dinheiro. Muito bom, né?

A combinação com outras plantas também pode ser uma boa opção, já que podem decorar ainda mais os ambientes. Porém, elas não podem estar nos mesmos vasos, principalmente com os cactos, uma vez que os espinhos podem machucá-la.

Outra vantagem que o cultivo dessa planta oferece é a sua resistência contra rajadas de vento. Isso faz com elas sejam ótimas opções para varadas e sacadas. Vale usar a criatividade e montar ornamentações com cachepôs e pedras coloridas e outros itens de decoração, que ajudam a destacar ainda mais a beleza da planta. 

Como cuidar?

Separamos alguns cuidados quem podem ser necessários durante o crescimento da planta, veja:

  • Limpeza: faça podas voltadas para limpeza, removendo os falhos secos e folhas amareladas do vaso;
  • Mudança de locais: se a planta jade estiver instalada em vasos, procure transportá-las para outros recipientes maiores conforme a planta for crescendo;
  • Adubos: é indicado que a adubação seja realizada cerca de duas vezes por ano, mas sem exageros, já que a planta cresce melhor em solos mais arenosos. 
  • Flores: é importante saber que a floração da jade só acontece na fase adulta da planta quando as plantas estão expostas ao sol. É mais comum que isso ocorra em períodos de temperaturas mais amenas, como no outono. 

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Veneno para formiga
Aranha de jardim: venenosa ou inofensiva?
Como cuidar de orquídea?
Quais são os tipos de orquídeas?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário