Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Boca-de-leão: saiba como cultivar essa flor da primavera

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
boca-de-leao-colorido
Boca-de-leão é uma flor delicada e colorida

A boca-de-leão é uma flor característica da primavera, ideal para cultivo e decoração de ambientes externos. Conheça tudo sobre ela e a melhor maneira de cultivar, cuidar e decorar a sua casa. Venha com a gente!

Boca-de-leão: origem e características

A flor boca-de-leão, conhecida pelo nome científico de Antirrhinum majus, é uma espécie originária do continente europeu, mais precisamente da região mediterrânea. Até por isso, ela se caracteriza por ser uma flor de clima tropical e subtropical, sendo ideal para cultivo nas regiões de clima quente de nosso país.

No auge de sua floração, a boca-de-leão pode atingir até 1 metro de altura e apresentar pétalas nas cores laranja, branco, amarelo, vermelho, rosa e roxa. O seu nome se deve ao formato de suas flores, muito semelhante à mandíbula do felino rei da selva.

Qual o significado da flor boca-de-leão?

Além da beleza das flores e o formato de suas pétalas, a boca-de-leão é uma flor que carrega uma série de significados. Seja cultivada em vasos, jardineiras, jardins ou como flor de corte, ela simboliza proteção, resistência e sentimentos puros como esperança, renovação, amizade, carinho e lealdade. O que a torna uma ótima opção de presente.

Uso terapêutico da boca-de-leão

Você sabia que, além do uso ornamental para decoração, a boca-de-leão é uma flor com propriedades terapêuticas? É isso mesmo! O chá produzido a partir de suas flores é indicado para estimular o apetite e o tratamento do mal-estar nos sistemas urinário e digestivo. Porém, consulte sempre um médico antes de iniciar qualquer terapia.

Boca-de-leão: como cultivar e cuidar em casa!

jardim com boca-de-leao colorido
Se bem cultivada, a flor garante mais cor ao jardim

Agora que você já conhece as características, simbolismo e propriedades terapêuticas da boca-de-leão, que tal aprender como cultivar e cuidar dela em casa? Basta seguir nossas dicas para criar uma linda e colorida decoração em qualquer ambiente. Confira!

Qual o melhor lugar para plantar boca-de-leão?

Por se tratar de uma flor tropical, a boca-de-leão é uma flor que deve ser cultivada em locais com exposição plena ao sol ou, no máximo, à meia-sombra. Em virtude disso, você pode plantá-la em vasos e jardineiras ou diretamente no jardim de sua casa.

Para o cultivo em jardim, o apaixonado por jardinagem precisa tomar alguns cuidados. A cova que vai receber as sementes da flor deve ter, aproximadamente 0,5cm de profundidade. Além disso, é necessário respeitar uma distância de 15 a 30cm entre cada uma das mudas para que a flor possa se desenvolver com saúde.

Qual o solo mais indicado para a flor?

A melhor maneira de garantir o florescimento da boca-de-leão é investir em um substrato rico em matéria orgânica como, por exemplo, húmus de minhoca. Outra dica importante é optar por produtos com calcário ou brita, já que eles facilitam o escoamento da água proveniente da rega ou das chuvas.

Quando fazer a rega da boca-de-leão?

A rega é uma parte essencial para a manutenção adequada da boca-de-leão. Por ser uma espécie de clima tropical é recomendado nunca deixar o solo encharcado para evitar o apodrecimento das raízes e o surgimento de pragas. Por isso, faça a rega da sua flor apenas quando perceber que o substrato está seco.

É necessário fazer a adubação do solo?

Sim, por se tratar de uma flor perene, onde a floração dura o ano todo, é necessário fazer reposição dos nutrientes do solo de tempos em tempos. Para garantir o pleno desenvolvimento da flor, use adubo orgânico com um intervalo de pelo menos 30 dias, entre cada aplicação.

Devo podar a boca-de-leão?

Fazer a poda higiênica da boca-de-leão é extremamente recomendado para evitar desperdício de nutrientes e garantir uma floração completa. Com uma tesoura de jardinagem adequada e higienizada, remova flores mortas, galhos e folhas secas. Isso manterá o seu jardim sempre belo e colorido.

Gostou de conhecer mais sobre a flor boca-de-leão e o seu uso na decoração de ambientes internos ou externos? Então, conte para gente: essa flor colorida e delicada tem espaço na sua casa? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Cláudio dos Santos disse:

    Maravilhoso gostei

  2. Marlene Ramos disse:

    Amo plantas e suas dicas são ótimas, estou aprendendo muito sobre como cuidar de minhas plantas.obrigada

Deixe o seu comentário