Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Horta em casa: dicas para começar a cultivar hoje mesmo!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso de horta caseira
Horta em casa é uma maneira de ter um tempero saudável sempre à mão

Ter uma horta em casa, além de ser um hobby relaxante, oferece a oportunidade do apaixonado por jardinagem ter à mesa frutas, temperos e hortaliças frescas e saudáveis. Venha com a gente e aprenda tudo que é necessário para ter uma deliciosa hortinha em casa.  

Plantar horta em casa: por onde começar?

Ter uma horta em casa bem-sucedida começa pela escolha da planta mais adequada ao espaço que você tem disponível para o cultivo. É muito importante estar atento a questões como tolerância à luz do sol, irrigação, entre outras. Pois cada espécie tem suas próprias características. Confira algumas sugestões para a sua horta em casa.

Tomilho

tigela com tomilho
O tomilho é um tempero versátil e fácil de cultivar.

O tomilho é uma planta perene muito usada na culinária como tempero. Seu aroma sutil combina com carnes, marinados, omeletes e feijão. Para quem deseja criar uma horta caseira com ela, o indicado é deixar o vaso em local aberto com incidência direta da luz do sol.

Coentro

folhas de coentro
O coentro é um tempo que divide opiniões.

O coentro é outro tipo de tempero muito fácil de plantar e cultivar em casa. Uma de suas vantagens é que ele pode ser plantado tanto no jardim quanto em pequenas hortas de varanda. Para obter o resultado desejado, as dicas são: manter o solo úmido e deixar a planta exposta à iluminação natural.

Cebolinha

cebolinha no vaso
A horta com cebolinha pode ficar exposta ao sol

A cebolinha é uma erva famosa por dar um gosto diferente a pratos como sopas, refogados, saladas e muitos outros. O seu cultivo não precisa de muito espaço, porém é importante garantir que ela receba a luz direta do sol na maior parte do dia, além do cuidado para não deixar o solo encharcado.

Manjericão

folha de manjerição
O manjericão pode ser usado para sucos, chás e temperos

O manjericão é uma das plantas mais versáteis que existem, já que pode ser usada na produção de sucos, chás e temperar uma grande variedade de alimentos. Para que ela cresça saudável, o seu plantio é recomendado nas estações mais quentes do ano, pois ela não se dá bem com temperaturas muito baixas.

Salsa

coelho pode comer salsinha
A salsa pode ser plantada em mini hortas e horas verticais

Uma planta que está presente nas mais variadas receitas é a salsa. Ela funciona tanto como horta externa em casa quanto interna, ideal para quem tem pouco espaço à disposição. O plantio pode ser feito em jardins, vasos, jardineiras ou um recipiente improvisado como uma garrafa pet.

Pimenta

pimenta malagueta
A pimenta é um tempero bastante popular no Brasil

A pimenta é um dos temperos mais fáceis de cultivar em casa. Hoje é possível encontrar mais de 25 tipos de pimenta no Brasil que podem ser plantadas tanto em jardineiras na varanda quanto em singelos vasinhos na cozinha. 

Alecrim

O alecrim é um bom exemplo que planta que pode ser cultivada dentro de casa

O alecrim é uma planta usada no tempero de pratos e produção de chás devido ao seu aroma suave. Seja a sua horta em casa interna ou externa, o ideal é garantir que ela receba a luz do sol por, pelo menos, 3 horas por dia. É importante também manter o substrato úmido para que as raízes possam absorver os nutrientes.

Como cultivar horta em casa?

menino colocando semente na horta
Cultivar uma horta em casa requer alguns cuidados

Agora que você já conhece algumas opções de ervas e plantas que são ótimas para cultivar em sua horta em casa, que tal um passo a passo completo sobre como fazer? Então, prepare-se e acompanhe as dicas a seguir.

Escolha o lugar adequado para a horta

Após decidir qual tipo de erva, planta ou hortaliça você vai cultivar em casa, o passo seguinte é decidir em qual lugar da casa o vaso ou jardineira irá ficar. De maneira geral, o recomendado é encontrar um local que permita a exposição direta à luz solar de 2 a 4 horas por dia. Nesse caso, horta na varanda ou mini horta em casa são boas opções, pois é fácil encontrar um lugar para elas.

Qual o melhor vaso para horta em casa?

O melhor vaso para quem deseja cuidar de plantas e hortaliças em casa é aquele com furos  para facilitar a drenagem. Para quem for criar horta vertical na varanda, o ideal são vasos menores para evitar que o excesso de peso acabe estragando o cantinho verde e saudável da sua casa.

Solo fértil e drenável

Assim como o cultivo de flores e plantas, criar uma horta em casa requer uma atenção especial à qualidade da terra. O recomendado é oferecer à sua planta um substrato rico em vitaminas, minerais e matéria orgânica. E lembre-se, que é indispensável garantir que a drenagem seja realizada, para favorecer o escoamento da água da rega e não prejudicar a saúde da plantinha. 

Cuidados com a rega da sua horta

A questão da rega da horta dentro de casa ou fora é um ponto que precisa de um olhar cuidadoso do apaixonado por jardinagem. Ao mesmo tempo que é preciso deixar a terra úmida, é necessário cuidado para que ela não fique encharcada e acabe apodrecendo as raízes.

Preciso adubar a minha horta em casa simples

O cultivo de qualquer planta ou hortaliça perene requer a fertilização periódica do solo para repor os nutrientes e manter a sua horta em casa sempre saudável. O recomendado é fazer a adubação da terra com adubo orgânico, sempre seguindo as orientações do fabricante que estão na embalagem.

Quando realizar a poda da minha horta?

A poda das plantas da sua horta em casa deve ser feita sempre que surgirem folhas ressacas, queimadas ou mortas. Também é recomendado aparar folhas em caso de crescimento de uma hortaliça e a planta esteja atrapalhando o desenvolvimento de outra.

Quando realizar a colheita da minha horta em casa?

A colheita das hortaliças e temperos para uso na culinária varia de acordo com o tipo de planta que você deseja cultivar.  De maneira geral, ela pode ser feita por volta dos 3 ou 4 meses após o plantio. Uma exceção, por exemplo, é o tomilho, que pode ser extraído a partir do momento em que o caule chegue a 15 cm de altura.

Na dúvida, é válido consultar um guia de jardinagem para encontrar o tempo correto de cultivo da planta que você deseja plantar em sua horta. 

Os melhores exemplos de horta em casa

mini horta dentro de casa
horta vertical
mini horta na varanda
vasos com plantas na varanda
mini horta dentro de casa
Próximo à janela é ideal para ter uma horta em casa
horta vertical
Use vasos pequenos e otimize o espaço da sua horta em casa
mini horta na varanda
Mesmo que tem pouco espaço em casa pode criar uma horta vertical
vasos com plantas na varanda
Para que tem mais espaço, vasos na varanda é uma alternativa

Agora que você já sabe o que é necessário para criar uma horta em casa, conte para gente? Qual é o tempero escolhido para dar um gostinho especial à refeição de toda a família? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Denise Britto disse:

    Me ajudou muito.
    Matéria maravilhosa.
    Muito obrigada 🙏

Deixe o seu comentário